A Internacionalização da

Universidade Cruzeiro do Sul

Ao considerar o crescente processo de internacionalização em todas as áreas do conhecimento científico, a estabilidade econômica conquistada pelo Brasil nos últimos anos, a necessidade de experiência internacional para professores e alunos, além da criação do Programa “Ciência sem Fronteiras” por parte do governo federal, que inclui bolsas de estudo para alunos de graduação e pós graduação em instituições estrangeiras, a Universidade Cruzeiro do Sul criou em 2012 a Assessoria de Relações Acadêmicas Internacionais – ARAI.

A ARAI da Universidade Cruzeiro do Sul tem como principais objetivos:

• Assessorar a Reitoria e a comunidade acadêmica no desenvolvimento e na implantação da cooperação internacional na Universidade Cruzeiro do Sul;
  • Consolidar uma cultura internacionalista na Universidade Cruzeiro do Sul, como estratégia de desenvolvimento institucional e de qualificação crescente das atividades acadêmicas.
  • Realizar a recepção de estudantes, docentes e visitantes estrangeiros;
  • Consolidar o processo de internacionalização acadêmica da Universidade, viabilizar a inserção da Universidade em programas de intercâmbio internacional e desenvolver parcerias acadêmicas que incluam bolsas de estudos, cursos, estágios, congressos, seminários, e programas de cooperação internacional.
  • Apoiar as iniciativas acadêmicas da comunidade universitária que envolvam a internacionalização da Universidade em vários níveis;
  • Realizar contatos com instituições estrangeiras, agências e representantes diplomáticos;
  • Promover palestras e reuniões de esclarecimentos para os diferentes cursos de graduação da Universidade com o intuito de divulgar o Programa Ciência sem Fronteiras e outros convênios e projetos de internacionalização que envolvam a Universidade.
  • Responsabilizar-se pelo Programa Ciência sem Fronteiras, instituído pelo governo federal.
  • Propor, em conjunto com as coordenações de graduação e pós-graduação, atividades acadêmicas internacionais presenciais ou a distância que ampliem os diferenciais acadêmicos oferecidos pela Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Elaborar projetos específicos para o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores.
  • Identificar novas áreas nascentes de ensino e pesquisa no exterior que signifiquem oportunidades concretas para o lançamento e atualização dos cursos de graduação e programas de pós-graduação e pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul.

A ARAI está aberta a divulgação de qualquer evento, informação ou atividade relacionada com a cooperação internacional. Solicitamos às Unidades Acadêmicas que informem previamente os eventos, atividades, contatos e convites relacionados à cooperação internacional.

A Coordenação da ARAI está a cargo do Prof. Dr. Flávio Mesquita Saraiva. A Assessoria também conta com o apoio do funcionário André Valva .

Os contatos com a Assessoria também podem ser feitos através do telefone 2037-5780  ou do email arai@cruzeirodosul.edu.br