Home > Espaço do Aluno > Manual do Aluno

Manual do Aluno 2013

PDF


Aqui você encontrará informações úteis para sua vida acadêmica, como procedimentos internos, uso da Biblioteca, sobre o Campus Virtual e calendário 2013.

Bom semestre letivo!

Sua identificação

RGM
O Registro Geral de Matrícula - RGM é o número que você recebe no ato de sua matrícula e que o acompanha até o final do curso. Esta identificação deve ser mencionada em todos os procedimentos acadêmicos.

Senha para consulta
Junto com seu RGM, você recebe uma senha (impressa no rodapé do requerimento de matrícula) que permite o acesso as informações acadêmicas, financeiras e ao sistema Blackboard, além das informações sobre o acervo da biblioteca via internet, celular ou terminais de consulta.

Consulta e/ou alteração de senha de acesso
Imprescindível a apresentação do documento de identidade. A alteração também pode ser realizada via site, na Área do Aluno nunca por telefone e nem por e-mail.
Onde: CAA presencial
Quando: em qualquer época do ano
Taxa: isento
Prazo: no ato da solicitação

Carteira do estudante (CARTÃO DE ACESSO)
Além de cumprir a função de Identidade estudantil, a Carteira do Estudante Universidade Cruzeiro do Sul incorpora a função de cartão de acesso, que possibilita o controle de entrada e saída dos campi da Universidade. O cartão é pessoal e intransferível, seu uso indevido implicará sanções disciplinares previstas no Regimento Geral da Universidade. Quem não estiver de posse do cartão deverá se dirigir aos seguintes locais:

  • campus Anália Franco - portaria principal
  • campus Liberdade - portaria principal
  • campus Pinheiros - portaria principal
  • campus São Miguel - portaria B (praça)

Em caso de perda, deverá ser providenciada segunda via, que será cobrada (vide 2ª via da Carteira do estudante)
O sistema faz o controle de dupla entrada, bloqueando a entrada de duas pessoas com o mesmo cartão.
O cartão não deve ser:

  • dobrado;
  • perfurado;
  • submetido a temperaturas maiores de 50º C;
  • deixado no interior de veículos que estejam sob o sol;
  • limpo com produtos abrasivos (álcool, removedores etc.), pois poderá danificar as informações impressas.

Observação: o cartão não desmagnetiza, pois não opera por meios magnéticos.

Fechar

2ª via da carteira do estudante (Cartão De Acesso)

(solicitação deve ser feita pessoalmente em todas as situações) se desejar apresentar boletim de ocorrência para análise de isenção de taxa de emissão, é necessário fazer a solicitação pessoalmente, para entrega de cópia e apresentação do original do bo. Onde: CAA presencial (é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples). Quando: Assim que sua carteira for extraviada, perdida ou roubada Taxa: Cobrada Prazo de confecção: Até 30 dias úteis

Atualização dos dados cadastrais: nome, endereço, estado civil e e-mail
Imprescindível para recebimento do boleto e de outros informativos da Universidade. Veja os documentos necessários conforme dado a ser atualizado:

  • nome - certidão de nascimento, casamento e/ou averbação
  • endereço - comprovante de residência atualizado com CEP (60 dias)
  • estado civil - certidão de casamento e/ou averbação
  • e-mail - não há documento exigido

Onde: CAA presencial (É imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples. Exceto mudança de endereço eletrônico e telefone)
Quando: em qualquer época do ano
Taxa: isento
Prazo: no ato da solicitação

Fechar

Matrícula

A matrícula é seu vínculo com a Universidade Cruzeiro do Sul, que gera direitos e deveres recíprocos entre você e a Instituição. A renovação da matrícula (rematrícula) deve ser efetivada ao final de cada semestre, conforme calendário acadêmico.

Sistema de matrícula
Os veteranos que estiverem com as situações acadêmica e financeira regularizadas deverão:
acessar www.cruzeirodosul.edu.br > Área do Aluno (canto superior esquerdo) > selecionar seu campus, digitar seu RGM e senha e seguir as instruções;
quitar o boleto enviado para sua residência ou imprimi-lo via portal da Universidade ou retirá-lo na Tesouraria ou na CAA;
caso seja menor de 18 anos, o Termo de Responsabilidade Financeira, disponível no programa de matrícula, deverá ser impresso, assinado pelo responsável legal e entregue na CAA, juntamente com 01 cópia do RG, CPF e comprovante de endereço com CEP.

Os ingressantes a partir do 1º sem/09 dos cursos de Licenciaturas e Bacharelados terão alterações nos procedimentos de matrícula. Caso tenham dependências ou adaptações terão de incluí-las na matrícula, encaixando-as no horário regular ou fora dele. Mais informações e orientações no Regulamento de Matrícula, disponível na Área do Aluno em www.cruzeirodosul.edu.br.

Onde: www.cruzeirodosul.edu.br > Área do Aluno.
Quando: previsto no Calendário Acadêmico 2013.

Matrícula para graduado
Esta modalidade de matrícula é específica para portadores de diploma de curso superior que desejem cursar outra graduação. Sua efetivação depende da análise curricular, cabendo ao interessado:
acessar www.cruzeirodosul.edu.br > Vestibular 2013 > Transferência
preencher os dados solicitados;
apresentar, na CAA, os originais de histórico escolar e programa de disciplinas, bem como cópias frente e verso do diploma da graduação para alunos graduados em outras Instituições. A apresentação desta documentação é imprescindível para a análise curricular, de que dependerá a matrícula.
Ainda, a matrícula será concedida apenas mediante existência de vaga para o curso pretendido.

Onde: www.cruzeirodosul.edu.br; em seguida, CAA presencial.
Quando: para o 1° semestre/ 2013, a partir de 01/12/2012; para o 2° semestre/ 2013, a partir de 01/06/2013.
Taxa: isento.
Prazo: 12 dias úteis após a entrega dos documentos na CAA, desde que não ocorra durante o período de férias dos Coordenadores de Cursos.

Cancelamento de matrícula
Ao cancelar a matrícula, você perde o vínculo com a Instituição. É imprescindível a apresentação do documento de identidade original, se menor de 18 anos, o responsável financeiro deve comparecer juntamente com o aluno para efetuar o cancelamento.
Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração registrada em cartório ou lavrada em cartório ou com firma reconhecida.

Atenção: caso o cancelamento seja solicitado após o 7º dia útil, deverá ser paga a parcela referente ao mês no qual o pedido está sendo feito.
Onde: CAA (presencial)
Quando: em qualquer época do ano
Taxa: isento
Prazo: imediato

Reativação de matrícula
A reativação só poderá ser feita até 30 dias corridos após a solicitação.
Se o trancamento e/ou cancelamento tiver acontecido no período de provas regimentais, posteriormente, deverá ser solicitada e paga 2ª chamada de prova. As faltas do período serão computadas.

Onde: CAA, presencial (É imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples).
Quando: pode ser solicitado a qualquer época do ano, contudo, até 30 dias após o pedido de trancamento ou cancelamento.
Taxa: isento
Prazo: 05 dias úteis

Covalidação do vestibular/ Prazo de integralização
Situações em que serão analisadas pela Secretaria de Controle e Registros Acadêmicos (SCRA), somente após entrada de requerimento próprio do aluno via processo de Reativação de Vínculo ou Levantamento de Vida Acadêmica/Conhecimento do aluno protocolados pessoalmente na CAA.

Fechar

Trancamentos

Interrupção temporariamente dos estudos, entretanto para retornar a vida acadêmica, o aluno deverá se submeter a análise de reativação de vínculo e, podendo ser exigido, novo processo seletivo (Regimento Geral da Universidade Cruzeiro do Sul, artigo 61, alterado em 24 de junho de 2009).

Trancamento de matrícula
A solicitação feita até o 7º dia útil dispensa do pagamento da parcela do mês, sendo devidas as anteriores.
Se feita após o 7º dia útil, deverá ser paga a parcela referente ao mês no qual o pedido está sendo feito.
É imprescindível a apresentação do documento de identidade original, se menor de 18 anos o responsável financeiro deve comparecer juntamente com o aluno para efetuar o trancamento. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração registrada em cartório ou lavrada em cartório ou com firma reconhecida.

Onde: CAA (presencial)
Quando: em qualquer época do ano
Taxa: isento
Prazo: imediato

Trancamento isolado de disciplina
Conforme estabelece o Artigo 61, Parágrafo 3°, do Regimento Geral da UNIVERSIDADE, o TRANCAMENTO DE DISCIPLINA ISOLADA está previsto somente para: • “aulas e/ou atividades ministradas aos sábados; • atividades de estágio que devem ser cumpridas fora do horário regularmente estabelecido e • disciplinas e/ou atividades de estágio que não ocorram simultaneamente”.
O trancamento de matrícula por disciplina será deferido nas seguintes situações, mediante apresentação dos DOCUMENTOS ORIGINAIS correspondentes: • atividades de trabalho, mediante declaração do empregador em papel timbrado, com firma reconhecida e comprovação de que o signatário é representante legal da empresa; • tratamento de saúde contínuo, mediante atestado com Código Internacional de Doença - CID e relatório detalhado de procedimentos; • impedimento por razões de credo, mediante declaração da autoridade competente, com firma reconhecida.
No ato de trancamento, você deverá assinar termo de ciência de que o período de integralização (conclusão) do curso poderá se estender por mais tempo do que o regular.
A solicitação feita até o 7º dia útil dispensa do pagamento da parcela do mês referente a respectiva disciplina, sendo devidas as anteriores.
Se feita após o 7º dia útil, deverá ser paga a parcela referente ao mês no qual o pedido está sendo feito, referente a respectiva disciplina.

Onde: CAA (presencial)
Quando: em qualquer época do ano
Taxa: isento
Prazo: 10 dias úteis

Reativação de vínculo (destrancamento)
Destinado àqueles que desejam retornar a vida acadêmica (solicitaram trancamento de matricula ou deixaram de renová-la) no(s) semestre(s) subsequente(s).
O retorno à vida acadêmica exigirá análise de reativação de vínculo e adaptação ao currículo vigente, conforme Regimento Geral da Universidade Cruzeiro do Sul, art. 61 e 62.
deverá ser solicitada a reativação de vínculo pessoalmente, na CAA., no período estipulado no Calendário Geral Universidade Cruzeiro do Sul.
Será realizada análise de vida acadêmica pelo Coordenador do Curso, adaptando-a à matriz curricular vigente, observando, sempre, o período de integralização do curso.
É necessária, para confirmar a matrícula, a apresentação na CAA de cópia e original de comprovante de residência recente. No caso de alunos menores de 18 anos, o responsável legal deverá assiná-la e trazer também cópias de seus documentos RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA COM CEP.

Onde: CAA ONLINE e CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples.
Quando: somente no semestre correspondente ao do trancamento e para o 1° semestre/ 13, a partir de 01/12/12; para o 2° semestre/13, a partir de 01/06/13.
Taxa: isento Prazo: 11 dias úteis

Fechar

Transferências

1 - Acesse www.cruzeirodosul.edu.br > Vestibular 2013 > Transferência e preencha seu cadastro;

2 - Entregue na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) de um dos campi da Universidade, os seguintes documentos originais

  • Histórico Escolar do curso de graduação;
  • Conteúdos Programáticos das disciplinas cursadas com aprovação e
  • Declaração constando “vínculo acadêmico” ou “aluno regular” ou, ainda, que se encontra “matriculado” na Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, conforme Portaria MEC nº 230, 09/03/07
  • se seu pedido for feito durante o semestre letivo, na sua Declaração deverá constar que você está frequentando as aulas;

3 - Os documentos entregues serão analisados pela Coordenação do seu curso;

4 - Após a resposta de transferência, matricule-se na Universidade acessando www.cruzeirodosul.edu.br > Vestibular 2013 > Transferência

5 - Imprima seu boleto de matrícula;

6 - Se você está matriculado em outra instituição, apresente cópia simples e original do boleto quitado da outra IES na Tesouraria da Universidade, para abater o valor pago da nossa matrícula;

7 - Se você não está matriculado em outra instituição, o boleto deverá ser pago em banco;

8 - Compareça à CAA de um dos campi com o original e cópia simples dos documentos abaixo para assinatura do Requerimento de matrícula:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente e
  • Comprovante de residência, no máximo datado de 60 dias.
  • 02 fotos 3 x 4, recentes.
  • Original do boleto da matrícula quitado

9 - se você for menor de 18 anos, seu pai, mãe ou responsável terá que estar junto para efetivar sua matrícula, apresentando cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência, para assinar o Termo de Responsabilidade Financeira.

Fechar

Faltas e Frequências

Freqüência
É obrigatória a frequência a 75% dos trabalhos acadêmicos efetivos. Logo, será reprovado na disciplina aquele que não cumprir tal frequência mínima às aulas e demais atividades. NÃO HÁ ABONO DE FALTAS. Os percentuais de frequência exigidos dizem respeito a todas as disciplinas dos cursos de graduação, inclusive àquelas cursadas em regime de dependência ou adaptação. No caso das disciplinas cursadas na modalidade online, os alunos devem cumprir um conjunto de atividades postadas no ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard).

Faltas
As faltas são lançadas pelos professores via sistema e disponibilizadas para consulta quando por eles liberadas.
A consulta pode ser feita nos terminais de consultas disponíveis nos pátios, pelo portal www.cruzeirodosul.edu.br ou pelo celular.


Carga Horária Semestral Carga Horária Semestral Máximo de faltas (horas-aula)
20 h/a 01 h/a 05 h/a
40 h/a 02 h/a 10 h/a
60 h/a 03 h/a 15 h/a
80 h/a 04 h/a 20 h/a
100 h/a 05 h/a 25 h/a
120 h/a 06 h/a 30 h/a
160 h/a 08 h/a 40 h/a
260 h/a 13 h/a 65 h/a

Levantamento de faltas
O documento apresentará, por disciplina, os dias nos quais ocorreram as faltas, bem como o total e o limite de faltas por disciplina. O prazo para solicitar este documento é 05 (cinco) dias após a data limite para cadastro no sistema pelo professor.

Onde: CAA presencial (É imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples). e CAA Online (acesso pelo portal www.cruzeirodosul.edu.br)
Quando: datas limites para cadastro:
fevereiro e março - até 16 de abril;
abril e maio - até 12 de junho;
agosto e setembro - até 16 de outubro e
outubro e novembro - até 09 de dezembro.
Taxa: isento
Prazo para retirada: 11 dias úteis.

Revisão de faltas
Caso não concorde com o número de faltas levantadas, a solicitação de revisão mais as cópias das listas de frequência são encaminhadas para a coordenação do curso que, por sua vez, envia-as ao professor para análise e manifestação.

Onde: CAA presencial (É imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples).

Quando: até 05 (cinco) dias após a conclusão do processo de levantamento de faltas
Taxa: cobrada (se a revisão for procedente, o valor será estornado na conclusão do processo)
Prazo para retirada: 11 dias úteis.

Compensação de ausência
NÃO HÁ ABONO DE FALTAS, somente exercícios domiciliares para compensação de ausência, nos casos amparados por lei. Será concedido aos alunos amparados pelo Decreto-Lei nº 1044/69 e pela Lei nº 6202/75. O aluno (ou seu representante) deverá solicitá-los na CAA, juntando Atestado Médico com os seguintes requisitos:

Informações gerais
Informações sobre a legislação e normas para obtenção dos exercícios domiciliares são fornecidas pessoalmente na CAA ao aluno ou representante.
Onde: CAA presencial
Quando: em qualquer época, desde que até 10 dias após o início do fato gerador
Taxa: isento
Prazo para retirada: no ato da solicitação

Fechar

Licença médica

Decreto nº 1.044/69 (licença médica) e Lei n° 6.202/75 (licença gestante)
NÃO HÁ ABONO DE FALTAS. O tratamento excepcional, sob a forma de exercícios domiciliares, conforme estabelece a Resolução CONSEPE N° 15/2006, será concedido aos alunos amparados pelo Decreto-Lei nº 1044/69 e pela Lei nº 6202/75. O aluno (ou seu representante) deverá solicitá-los na CAA, juntando Atestado Médico com os seguintes requisitos:
I. ser em via original, no qual conste o nome do paciente;
II. apresentação de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - CID;
III. especificação do tempo de concessão da licença; IV. local, data, assinatura e carimbo do médico atestante, bem como número de seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
O pedido será deferido desde que o período de licença seja igual ou superior a 15 (quinze) dias e a solicitação, via CAA, tenha sido feita no prazo máximo de 10 (dez) dias após o início da ocorrência do fato gerador. O período máximo de licença para um semestre letivo é de 90 (noventa) dias.
Os casos de períodos curtos de ausência às aulas (até 14 dias) encontram-se amparados pelos 25% de faltas.
Se deferida, será dada a ciência do período de licença médica e a retirada das capas já com os temas dos trabalhos para a realização dos referidos exercícios domiciliares para compensação do período de afastamento.

Para as disciplinas online, considerar as condições abaixo, no caso de o aluno estar impossibilitado de acessar o ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) durante o período de afastamento.

I. Caso a disciplina esteja em andamento, e alguma das atividades já não esteja disponível, o aluno terá novo prazo para realizá-la diretamente no ambiente virtual de aprendizagem;

II. Caso a disciplina não esteja em andamento, será sugerida uma atividade para repor as notas das atividades vencidas durante o período de licença; na oportunidade o aluno será informado sobre a nota desta atividade, que variará em função do que deixou de cumprir no período de afastamento.

OBS: o aluno que não estiver amparado na Resolução terá as faltas computadas nos 25% que tem de direito.

Onde: CAA presencial
Taxa: isento
Prazo para retirada: 11 dias úteis.
Quando: em qualquer época, desde que até 10 dias após o início do fato gerador

Exercícios domiciliares
Têm as seguintes finalidades:
a) constituir orientação básica para o estudo individual e aprendizagem do conteúdo programático da disciplina;
b) servir como compensação de ausência às aulas no período de afastamento.
c) no caso das disciplinas online, repor notas de atividades vencidas e não realizadas no período de afastamento do aluno.
Os Professores indicarão trabalhos que deverão ser realizados durante o período de licença; após análise, e considerados “suficientes”, as faltas serão retiradas. Para as disciplinas online, há apenas a necessidade de reposição de atividades (notas) e não de compensação de faltas, portanto, após análise pelo Campus Virtual, será informado ao aluno o valor alcançado na atividade realizada.
Os Exercícios Domiciliares para compensação de ausências não incluem estágios supervisionados.
Os alunos atendidos pelo Regime de Exercícios Domiciliares estão sujeitos às avaliações como os demais colegas, isto é, os exercícios domiciliares não constituem instrumentos de avaliação.

Entrega dos exercícios domiciliares
Após a entrega, os trabalhos elaborados serão encaminhados aos professores responsáveis para análise e manifestação. O aluno deverá retornar à CAA para tomar ciência se o trabalho foi considerado suficiente para compensar as faltas. Neste caso, retirará o trabalho, o qual ficará sob sua guarda. No caso das disciplinas online, quando a efetivação das atividades ocorrer no próprio ambiente, a informação acerca da nota será feita pelo tutor da disciplina. Para os casos em que houver entrega de produção em função do encerramento da disciplina, a nota será encaminhada à coordenação do curso para os encaminhamentos de rotina.
Caso esteja insuficiente, terá que retirar a cópia do trabalho, refazê-lo e protocolá-lo, novamente, na CAA, cumprindo o prazo estipulado para nova entrega. Posteriormente, terá que retornar à CAA para tomar ciência se o trabalho refeito foi considerado suficiente para retirada das faltas. Serão excluídas as faltas referentes ao período em que o aluno esteve em licença médica.

Onde: CAA presencial
Taxa: isento
Prazo para retirada: 11 dias úteis.

Fechar

Notas

As notas são lançadas pelos professores via sistema e disponibilizadas para consulta quando por eles liberadas e podem ser consultadas nos terminais de consultas disponíveis nos pátios, pelo portal www.cruzeirodosul.edu.br ou pelo celular.

Notas pelo portal
Acesse www.cruzeirodosul.edu.br > Área do aluno. Selecione seu campus, digite seu RGM e sua senha.

Notas via celular
A tecnologia WAP permite o acesso à suas notas pelo celular ou dispositivo móvel com acesso à esta tecnologia, de qualquer lugar do mundo, além de obter informações gerais da Universidade Cruzeiro do Sul.
Como acessar:
Inicie o Browser / Navegador do celular;
Informe o endereço http://wap.cruzeirodosul.edu.br
Para consultar suas notas, selecione a opção Área do Aluno, selecione o campus onde você estuda, seu RGM e senha.
Frequentemente, os aparelhos permitem cadastrar páginas ou sites Favoritos ou apresentam a opção “Ir a URL”. Nesse caso, basta digitar o endereço anterior e navegar pelo WAP Universidade Cruzeiro do Sul.

Fechar

Avaliações

Prova Regimental Integralizada (PRI)
A Prova Regimental Integralizada (PRI) é uma avaliação global constituída por questões de Múltipla Escolha de todas as disciplinas que o aluno cursa no semestre e que tenham sido selecionadas pela Coordenação de Curso e pela Coordenação Geral das Disciplinas On-line para compor a prova.

A PRI foi criada pensando nos benefícios que oferece aos alunos e à Coordenação de Curso. Para a Coordenação, é mais uma forma de acompanhar o desenvolvimento dos Planos de Ensino (PE) das disciplinas que compõem as matrizes curriculares dos cursos. Para os alunos, considerando-se a estrutura da prova, possibilita que vivenciem uma situação de avaliação semelhante à que ocorre no ENADE, no Exame da Ordem (OAB), em Exame de Suficiência (Ciências Contábeis, por exemplo), em Concursos Públicos, em provas admissionais de empresas etc., pois é necessário demonstrar conhecimento global e integrado, bem como administrar o tempo necessário. A PRI também oferece acesso a diferentes tipos de questões de múltipla escolha e contribui para o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica e reflexiva.

A cada semestre, na Área do Aluno, este terá acesso a um Boletim Informativo sobre as principais perguntas/ dúvidas que os alunos possam ter sobre esta prova. Também, neste espaço, o aluno terá conhecimento do local de realização da prova (campus e sala).

Atividades Complementares (ACs) e Ativividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACCs)
As Atividades Complementares (ACs) e as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - AACCs (cursos de licenciatura) estão sob a responsabilidade da Secretaria de Atividades Complementares. Seguem os procedimentos que deverão ser realizados pelos alunos, visando à validação de suas atividades.
A) Os comprovantes das AACCs ou ACs deverão ser entregues em envelopes lacrados e devidamente identificados. A identificação deverá estar nos dois locais: corpo do envelope e aba. Não serão aceitos envelopes com identificação incompleta.
B) Esses envelopes, específicos para as ACs e AACCs, serão fornecidos pela Universidade e deverão ser retirados, e posteriormente entregues, nos seguintes locais:
B.1) Campus São Miguel: Sala 100-B (das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira)
B.2) Campus Anália Franco: Sala ao lado do Auditório Fernando Henrique Cardoso (das 8h30 às 12h30 e das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira)
B.3) Campus Liberdade: CAA – das 8h às 22h
B.4) Campus Pinheiros: CAA – das 8h às 22h
C) Os comprovantes das atividades realizadas deverão ser cópias, cabendo ao aluno manter a guarda dos originais para dirimir possíveis dúvidas.
D) No envelope, acompanhando os comprovantes, deverá haver a relação das atividades cadastradas no Sistema (relatório de atividades cadastradas, emitido no próprio sistema).
E) O sistema reunirá as atividades cadastradas em blocos (lote 1, lote 2, lote 3 etc.), impedindo que, no relatório de atividades cadastradas, apareçam atividades cadastradas em lotes anteriores. Todas as relações/ fichas geradas pelo Sistema poderão ser resgatadas, para controle e acompanhamento pelo aluno.
F) Em cada envelope, deverá ser colocado um lote de no mínimo 06 (seis) comprovantes e no máximo 20 (vinte). O último lote poderá ser postado com número menor de comprovantes, para completar a carga horária total de Atividades.
G) Compete ao aluno o acompanhamento, pelo Sistema de Atividades Complementares, do processo de validação das atividades cadastradas. A Secretaria terá prazo de 01 (um) mês para manifestação, contado a partir da entrega do envelope com comprovantes. Observação: Se em algum curso/ semestre, as ACs não estiverem no Sistema de Atividades Complementares, caberá à Coordenação de Curso informar aos alunos o nome do professor responsável pela validação das atividades realizadas.

Revisão de média / provas regimentais /exames especiais
Conforme estabelece a Portaria da Pró-reitoria de Graduação nº14/99, de 26/11/99, os instrumentos de avaliação, devidamente corrigidos, devem ser comentados pelo professor e entregues a você, que se responsabilizará por sua guarda e conservação.
Caso você não concorde com o resultado dos instrumentos avaliativos regimentais, ou seja, a nota atribuída, poderá solicitar revisão de prova regimental e/ou exame especial, que deverá ser requerida no prazo de até 05 dias a contar da data de divulgação da nota no sistema.
Para revisão, é imprescindível a apresentação da prova original, indicar o que deve ser objeto de revisão e as razões que justifiquem o pedido.
OBS: não é possível solicitar revisão de instrumentos avaliativos parciais (provas e trabalhos), que ficarão a critério do professor responsável pela disciplina.

Onde: CAA ONLINE e CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples.
Quando: até 05 dias úteis a contar da data de divulgação da nota no sistema.
Taxas (quando a solicitação for procedente, o valor será estornado na conclusão do processo):
- revisão de média – isento
- revisão de prova regimental - cobrada
- revisão de exames especiais - cobrada
Prazo para o parecer: em média, 12 dias úteis: prova regimental/ 10 dias úteis e Exame especial/ 12 dias úteis.

Observações:
1) não é possível solicitar revisão de instrumentos avaliativos parciais (provas e trabalhos), que ficarão a critério do professor responsável pela disciplina;

2) no caso da Prova Regimental Integralizada (PRI), caso o aluno discorde de alguma questão, deverá fazer uso do recurso, conforme Boletim Informativo da PRI, disponível na Área do Aluno a cada semestre.

Segunda chamada / Provas substitutivas / Exame
Ao aluno que faltar à Prova Regimental (PR), será permitida a realização da Prova Substitutiva (PS), sem ônus. Caso o aluno falte à Prova Regimental Integralizada (PRI), deverá fazer a solicitação on-line, via Área do Aluno, da Prova Substitutiva da Prova Regimental Integralizada (PRI).
No caso de provas parciais, fica a critério do professor da disciplina decidir sobre a possibilidade ou não de sua realização.
Não será concedida Prova Substitutiva de Prova Substitutiva, bem como Prova Substitutiva do Exame Especial (EE). No entanto, poderá ser concedida Segunda Chamada da Prova Substitutiva e do Exame Especial (EE) nas seguintes situações, comprovadas mediante apresentação dos documentos originais correspondentes:
- serviços obrigatórios por lei, mediante apresentação de declaração oficial do órgão competente e respectiva autoridade convocante, bem como comprovante de efetivo comparecimento: intimação para comparecimento a ato judicial determinado; convocação do Poder Judiciário para participar de sessão plenária de tribunal de júri; convocação pelas Forças Armadas; convocação pela Justiça Eleitoral; convocação de Servidores Públicos para reforço de tarefas em casos de calamidade pública ou força maior;
- convocação para atividades de trabalho de caráter crítico e emergencial, em que a presença do aluno-funcionário tenha sido imprescindível à sua realização, mediante declaração do empregador em papel timbrado, com firma reconhecida e comprovação de que o signatário é representante legal da empresa;
- óbito de familiar em primeiro grau (pai, mãe, irmão, filho), cônjuge ou companheiro(a), mediante atestado de óbito;
- casamento, mediante certidão;
- doença própria, de familiar em primeiro grau e cônjuge ou companheiro(a), mediante atestado com Classificação Estatística Internacional de Doença - CID e relatório detalhado de procedimentos.
Deverá ser anexada ao requerimento toda a documentação comprobatória e paga a taxa relativa a cada disciplina objeto de Segunda Chamada no ato da solicitação.
Deferida a solicitação, as informações sobre data, local e horário de realização da prova constarão no próprio documento de solicitação.

Onde: CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento, envie um representante munido com uma procuração simples.
Quando: até 05 (cinco) dias úteis após realização da prova
Taxa por disciplina: cobrada
Prazo: 6 dias úteis

Processo avaliativo
O processo avaliativo constará de instrumentos de avaliação, definidos pelas Áreas e pelos Cursos, e de uma Prova Regimental incluída entre os instrumentos de avaliação. Para aprovação por aproveitamento, exige-se o resultado final (RF) igual ou superior a 6,0 (seis).
Ao aluno que faltar à Prova Regimental será permitida a realização de Prova substitutiva, sem ônus.
É considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver resultado final (RF) igual ou superior a 6,0 (seis) e que tenha, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência aos trabalhos acadêmicos efetivos.

Exame especial (EE)
Ao aluno que obtiver resultado final (RF) igual ou superior a 3,0 (três) e inferior a 6,0 (seis), e tiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), garantir-se-á Exame Especial (EE), no valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), que se realizará conforme expresso no Calendário (ver Calendário Geral – 2013)
Após o Exame Especial (EE), a nota final (NF) será a média aritmética do resultado final (RF) e a nota do Exame Especial (EE), considerando-se aprovado o aluno cuja média for igual ou superior a 5,0 (cinco).

          (EE + RF)/2 = NF
          

Prova de aproveitamento de estudos
Destina-se aos alunos que apresentem “extraordinário aproveitamento nos estudos ou possuam conhecimento dos conteúdos programados”, conforme prevê o artigo 76 do Regimento Geral da Universidade, e o artigo 47 da LDB 9394/96. São requisitos básicos para participar da prova:
a) estar regularmente matriculado;
b) possuir extraordinário aproveitamento nos estudos ou sólidos conhecimentos dos conteúdos programáticos;
c) estar cumprindo o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais - CPSE;
d) não estar em dependência em qualquer das disciplinas relativas à prova de aproveitamento de estudos.

Onde / Quando / Taxa / Prazos: em janeiro, consultar Edital da Prova de Aproveitamento de Estudos no portal www.cruzeirodosul.edu.br.

Fechar

Estágio

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS), sob responsabilidade da Pró-reitoria de Graduação, é componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando. O ECS varia de acordo com as diferentes áreas do conhecimento e é parte integrante do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que estabelece as normas e formas de realização e supervisão.
O ECS nos cursos de Licenciatura é de responsabilidade do Núcleo de Formação e Especialização Profissional (NUFEP); já o ECS dos demais cursos de graduação está sob a responsabilidade dos respectivos coordenadores de cursos, que definem seus regulamentos.
Em havendo, na Diretriz Curricular Nacional (DCNs) do curso, a obrigatoriedade de realização do ECS, os alunos regularmente matriculados deverão cumprir a carga horária estipulada na matriz curricular, no prazo determinado pelo regulamento dos estágios.
Os resultados dos processos avaliativos dos Estágios Curriculares são expressos pelos conceitos Satisfatório (S) e Não Satisfatório (NS). O conceito NS implicará reprovação, devendo a matrícula ser efetivada em regime de dependência.
Os Estágios Curriculares não obrigatórios, sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC), destinam-se aos alunos que queiram inserir-se no mercado de trabalho para adquirirem mais conhecimentos e aprimorarem, na prática, o que aprendem em sala de aula e receberão bolsa ou outra forma de contraprestação que venha ser acordada com a empresa concedente.

Empregos/Estágios
A Universidade mantém o Programa de Integração Universidade Cruzeiro do Sul/ Empresa por meio do qual são estabelecidos contatos com empresas para que todas as solicitações de funcionários e estagiários, especializados ou não, sejam preferencialmente enviadas à Universidade Cruzeiro do Sul, que objetiva oferecer a você mais oportunidades no mercado de trabalho. As empresas enviam suas propostas ao Setor de Assuntos Comunitários, que se encarrega de divulgá-las nos murais e no site da Universidade Cruzeiro do Sul. Consulte-os sempre.

Assinatura de termos de estágio
As solicitações de assinatura de termos de estágios devem ser feitas na CAA. Os Termos de Estágio e os Acordos são recebidos pela CAA diariamente pelo próprio aluno ou enviados diretamente pela empresa. Tais termos são recebidos pelas Coordenações de Curso e pela PREAC e analisados, minuciosamente, pelo Setor de Assuntos Comunitários. Caso seja detectado algum problema, o Setor entra em contato com o aluno e com a empresa para adequação à Lei de Estágio, a fim de que o aluno não perca a vaga. Já se o termo estiver de acordo, após análise das atividades pela coordenação de curso, é enviado para assinatura.

OBS.: O Termo será deferido somente para alunos regularmente matriculados.

Onde: CAA presencial (É imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples).
Quando: em qualquer época do ano
Taxa: não é cobrada.
Prazo: 07 dias úteis

Fechar

Declarações e Certificados - Solicitação de Documentos

Histórico escolar

Onde: CAA ONLINE e CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples.
Quando: em qualquer época do ano
Taxa: cobrada - 1ª solicitação do ano letivo é gratuita para alunos regularmente matriculados.
Prazo: alunos em curso e concluintes - 04 dias úteis
Ex-alunos (anteriores a 1995) - 06 dias úteis
Os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados. No caso de reemissão, será cobrada taxa.

Preenchimento de formulários com informações acadêmicas e/ou financeiras
Formulários Acadêmicos e/ou Financeiros
Solicitação de preenchimento de formulários como: sistema de trânsito, convênio médico, bolsa de estudos e outros

Onde: CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples. Taxa: isento Prazo: 05 dias úteis. Os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados. No caso de reemissão, será cobrada taxa.

Certidão de monitoria
O documento é disponibilizado para alunos que participaram como monitores no processo ensino/aprendizagem (horas/atividades).

Onde: CAA ONLINE e CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples.
Taxa: isento
Prazo para retirada: 09 dias úteis.
Os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados. No caso de reemissão, será cobrada taxa.

Documentos faltantes
Na entrega das cópias simples de documentos do aluno ou de seu representante legal, é imprescindível a apresentação do original.

Onde: CAA presencial
Taxa: isento
Prazo: no ato da solicitação

Declarações
Encontram-se a seguir os diversos tipos de declarações acadêmicas e financeiras. Em todas elas, mesmo que não solicitada, haverá a declaração de matrícula mais a declaração de interesse do aluno.
Taxa: as 05 primeiras declarações solicitadas durante o ano letivo serão gratuitas (para alunos regularmente matriculados), as demais serão cobradas.
Atenção: Os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados. No caso de reemissão, será cobrada taxa.

Solicitação Prazo para retirada
Ano de início e o prazo para conclusão do curso regular 01 dia útil (presencial e on-line)
Calendários de provas 01 dia útil (presencial e on-line)
Comparecimento na realização da avaliação (regimental ou parcial) 06 dias úteis (presencial e online)
Contrato especial 06 dias úteis (presencial)
COREN 04 dias úteis (presencial)
Dados do reconhecimento do curso e conceito do MEC 04 dias úteis (presencial e on-line)
Débitos 03 dias úteis (presencial e on-line)
Disciplinas que faltam para conclusão do curso 06 dias úteis (presencial)
Diversas 06 dias úteis (presencial)
Em nome da empresa 03 dias úteis (presencial)
Existência ou não de dependências 01 dia útil (presencial e online)
Formas de pagamento 03 dias úteis (presencial e on-line)
Início e término do semestre letivo 01 dia útil (presencial e on-line)
Locais e horários para realização do estágio 07 dias úteis (presencial)
Matrícula 01 dia útil (presencial e on-line)
Matrícula, freqüência e notas obtidas no semestre 04 dias úteis (presencial)
Média geral do semestre 04 dias úteis (presencial e on-line)
Nome do coordenador do curso 01 dia útil (presencial e on-line)
OAB 06 dias úteis (presencial)
Pagamento da semestralidade 03 dias úteis (presencial e on-line)
Pagamentos 03 dias úteis (presencial e on-line)
Prazo de integralização do curso 04 dias úteis (presencial)
Resultados obtidos no vestibular 01 dia útil (presencial e on-line)
Situação financeira 03 dias úteis (presencial e on-line)
Vínculo 15 dias úteis (presencial)
Visita técnica 06 dias úteis (presencial)

Onde: CAA ONLINE e CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples

Programa de disciplina
Plano de ensino da disciplina: conteúdo da disciplina ministrada.

Onde: CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples.
Taxa: cobrada por semestre.
Prazo: ex-alunos e alunos regulares - 4 dias úteis

Atenção: os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados. No caso de reemissão, será cobrada taxa.

Cópia de documentos
Simples - até 10 cópias

Onde: CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples.
Taxa: cobrada
Prazo: 3 dias úteis

Atenção: os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados. No caso de reemissão, será cobrada taxa.

Cópia de Processos
Onde: CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples.
Taxa: cobrada
Prazo: 3 dias úteis

Atenção: os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados. No caso de reemissão, será cobrada taxa.

Levantamento de vida acadêmica para conhecimento do aluno
Destina-se ao conhecimento de sua vida acadêmica e reativação de vínculo. Será informado se há necessidade de novo Processo Seletivo, bem como matriz curricular a ser seguida, disciplinas a cursar e disciplinas aproveitadas. Também é solicitado quando o aluno tem a intenção de transferir-se ou fazer 2ª graduação e deseja saber como ficará sua matriz curricular no curso escolhido.

Onde: CAA ONLINE e CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples.
Taxa: isento
Prazo para retirada: 10 dias úteis.

Atenção: os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados. No caso de reemissão, será cobrada taxa.

Fechar

Taxas CAA

PROCESSO SUBPROCESSO VALOR
2ª Chamada de Prova
Prova Substitutiva - 2° ChamadaR$ 16,00
Exame Especial - 2° ChamadaR$ 16,00
Cartão de Acesso
Perda do Cartão ProvisórioR$ 28,00
Perda do Cartão ProvisórioR$ 28,00
Cópias de documentos
Documentos SimplesR$ 3,00
ProcessoR$ 16,00
Declarações Acadêmicas Todas R$ 11,00
Histórico Escolar Alunos em curso / Concluinte R$ 24,00
Processos do Campus Virtual
Prova Substitutiva CV - 2° ChamadaR$ 16,00
Exame Especial CV - 2° ChamadaR$ 16,00
Programa de Disciplinas Alunos regulares e egresso R$ 22,00
Prova de Aproveitamento de Estudos
Prova de Aprov. De Estudos - Situação Regular R$ 195,00
Prova de Aprov. De Estudos - Com Certificado R$ 98,00
Recursos sobre Faltas Revisão de Faltas R$ 11,00
Revisão de notas
Prova Regimental R$ 11,00
Exame Especial R$ 11,00
Solicitação de Formados
Atestado do CREA R$ 16,00
Declaração de Andamento do Diploma R$ 11,00
Transferências Internas Todas R$ 22,00
Declarações Financeiras Todas R$ 11,00

Fechar

Concluintes e Formados

Certificado de conclusão
Para formandos anteriores a 1995, a emissão desse documento estará condicionada à análise da sua vida acadêmica. Documento válido por dois anos.

Onde: CAA ONLINE e CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples.
Taxa: isenta
Prazo para retirada: 04 dias úteis

Atenção: Os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo serão incinerados. No caso de reemissão, será cobrada taxa.

Atestado para o CREA
A concessão do registro provisório no CREA-SP somente será fornecida aos concluintes dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo que tenham solicitado o diploma.

Onde: CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples.
Taxa: cobrada
Prazo para retirada: 04 dias úteis

Atenção: os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados. No caso de reemissão, será cobrada taxa.

Diploma
Observação: para formandos anteriores a 1995, a emissão desse documento está condicionada à análise da sua vida acadêmica.

Onde: CAA ONLINE e CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração registrada em cartório ou lavrada em cartório ou com firma reconhecida).
Taxa: isento
Prazo para retirada: 64 dias úteis

Atenção: os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados.

Declaração de andamento do diploma
Destina-se a informar o andamento do processo do diploma. Onde: CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples. Taxa: cobrada Prazo para retirada: 03 dias úteis Atenção: os documentos ficarão disponíveis para retirada durante 30 dias. Após este prazo, serão incinerados.

Colação de grau
É o ato oficial realizado em sessão solene, simples e pública, em dia e horário previamente fixados, sob a presidência da Reitora ou do Pró-reitor por ela designado. A colação de grau, gratuita, realizada pela Universidade Cruzeiro do Sul, é totalmente desvinculada da tradicional “festa de formatura”.

Colação de grau especial
Caso não participe da Colação de Grau oficial, deverá solicitar nova data, aguardar o agendamento pela Reitoria, comparecer no dia, horário e local definidos. Pode, também, ser solicitada a antecipação da Colação de Grau. Neste caso, é necessário apresentar documento que comprove a necessidade da antecipação. O pedido somente poderá ser protocolado quando todas as disciplinas e atividades estiverem concluídas e notas/ conceitos cadastrados no sistema. Onde: CAA ONLINE e CAA presencial onde é imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples. Prazo para ciência: 03 dias úteis Quando: em qualquer momento após a conclusão de todas as disciplinas e atividades Taxa: isento

Fechar

Bolsas e Financiamentos

Bolsas de iniciação científica: PIBIC/CNPq e PIBIC/Universidade Cruzeiro do Sul
Objetiva despertar a vocação científica mediante a participação de alunos de graduação em atividades de pesquisa, orientados por docentes qualificados, contribuindo para a formação acadêmica e profissional do aluno. Os estudantes integrantes desses programas recebem bolsas e apoio para a participação em eventos científicos, desde que aprovado por comitê científico interno da Universidade Cruzeiro do Sul e externo do CNPq.
Normas para solicitação
É de responsabilidade do professor a indicação dos bolsistas. O professor-orientador deverá pertencer ao quadro docente da Instituição e ser portador do título de Doutor ou de Mestre. Seguindo os trâmites administrativos, o candidato deverá enviar projeto de iniciação à docência via sistema eletrônico à PRPGP, contendo:

  • Título do Projeto
  • Nome do Aluno
  • Nome do Orientador
  • Introdução
  • Objetivo
  • Metodologia
  • Cronograma
  • Bibliografia
  • Parecer do Orientador.

Para se candidatar ao programa, o aluno deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade e apresentar bom desempenho acadêmico.

Bolsas de iniciação à docência: PIBID/Universidade Cruzeiro do Sul
Objetiva incentivar a vocação docente de estudantes de cursos de Licenciatura mediante o desenvolvimento de atividades e práticas de ensino inovadoras que contribuam para a melhoria do ensino fundamental e médio. Os estudantes integrantes desses programas recebem bolsas e apoio para a participação em eventos científicos, desde que aprovado por comitê científico interno da Universidade Cruzeiro do Sul.

Normas para solicitação Os bolsistas serão selecionados por um comitê científico formado por docentes das diferentes Licenciaturas indicados pela PRPGP. Será de responsabilidade do professor orientador a indicação do bolsista. O professor orientador deverá pertencer ao quadro docente da instituição e ser portador, no mínimo, do título de mestre.
Seguindo os trâmites administrativos, o candidato deverá enviar projeto de iniciação à docência via sistema eletrônico à PRPGP, contendo:

  • Título do Projeto
  • Nome do Aluno
  • Nome do Orientador
  • Introdução
  • Objetivo
  • Metodologia
  • Cronograma
  • Bibliografia
  • Parecer do Orientador

Desconto familiar
Concessão facultativa da direção da Cruzeiro do Sul Educacional S/A, mantenedora da Universidade Cruzeiro do Sul, consiste no benefício de 5% de desconto na mensalidade, concedido a cônjuges, irmãos ou pais de alunos que estejam matriculados na Universidade ou no Colégio Cruzeiro do Sul, que não possua qualquer bonificação (exceto iniciação científica ou monitoria). É imprescindível anexar os documentos comprobatórios:

Requisitos necessários:
1. cópia do RG, para irmãos e pais e cópia da certidão de casamento para os cônjuges;
2. cursar, pelo menos, 75% das disciplinas do curso no referido semestre;
3. ter, no máximo, duas dependências e
4. não ter ocorrência disciplinar.

Observações: pode ser, eventualmente, suspenso, não constituindo, assim, um direito adquirido. Portanto, dever ser renovado a cada semestre letivo; período de solicitação: a qualquer tempo; o desconto somente será concedido se o pagamento da mensalidade for efetuado até a data do seu vencimento. Caso seja efetuado com atraso, o desconto daquele mês, não será concedido; o benefício não é retroativo e o cancelamento ou trancamento da matrícula de um dos membros, acarretará o cancelamento do benefício para ambos.

Onde: CAA presencial
Taxa: isento
Prazo: 08 dias úteis

FIES
É o financiamento concedido a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos credenciados ao MEC. O percentual de financiamento é até 100% da mensalidade. O aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação, não ter participado do CREDUC (antigo financiamento do Governo federal), não ter sido excluído do FIES e, para estudantes que concluíram o Ensino Médio a partir de 2010, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Possuir fiador (pessoa física), maior de idade, com idoneidade cadastral e que possua renda mensal mínima de duas vezes o valor da mensalidade do curso a ser financiado. Não pode ser fiador o cônjuge do candidato e estudante beneficiado pelo FIES.

Prazo: a ficha de solicitação do FIES e os documentos necessários para apresentação junto a CPSA devem ser entregues na CAA até 04 dias úteis antes do vencimento.

PROUNI
O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é um programa de bolsas de estudo criado pelo Governo Federal, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Para participar, é necessário ter obtido a nota mínima no ENEM e, também, é preciso que o candidato tenha renda familiar per capita de até três salários mínimos e satisfaça uma entre as condições abaixo: ter cursado o ensino médio completo em escola pública; ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral; ser portador de deficiência; ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesse caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
Prazos e divulgação estabelecidos pelo MEC
Portaria Normativa MEC
Tabela - Valores 2012

Escola da Família
Destinado aos estudantes universitários, o Programa Bolsa Universidade trata-se de um convênio entre o Governo do Estado e a Universidade Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria da Educação, que beneficia os estudantes participantes que realizam atividades nas escolas, relacionadas ao Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho, com o custeio de até 50% das mensalidades do curso de graduação, sendo o restante assumido pelas IES. Dessa forma, você universitário poderá obter uma bolsa de estudo 100% gratuita até o final do curso.
Clique aqui para conferir todas as informações e prazo de inscrição no Programa Escola da Família

Monitoria
Proporciona ao aluno a possibilidade de vivenciar, sistematicamente, com acompanhamento docente, experiências dos processos de ensino e aprendizagem, o que implica aprofundamento de conhecimentos práticos e teóricos.
São requisitos para o exercício da monitoria: ser aluno da graduação; ter cursado e sido aprovado na disciplina objeto de monitoria ou equivalente; não ter sofrido qualquer sanção disciplinar e estar cumprindo, regularmente, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (CPSE).
Anualmente, em fevereiro, divulga-se, no portal www.cruzeirodosul.edu.br, o Edital de Monitoria, no qual estão todas as informações necessárias para a inscrição e a participação no processo de seleção de monitores.
Os candidatos aprovados, a partir do exercício da Monitoria, recebem desconto em suas mensalidades, proporcional ao número de horas da atividade.

CRÉDITO UNIVERSITÁRIO PRAVALER
Clique aqui e saiba como pagar a sua faculdade de uma maneira mais fácil! – Ou acesse o site www.creditouniversitario.com.br

Programa de incentivo à segunda graduação
Oferta de bonificação de 50% nas mensalidades para nova graduação de egressos da Universidade Cruzeiro do Sul e 30% nas mensalidades para egressos de outras universidades, conforme regulamento disponível em www.cruzeirodosul.edu.br

Programa de incentivo à Pós-graduação
Oferta de bonificação de 10% de desconto nos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Cruzeiro do Sul aos formados pela Universidade, sem pendências com a instituição.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)
O Programa visa a contribuir para a formação acadêmica e profissional do aluno, favorecendo o processo de aprendizado contextualizado, por meio de sua participação em programas e projetos de extensão. Estimula a vocação científica mediante a participação de alunos de graduação em atividades de extensão, orientadas por docentes qualificados, destacando a interface entre ensino, pesquisa e extensão na Universidade Cruzeiro do Sul. Para os selecionados, por meio de provas e entrevistas, é concedida bolsa/desconto no valor da mensalidade, de acordo com o número de horas a serem cumpridas nos programas ou projetos de extensão, incluindo-se as horas de orientação, planejamento e execução de demais trabalhos.
Local: Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC)
Horário: 8h às 18h
Fone: 2037-5758

Fechar

Bilhete Único Escolar

SPTRANS / METRÔ / CPTM
1. a Universidade envia, automaticamente, o banco de dados de todos os alunos matriculados a SPTRANS (não é necessário o aluno fazer a solicitação na Universidade);
2. os dados começarão a ser enviados a partir de janeiro de 2013;
3. após 7 dias úteis da efetivação de sua matrícula, consulte os sites www.sptrans.com.br, www.metro.sp.gov.br, www.cptm.sp.gov.br, ou ligue para 156 e verifique se o seu cadastro está correto e disponível para solicitação do Bilhete;
4. estando ativo, faça sua solicitação via internet ou em um dos 27 postos da SPTrans (lista de endereço disponível no site), com o RG original, 01 foto 3x4 recente e taxa de emissão ou revalidação do bilhete e
5. após emissão pela SPTrans, a Universidade divulgará lista nos pátios e fará a entrega da carteira no Setor de Assuntos Comunitários do campus São Miguel e CAAs dos campi Anália Franco, Liberdade e Pinheiros.

Prazo de entrega: será estipulado pela SPTRANS, uma vez que é a responsável pela emissão e envio do cartão para a Instituição de Ensino.

Revalidação do Bilhete Escolar
Os estudantes que possuem o Bilhete Único Escolar 2010 a 2012 podem solicitar a “revalidação” do benefício e utilizar o mesmo cartão, desde que em boas condições, para uma ou mais modalidades de transporte (Ônibus, Metrô e CPTM), no ano de 2011.
Taxas: há dois tipos de Bilhete Único Escolar disponíveis, cujos valores são os seguintes:
1. “Bilhete único Estudante” - valor equivalente a 5 (cinco) tarifas vigentes de ônibus.
2. “Bilhete Único + Carteira de Identificação Estudantil UNE” valor equivalente a 13 (treze) tarifas vigentes de ônibus.

Carteira de passe escolar - Intermunicipal - EMTU - BOM ESCOLAR
1. solicitar ao Setor de Assuntos Comunitários do campus São Miguel e CAAs dos campi Anália Franco, Liberdade e Pinheiros o envio do cadastro,
2. após 24h, preencher a solicitação no site www.emtu.sp.gov.br;
3. efetuar o pagamento da taxa, em qualquer agência bancária, entregar o formulário, junto com 01 cópia simples do RG e comprovante de residência em nome do aluno ou responsável (Pai ou Mãe) e 01 foto 3 x 4 recente, no Setor de Assuntos Comunitários do campus São Miguel ou nas CAAs dos campi Anália Franco, Liberdade e Pinheiros e, por fim,
4. a entrega da carteira será feita pela Universidade, após emissão pela EMTU.

Taxa: R$ 14,70
Prazo de entrega: aproximadamente 30 dias úteis, uma vez que a emissão depende da EMTU.

Revalidação
Após solicitação no setor de Assuntos Comunitários e CAAs dos campi Anália Franco, Liberdade e Pinheiros, preencher a solicitação no site www.emtu.sp.gov.br. Após pagamento da taxa, o cartão será revalidado em 07dias. Não é necessário entregar o formulário na Universidade.

Fechar

Campus virtual Cruzeiro do Sul Educacional

Desde 1997, a Cruzeiro do Sul Educacional investe em projetos, pesquisas e usos das mais diversas tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos mais diferentes contextos. O Know-how adquirido nesse período permitiu que em dezembro de 2000, fosse criado o Campus Virtual, área que atua em todas as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional referente às atividades de Educação a Distância em nível de Graduação, de Pós-graduação e da Extensão e do oferecimento de Disciplinas On-line nos Cursos Presenciais.
É importante destacar que o Ensino a Distância na Cruzeiro do Sul Educacional fundamenta-se em teorias de ensino e de aprendizagem que contemplam uma concepção dialógica e reflexiva. O processo de conhecimento desenvolve-se, portanto, de forma colaborativa a partir da interação aluno-professor-sociedade e visa desenvolver atitudes, habilidades e competências necessárias a um profissional do século XXI.

O Campus Virtual Cruzeiro do Sul é responsável por:

  • ofertas de cursos de graduação on-line;
  • ofertas de cursos de pós-graduação on-line e de extensão on-line;. ofertas de disciplinas on-line para todas as instituições do grupo;
  • ações de uso da tecnologia na educação no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão;
  • capacitações discente e docente para o uso das TICs;
  • cursos e programas semipresenciais e
  • gestão dos laboratórios didáticos de informática e das linhas de comunicação acadêmicas;

Disciplinas On-line
De acordo com a legislação vigente, as disciplinas na modalidade online podem totalizar até 20% da grade curricular dos cursos presenciais; sendo assim, a Cruzeiro do Sul Educacional diante dos novos desafios do mundo globalizado e da sociedade do conhecimento tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, estratégias para o desenvolvimento de disciplinas on-line, cujos materiais são produzidos utilizando-se de imagens, vídeos, sons, textos e etc., para que o estudante possa construir o seu aprendizado de diferentes maneiras. Essa modalidade de ensino é enriquecida pelo uso do ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard), presente nas melhores e mais conceituadas Instituições de Ensino do mundo, e pela possibilidade de interação/comunicação com colegas e professores tutores.
Nos últimos anos, a Cruzeiro do Sul Educacional tem investido em recursos humanos e em infraestrutura tecnológica com o objetivo de promover uma proposta metodológica diferenciada de Educação a Distância baseada em princípios de interação e de interatividade, de avançados recursos tecnológicos e de materiais didáticos desenvolvidos por professores qualificados academicamente. O resultado deste investimento foi o desenvolvimento de centenas de disciplinas e de cursos de extensão, de graduação e de pós-graduação que contaram e contam com a participação de milhares de alunos.

Ferramentas da disciplina on-line:

Avisos - É a fala direta do professor no ambiente virtual a todos os alunos da turma, para que estes consigam orientar-se e organizar-se no desenvolvimento da disciplina. Trata-se de orientações gerais em relação às atividades a serem realizadas e às datas de entrega dos exercícios, bem como a informação relativa ao local de postagem dos conteúdos.
Informações da disciplina - são disponibilizadas nesse link informações didáticas, calendário da disciplina, avaliação e critério de avaliação, laboratórios de informática para uso das atividades e de estudos das disciplinas on-line e semipresenciais e suporte técnico.
Informações da equipe - é o espaço para que o professor tutor apresente-se aos alunos da turma por meio de um breve currículo e de sua foto recente.
Material didático - são os conteúdos em formato DOC/PDF e PowerPoint narrado e versão para impressão, organizados em pastas, links, testes e atividades de sistematização e de aprofundamento para os temas abordados na unidade.
Atividades de Sistematização - são os exercícios de autocorreção a serem realizados pelo aluno para que ele possa verificar o grau de aprendizagem do conteúdo abordado na unidade de conhecimento. Trata-se de uma atividade pontuada (vide calendário e critérios de avaliação) e de grande importância para o aprendizado do aluno.
Fórum de discussão - é a ferramenta indicada para a interação entre alunos eprofessores e entre os próprios alunos por meio de questões que retomem algum item principal do conteúdo abordado na respectiva unidade de conhecimento.
Atividade de aprofundamento - é o exercício a ser realizado pelo aluno, com o intuito de aprofundar e de aplicar em uma atividade de produção o conteúdo estudado na respectiva unidade de conhecimento. Trata-se de uma atividade mais elaborada, que demanda um estudo maior do aluno. É a atividade com maior pontuação da disciplina (vide calendário e critérios de avaliação).
Mensagens - é a ferramenta interna do Blackboard indicada para a comunicação direta entre alunos e professores e entre alunos de uma mesma turma da disciplina on-line.
Recursos digitais - contempla a inserção da videoteca Campus Virtual (Campus Virtual em Minutos), da Biblioteca Virtual Pearson Artmed e de podcasts associados ao conteúdo da disciplina.
Assista aos vídeos e aos tutoriais sobre o uso do Blackboard em www.cruzeirodosulvirtual.com.br. Nesse endereço, você também pode conhecer um pouco mais sobre todas as atividades desenvolvidas pelo Campus Virtual.
Contato: – vilma.lima@cruzeirodosul.edu.br

Fechar

Sistema de Bibliotecas da Cruzeiro do Sul Educacional

A Cruzeiro do Sul Educacional engloba quatro instituições e oito bibliotecas: a Universidade Cruzeiro do Sul (quatro bibliotecas), o Centro Universitário Módulo (duas), o Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (uma) e a Universidade Cidade de São Paulo – UNICID (uma). As bibliotecas trabalham de forma integrada, formando o Sistema de Bibliotecas do Grupo sob a coordenação técnica da Biblioteca Central Prof. Gilberto Padovese, sediada em São Miguel Paulista - SP.
Com mais de 500.000 livros, um acervo crescente de e-books e periódicos eletrônicos, que ultrapassa os 10.000 títulos em texto completo, uma coleção significativa de bases de dados e de multimídia, as bibliotecas atendem às demandas de informação de toda comunidade acadêmica. A atualização do acervo é garantida por compra semestral de livros e pelas assinaturas de documentos eletrônicos, sob a responsabilidade da Biblioteca Central do Sistema.
A Universidade Cruzeiro do Sul dispõe de bibliotecas setoriais em todos os campi, que oferecem uma coleção de, aproximadamente, 242.000 documentos (entre livros, teses, periódicos e multimídia) e disponibilizam diferentes serviços para facilitar o acesso à informação. Destacam-se os serviços e acessos on-line, tais como: catálogo on-line, comutação eletrônica, periódicos eletrônicos e bases de dados.
A atualização da coleção de livros é feita com um semestre de antecedência, por indicação dos docentes, de acordo com a bibliografia dos planos de ensino.

Acesso
As Bibliotecas são de livre acesso, abertas às comunidades interna e externa para consulta. O empréstimo e os demais serviços são privativos da comunidade acadêmica da Universidade Cruzeiro do Sul.

Inscrição
Os alunos matriculados, são automaticamente inscritos nas Bibliotecas, podendo usufruir de todos os serviços, sem necessidade de solicitar inscrição.

Condições de uso
No ato do ingresso na Biblioteca, o usuário deve apresentar documento de identificação pessoal que tenha foto. Para uso do guarda-volumes, o usuário deve deixar um documento durante sua permanência na Biblioteca, e receberá uma chave com crachá que ficará sob sua responsabilidade. Ele próprio deverá guardar seus pertences: bolsas, sacolas, pastas, mochilas, fichários, telefones celulares e similares (cujo uso é proibido, conforme Art. 1º da Lei 12.511/1997). A devolução do documento fica sujeita à entrega da chave. Recomenda-se manter o crachá em lugar seguro, evitando deixá-lo exposto.
Fumar, comer e beber nas dependências das Bibliotecas não será permitido, bem como o ingresso em trajes inadequados.

Consulta local
A consulta local é franqueada à comunidade externa, mediante apresentação de documento de identificação e é permitida de segunda a sexta-feira, no período das 9h às 15h.

Empréstimo
O empréstimo para alunos matriculados, professores e funcionários cadastrados é individual, intransferível e de sua total responsabilidade. Para a realização do empréstimo, o usuário não pode estar em débito com a Biblioteca. As normas específicas de empréstimo são aprovadas pelo órgão competente, conforme o seguinte quadro:

Quadro - Empréstimo

Categoria de Usuário Nº Total de Documentos Prazo
Professores 10 documentos 30 dias
Empréstimo especial 05 documentos 06 meses
Alunos de Pós-graduação 05 documentos 14 dias
Alunos de Graduação 05 documentos 07 dias
Funcionários 05 documentos 07 dias

Observação: Periódicos e Multimídia são emprestados por 3 dias.

Renovação
O usuário pode renovar seus empréstimos on-line, até 4 (quatro vezes) consecutivas, desde que o prazo não esteja vencido.
Deve-se evitar efetuar renovações no último dia da data de vencimento, pois se houver reserva, o Sistema impede a renovação e o material deverá ser devolvido. A não devolução implica em multa.

Reserva
Será facultada a reserva de material que se encontrar emprestado, no entanto, não será feita com data marcada. Também é possível fazer uma pré-reserva on-line e o usuário receberá a confirmação por e-mail.
O material reservado, quando devolvido, fica à disposição do usuário que solicitou a reserva, por 24 horas.
As Bibliotecas trabalham com o sistema de reserva para uso de salas de estudo em grupo e uso de microcomputadores com acesso à Internet.

Uso de salas de estudo em grupo
Essas salas só podem ser utilizadas por um mínimo de 3 alunos e um máximo de 10, por um período de 2 horas, mediante reserva e identificação de todos os membros do grupo. Quando não existir reserva, o grupo pode permanecer por mais um período.

Comutação bibliográfica e empréstimo entre bibliotecas
Por meio desses serviços, é possível ter acesso aos documentos não existentes nas Bibliotecas da Universidade Cruzeiro do Sul. Essa solicitação deve ser feita pessoalmente ou por e-mail (biblioteca@cruzeirodosul.edu.br).

Serviços e acessos on-line
Os serviços on-line e o acesso à coleção de documentos eletrônicos como: e-books, base de dados e periódicos eletrônicos podem ser feitos na própria biblioteca ou nos laboratórios, nos espaços Webclass e em qualquer computador da Universidade. Parte desses acessos pode ser feito remotamente e estão disponíveis na página da biblioteca: www.cruzeirodosul.edu.br/biblioteca.


Tipo Nº Títulos Indexados Nº Títulos Texto Completo Nº Artigos Indexados
Academic Search Premier 8.400 4.600
Springer 2.640 1.458
Science Direct 2.500 9.000.000
Scopus 19.500 45.500.000
E-Books* 2.800

*A Biblioteca Virtual Universitária 2.0 (Pearson) contém livros digitais (e-books), em português, de diferentes áreas e que atendem, principalmente, as bibliografias de cursos de graduação.

O acesso aos documentos eletrônicos devem ser feitos pelos computadores da Universidade exceto os e-books da Biblioteca Virtual Universitária que oferece acesso remoto.

As bibliotecas da Universidade Cruzeiro do Sul também participam de ações cooperativas com programas internacionais, como Rede Bibliotecas da Àrea de Engenharia (REBAE), Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (REBAP), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Consórcio Ibero-American Science and Technology Education Consortium (ISTEC) e Rede Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS-VET).

Semestralmente, os docentes podem indicar títulos de livros que devem ser retidos para consulta local (um exemplar sem empréstimo que fica disponível na Biblioteca).

Pesquisa na Internet
O uso dos microcomputadores é exclusivamente para pesquisa e está restrito à comunidade acadêmica da Universidade. O agendamento para uso deve ser feito com antecedência, sendo mantido até o máximo de 10 minutos após o horário reservado. Seu tempo de uso é de 1 hora/dia, podendo ser prorrogado, caso haja vaga. Os resultados de pesquisa só poderão ser gravados em Pen Drive, fornecido pelo usuário.

Não é permitido: alteração de parâmetros de configuração dos microcomputadores e visita a sites cuja natureza não se relaciona às atividades de ensino e pesquisa.

Perdas e danos
O usuário será responsabilizado por dano e extravio de documento (livro, revista, DVD, partitura etc.) da Biblioteca, sendo obrigado a repor exemplar idêntico ou pagar indenização em valor atualizado, quando esgotado.

Penalidades
A não devolução de material emprestado no prazo previsto implicará pagamento de multa, por obra e dia de atraso, incluindo-se o sábado. O valor da multa por obra e por dia de atraso é de R$ 2,00. Tal valor pode ser atualizado com aprovação do Comitê de Usuários. O usuário que, por 3 vezes consecutivas, deixar de devolver o material emprestado, no prazo previsto, ficará impedido de empréstimo por 30 dias. No caso de perda de crachá e/ou chave, o usuário deverá pagar uma taxa de R$ 10,00. O usuário que utilizar o microcomputador de maneira indevida será impedido de usá-lo por 30 dias.

Horário
As Bibliotecas também oferecem outros serviços, como: levantamento bibliográfico automatizado, orientação de uso da biblioteca e visitas orientadas.


Campus São Miguel Anália Franco Liberdade Pinheiros
Módulo
Centro Martim de Sá
Período Letivo 2ª a 6º - 7h30 às 22h15 9h às 21h45
8h às 22h15 8h às 22h15
Sábado – 7h30 às 16h45 9h às 16h45
8h – 14h
Período de Férias 2º a 6º - 8h às 19h45 2º a 6º - 8h às 17h45 2º a 6º - 8h às 17h45 2ª a 6ª – 8h às 17h45
2ª a 6ª - 8h às 17h45

Obs.: Eventuais alterações de horário e funcionamento serão divulgadas nos murais.

As Bibliotecas também oferecem outros serviços, como: levantamento bibliográfico automatizado, orientação de uso da biblioteca e visitas orientadas.

Telefones:
Biblioteca Central Campus São Miguel - 2037-5817
Biblioteca Setorial Campus Anália Franco - 2672-6230
Biblioteca Setorial Campus Liberdade - 3385-3002
Biblioteca Setorial Campus Pinheiros - 3030-4000 Ramal 4024

E-mail: biblioteca@cruzeirodosul.edu.br

Acesse: www.cruzeirodosul.edu.br/biblioteca

Fechar

Laboratórios de Informática

Normas de utilização
É permitido o uso dos laboratórios a todos os alunos regularmente matriculados nesta Universidade, observando-se os horários estipulados.
Os laboratórios têm como objetivo principal atender as aulas das disciplinas.
Reservas de laboratório são feitas somente para as disciplinas.
Não é permitida a entrada ou permanência de alunos nos laboratórios com bebidas ou alimentos de qualquer natureza.
É vedado ao aluno remover ou movimentar qualquer equipamento existente nos laboratórios sem autorização de algum dos representantes da Supervisão, tampouco conectar outros periféricos.
Não é permitido ao aluno fumar nos laboratórios.
Não é permitida a cópia de software, que somente poderá ser feita pelo site da Coordenação de Informática que são de “Domínio Público”.
É vedada aos alunos e professores a instalação softwares nos laboratórios.
Observação: qualquer software que for necessário, deverá ser solicitado à supervisão dos laboratórios com antecedência.
É vedado aos alunos e professores o uso dos computadores para atividades não acadêmicas.
Não é permitido o uso de jogos nos laboratórios.
A violação de uma das normas acima poderá acarretar ao infrator a suspensão do acesso aos laboratórios por tempo indeterminado.

Acesso
O laboratório que estiver aberto, poderá ser usado para confecção de trabalhos acadêmicos e acesso à Internet.
Para conseguir utilizar os computadores, você deverá informar seu nome de usuário e senha anteriormente cadastradas, sem os quais você não terá acesso.
Lembre-se de que você não deve fornecer a terceiros seu nome de usuário, tampouco sua senha, uma vez que a responsabilidade de uso é sua.

Horários de funcionamento

Laboratórios de informática Espaço Webclass
2ª a 6 ª feira Sábados 2ª a 6 ª feira Sábados
Anália Franco das 8h às 19h20 Restrito em função das aulas da pós-graduação das 8h às 22h45 8h às 16h45
Liberdade das 9h às 19h das 9h às 22h45
Pinheiros das 9h às 19h
São Miguel das 9h às 19h das 9h às 22h45 9h às 16h45

Atenção:
- de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 19h às 23h, os laboratórios são de uso exclusivo para aulas de graduação;
- poderá haver alteração de horários, em qualquer campi, por razões funcionais.

Serviços
Você poderá utilizar os computadores para confeccionar seus trabalhos acadêmicos, respeitando o horário definido no item Normas de Uso.
Não são oferecidos serviços de impressão e digitalização de qualquer natureza.
O laboratório dedicado à confecção de trabalhos e acesso à Internet contará com um estagiário/funcionário para orientá-lo e solucionar possíveis problemas referentes aos equipamentos e validação de usuário.
Não é função do estagiário a confecção de trabalhos e ensino da utilização dos aplicativos.
Durante o horário de aula, os laboratórios são de uso exclusivo das disciplinas.
Não é permitida a permanência de alunos nos laboratório sem a presença ou autorização do professor.
Observação: o parágrafo acima diz respeito aos alunos da disciplina que detêm a reserva do dia e horário correspondentes.
Caso ocorra algum problema em algum computador, o aluno deve comunicar ao professor e este tomará a providência cabível.
Nesse período haverá sempre um estagiário ou funcionário para atender a qualquer problema que possa ocorrer com os equipamentos.

Disposições Gerais
Cabe à Assessoria Especial de Computação e Tecnologia da Informação manter a qualidade e funcionamento dos laboratórios, bem como definir suas regras de uso.
Cabe à Supervisão dos Laboratórios determinar as penalidades a serem aplicadas, quando do não cumprimento do presente regulamento.

Wireless
Todos os campi contam com o sistema wireless, que permite o acesso à Internet por meio de computadores pessoais portáteis (notebook), em pontos estratégicos como: área de convivência e biblioteca.
No campus Anália Franco, o acesso à Internet é disponibilizado em todos os lugares. (área de convivência, biblioteca, salas de aula e laboratórios). No campus Liberdade, os pontos estratégicos são o 9º, 10º e 11º andares do bloco A e B.

Dúvidas, Críticas e sugestões
Em todos os campi da Universidade Cruzeiro do Sul há funcionário supervisor das atividades dos laboratórios didáticos de informática, que você poderá procurar para orientações e esclarecimentos.

Fechar

Financeiros

Devolução de valores pagos
Solicitação de ressarcimento de valores pagos devido a cancelamento/trancamento de matrícula, conforme estabelece o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Onde: CAA ONLINE e CAA presencial (É imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples). Taxa: isento Prazo: 6 dias úteis

Emissão de 2ª via de boleto bancário
Entrega de boleto que permita a liquidação do título na rede bancária.

Onde: CAA ou www.cruzeirodosul.edu.br > Área do aluno Taxa: isento Prazo: no ato da solicitação

Geração de semestralidade
Solicitação do pagamento integral da semestralidade do curso (valor total das mensalidades do semestre letivo corrente).

Onde: CAA presencial Taxa: isento Prazo: no ato da solicitação

Informações financeiras
Solicitação de verificação de valores cobrados nas mensalidades, débitos etc.

Onde: Tesouraria e CAA presencial (CAA possui apenas informações parciais. É imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples).
Taxa: isento
Prazo: no ato da solicitação

Localização de pagamento não baixado
Solicitação de baixa de pagamento que, embora efetuado em banco, esteja aberto no sistema. Para tanto, deve ser apresentado o respectivo comprovante. O pagamento, se localizado, é baixado no sistema.

Onde: CAA presencial (É imprescindível a apresentação do documento de identidade original. Na impossibilidade do comparecimento envie um representante munido com uma procuração simples).
Taxa: isento
Prazo: de acordo com o banco

Fechar

Pós-Graduação

Cursos de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado)
Tais cursos estão destinados a graduados do ensino superior que desejem atuar em áreas de pesquisa no ensino superior ou atender às solicitações do mercado de trabalho.

Doutorados
Ciências do Movimento Humano
Ensino de Ciências e Matemática
Odontologia

Mestrados
Astrofísica e Física Computacional
Ciências da Saúde
Ciências do Movimento Humano
Ensino de Ciências
Ensino de Ciências e Matemática
Linguística
Odontologia
Políticas Sociais

Cursos de Pós-graduação lato sensu (Especialização)
Todos os cursos de Pós-graduação (incluindo, na categoria, os de MBA e Especialização) oferecidos pela Universidade Cruzeiro do Sul atendem a todas as normas do MEC (Resolução CNE/CES – MEC nº 1, de 08/06/2007) que no País os regulam. Estão destinados a graduados do Ensino Superior que desejem se aprofundar em uma área específica de interesse. Atualmente, são oferecidos cerca de 60 cursos de especialização, distribuídos em todas as áreas do conhecimento. A Universidade possui certificação emitida pelo INEP/MEC, cumprindo o que estabelece a Portaria MEC 328/2005. Os cursos de lato sensu são oferecidos nas modalidades presencial e on-line (Portaria Ministerial 938, DOU de 05/08/08) Para os egressos da Universidade Cruzeiro do Sul, são oferecidas bonificações nos cursos de lato sensu.

Cursos de extensão e atualização
Têm como objetivo o aprimoramento na formação do graduando e do já graduado do Ensino Superior. Tais cursos têm carga horária de, no mínimo, 32 horas.
Locais e horários de atendimento para interessados
Têm como objetivo o aprimoramento na formação do graduando e do já graduado do Ensino Superior. Locais e horários de atendimento para interessados:

Campus Anália Franco - Central de Atendimento da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h, e, aos sábados, das 8h às 11h.
Campus Liberdade - Central de Atendimento da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h, e, aos sábados, das 8h às 12h.
Campus São Miguel - Secretaria da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h, e, aos sábados, das 8h às 17h.

Encontro de Iniciação Científica - ENIC
Anualmente, os bolsistas de Iniciação Científica apresentam os resultados de seus trabalhos de pesquisa no Encontro de Iniciação Científica da Universidade Cruzeiro do Sul, aberto, também, à participação de estudantes de outras instituições.
Locais de inscrição para bolsas de Iniciação Científica.

Campus São Miguel - Secretaria da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h, e, aos sábados, das 8h às 17h.
Campus Anália Franco - Assessoria Acadêmica e Pós-graduação (sala 109), de 2ª a 6ª feira, das 14h às 22h30, e, aos sábados, das 8h às 16h.
Campus Liberdade - Central de Atendimento ao Aluno - CAA, de 2ª a 6ª feira, das 8h - 22h e, aos sábados, das 8h - 12h.

Fechar

Suporte ao Aluno

Estou com Problemas
É um serviço da Universidade que oferece atendimento imediato à suas dúvidas, sugestões e questionamentos sobre diversos assuntos. A CAA, pela sua supervisão e coordenação fará a análise e diversificará em categorias, para posterior encaminhamento aos respectivos setores. Quando o processo for categorizado como: Estou com Problemas / Ouvidoria é porque trata-se de uma reclamação, sugestão ou elogio.

Onde: CAA ONLINE e CAA presencial
Taxa: isento

Achados e perdidos
Documentos - quando é possível a identificação do proprietário, este será notificado por telefone. Documentos de pessoas da comunidade externa, quando não retirados no prazo de 90 dias, serão encaminhados à agência dos Correios mais próxima.
Objetos diversos - serão entregues no setor competente de cada campus e lá permanecerão pelo prazo de 90 dias. Após este prazo, serão doados a entidades assistências.

Onde: campus Anália Franco - Liberdade - Pinheiros - São Miguel

Agendamento de espaços
As solicitações deverão ser feitas por intermédio dos professores e coordenadores e estão sujeitas à análise da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
Encaminhar e-mail aos responsáveis do setor de Assuntos Comunitários, com antecedência de 10 dias, solicitando a utilização de espaço para fins acadêmicos.

Onde: Assuntos Comunitários
Taxa: isento
Prazo: 04 dias úteis

Faixas, banners e cartazes
Todo e qualquer material a ser divulgado nas dependências da Universidade deve ser enviado à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários para autorização e fixação em local adequado, acompanhado de ofício com pedido descrito, bem como finalidade.

Onde: CAA presencial.
Taxa: isento
Prazo: 04 dias úteis

Ponto de apoio às empresas
Empresas interessadas em divulgar, institucionalmente, seus produtos e serviços nos campi da Cruzeiro, podem solicitar espaço de divulgação à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Fechar

Extensão

Na Universidade Cruzeiro do Sul, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão favorece o desenvolvimento de trabalhos de cunho teórico-prático que, além de outros objetivos, promovem o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e a sociedade, contribuindo não só para o processo contínuo de construção de conhecimento, como também para o desenvolvimento social.

Os Programas de Extensão são um conjunto de projetos ou ações sociais (eventos, cursos ou prestação de serviços), voltado à formação integral dos alunos, como cidadãos e profissionais, e ao atendimento à comunidade. Buscam a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, dentro de uma visão moderna de universidade, evitando intervenções meramente assistencialistas que, por muito tempo, caracterizaram as ações extensionistas.


Os Programas de Extensão tem como objetivo:
  • apoiar o desenvolvimento da extensão universitária;
  • atender aos alunos e aos egressos;
  • contribuir para o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e ambiental;
  • estabelecer e ampliar as relações interinstitucionais;
  • interagir a Universidade com a Sociedade;
  • contribuir com a expressão da diversidade cultural artística, científica e tecnológica;
  • colaborar com a formação acadêmica, fomentando atividades de extensão nos currículos
  • oferecer ao educando a oportunidade de participar de ações sociais, culturais e científicas, que buscam o aperfeiçoamento individual e coletivo.
  • atender as comunidades interna e externa, integrando as áreas de tecnologia, saúde, educação, direito, entre outras.

Abrigo e Adoção: diálogos por uma cultura de adoção
Consiste em oferecer atendimento psicológico individual e grupal às famílias adotivas e às pessoas em processo de adoção.

Local: Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225 - Subsolo do bloco C - Campus São Miguel
Fone: 2037 5853 – Campus São Miguel

Cruzeiro do Sul em Forma
Objetiva a orientação, prescrição e avaliação de exercícios físicos, além do desenvolvimento de estudos e atividades científicas no campo da atividade física e do esporte. Este ano o programa desenvolveu vários projetos e ações.
Fone: 2037 5861

Difusão da Cultura Musical (PROMUS)
Atualmente, com a participação de professores e alunos monitores do curso de Música, desenvolve os projetos Coral no Campus e Cante Conosco, promovendo apresentações artísticas de grande expressividade, além de incentivar o desenvolvimento musical nas comunidades a Universidade Cruzeiro do Sul.

Local: Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225 – Sala 106, 1º andar, Bloco C – Campus São Miguel
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h.
Telefone: 2037-5753

Educação Especial (PROESP)
Visa prestar atendimento educacional, pautado nos valores humanos, aos jovens com deficiência intelectual, auditiva e física, desenvolvendo programas educativos com resposta às necessidades. Oferece orientação e informação à comunidade interna e externa, com a organização de cursos (especialização e extensão) e eventos específicos da área da educação inclusiva como palestras, visitas técnicas, debates e reflexões sobre a Educação, propiciando um espaço para a troca de experiência

Local: Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225 – Sala 510, 5º andar, Bloco C – Campus São Miguel
Horário: 4ª e 5ª feiras, das 14h às 17h
Fone: 2037-5758

Educação de Jovens e Adultos
Objetiva a erradicação do analfabetismo, em níveis local e regional, além do desenvolvimento de estudos e atividades educativas no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Coordenação: Profa. Dra. Rosemary Aparecida Santiago
Local: Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225 – Sala 203, 2º andar, bloco B – campus São Miguel
Fone: 2037-5814
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 13 às 18h e 19h às 22h.

Empresa Júnior
Constituída e administrada por alunos de diferentes cursos de graduação, supervisionados por professores, mestres e doutores, atua como consultoria empresarial e desenvolve projetos para empresas de micro, pequeno e médio porte, entidades e sociedade geral.

Local: Rua Galvão Bueno, 868, sala 203 A, Bloco A, 2º andar – Campus – Liberdade
Horário: 9h às 17h
Fone: 3385-3036

Escola da Família
O Programa objetiva a abertura das escolas da Rede Estadual de ensino aos finais de semana, transformando-as em centros de convivência, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, da saúde e do trabalho.

Contato: 2037-5758

Esperança Renovada
Propõe projetos com o objetivo de desenvolver potencialidades profissionais da comunidade externa e a inserção social de toda a comunidade.

Local: Laboratório de Engenharia Civil – Campus São Miguel – Subsolo Bloco C
Fone: 2037-5730
Contato: miguel.leon@cruzeirodosul.edu.br

Laboratório de Documentação da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - LABDOC
Objetiva guardar, preservar e resgatar documentos históricos, produtos de diversas experiências humanas na cidade de São Paulo.

Coordenação: Profa. Dra. Ana Barbara Aparecida Pederiva
Local: Prédio Anália Franco – sala 119 – Térreo

Planetário Móvel Universidade Cruzeiro do Sul
É utilizado, principalmente, para divulgação e popularização da Astronomia, por meio de sessões gratuitas de apresentação ao público jovem e adulto.

Fone: 2037-5758
Contato: planetario@cruzeirodosul.edu.br

Prática de Escrita
Tem como objetivo desenvolver a expressão escrita e artística, criar a cultura do registro por meio dos vários gêneros textuais, escrever desvinculado de avaliações acadêmicas e nutrir o gosto pela “arte” de escrever.

Fone: 2037-5758
Contato: carlos.andrade@cruzeirodosul.edu.br

Representante na Prática
Tem como objetivo principal a ressignificação do papel do representante de turma – Representante na Prática - favorecendo sua atuação como um agente de comunicação institucional e elemento facilitador na interlocução entre os diversos órgãos da Universidade e o corpo discente, além de colaborar para a pró-ação da Instituição quanto à percepção de tendências, necessidades e expectativas dos alunos.

Saúde Social
Promove o atendimento dos cidadãos nas comunidades por meio das Jornadas de Saúde, com atuação de docentes e discentes dos cursos de Odontologia, Farmacia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia, atuando, também, no controle de zoonoses e serviços específicos destinados à saúde animal por meio do curso de Medicina Veterinária.

Local: campus São Miguel - Subsolo do Bloco C
Fone: 2037-5714

Sempre Cruzeiro do Sul
Mantém o relacionamento com os alunos já formados visando promover a troca de experiências e auxiliá-los na carreira profissional, além de oferecer benefícios exclusivos a todos os profissionais que se formaram na Universidade Cruzeiro do Sul.

Contato: www.semprecruzeirodosul.edu.br
Fone: 2037-5758

Serviços Especializados

O Programa integra núcleos, clínicas, agências e escritórios que, além de promoverem a formação qualificada dos futuros profissionais, prestam serviços especializados às comunidades nas áreas das Ciências Humanas, Exatas, Negócios e Saúde.

Agência de Comunicação Integrada
Local: Campus São Miguel - Rua Parioto, 350
Fone: 2037-5706
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h e sábado, das 8h às 12h

Clínica de Fisioterapia
Campus São Miguel
Rua Taiuvinha, 31
Fone: 2037-5800
Horário: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feiras, das 7h às 18h e 5ª feira, das 7h às 17h

Clínica de Odontologia
Campus São Miguel
Rua Taiuvinha, 26
Fone: 2037-5833
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h

Campus Liberdade
Rua Galvão Bueno, 868 - bloco B - 7º andar
Fone: 3385-3013
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

Clinica de Nutrição
Campus Anália Franco
Av. Regente Feijó, 1295
Fone: 2672 6247
Horário: 2ª das 14h às 17h30, 3ª das 13h30 às 17h, 4ª 13h30 às 17h

Clínica de Medicina Veterinária
Campus São Miguel
Av. Tenente Laudelino Ferreira do Amaral, 700
Fone: 2037 5792
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 12h

Núcleo de Prática Jurídica
Campus São Miguel
Rua Parioto, 402
Fone: 2037-5709
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

Campus Anália Franco
Av Regente Feijó, 1295 – Sala 226, Prédio Anália Franco.
Fone: 2672-6200 – ramal 6256
Horário: 3ª e 5ª feira, das 8h às 17h

Campus Pinheiros
Rua Butantã, 285 – Sala 26 - Mezanino
Fone: 3030-4008
Horário: 6ª das 8h às 18h

Campus Liberdade
Rua Galvão Bueno, 868 - Sala 702 , Bloco A.
Fone: 3385-3005
Horário: 4ª das 8 às 12h e das 13 às 17h.

Núcleo de Atendimento Psicológico
Campus São Miguel
Rua Taiuvinha, 26
Fone: 2037-5853
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 14h às 21h e, aos sábados, das 9h às 15h

Campus Anália Franco
Rua Prof. João de Oliveira Torres, 306
Fone: 2268-0867
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 10h às 21h e, aos sábados, das 8h às 16h

Campus Liberdade
Rua Galvão Bueno, 724 1º andar
Fone: 3385-3108
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 13h às 21h e, aos sábados, das 8h às 14h

Núcleo Clínico de Enfermagem
Campus São Miguel
Subsolo do bloco C
Fone: 2037-5743
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 07h às 23h

Campus Anália Franco
Subsolo do Prédio Luzia De Marchi Padovese
Fone: 2672-6200 (ramal 2046)
Horário: de 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 7h30 às 17h30

Campus Liberdade
5º andar Bloco B
Fone: 3385-3011
Horário: de 3ª e 5ª feiras, das 7h30 às 17h30

Universidade em Ação
Programa desenvolvido por meio do trabalho conjugado de professores e alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, aplicado à qualificação das organizações do terceiro Setor.

Local: coordenações dos Cursos

Universidade na Melhoria da Escrita e Leitura (Unimel)
Promove o intercâmbio entre o ensino superior, médio e fundamental por meio do trabalho de alunos e professores do curso de Letras. Tem como objetivo contribuir para habilitar os alunos de escolas públicas e privadas à expressão oral, à leitura adequada às diferentes situações da fala e aos diferentes níveis de linguagem, bem como dirimir o analfabetismo funcional.

Local: sala 310 - bloco B (campus São Miguel)
Telefone: 2037-5858
Horário: 4ª e 5ª feiras, das 14h às 17h

Universidade Solidária - UNISOL
Volta-se ao atendimento das comunidades pobres do Brasil por meio de projetos com enfoque multidisciplinar envolvendo docentes e discentes das Ciências Humanas, Exatas, Negócios e Saúde.

Local: sala 310 - bloco B (campus São Miguel)
Telefone: 2037-5858
Horário: 4ª e 5ª feiras, das 14h às 17h

Programa Voluntariado
Desenvolve o potencial de solidariedade na comunidade acadêmica, envolvendo alunos, professores e todos os colaboradores, dando a oportunidade de sentirem-se úteis, adquirindo novas experiências e aprendizados, criando novos vínculos de afirmação no sentido comunitário. Além de colaborar nos Programas de Extensão.

Fone: 2037-5758

Centro de Línguas Cruzeiro do Sul
Por meio de uma parceria firmada com a escola de Idiomas FISK, que possui 50 anos de tradição no ensino de línguas, a Universidade oferece cursos de línguas subsidiados.

Campus São Miguel
Ao lado do posto CIEE
Fone: 2033-1365

Campus Anália Franco
Praça de Alimentação
Fone: 2076-1134

Centro Esportivo
Oferece diversas modalidades esportivas às comunidades interna e externa como: dança de salão, escola de futebol infantil, hidroginástica, lutas e natação adulto e infantil, com mensalidades a preços acessíveis.
Rua Afonso Lopes Baião, 370 (próximo ao Campus São Miguel)
Fone: 2037-5861

Fechar

Avaliação Institucional - Comissão Própria de Avaliação - CPA

Avaliação Institucional é um processo sistemático de estudos, pesquisas e comunicação, por meio do qual a Instituição, em conformidade com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e demais planos institucionais oficiais, busca sistematizar informações no sentido de incentivar a reflexão contínua e o aprimoramento da atuação da IES.
Com a Lei Federal nº 10.861, de 14/04/2004, que implantou o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), o processo de Avaliação Institucional tornou-se obrigatório em todas as IES brasileiras. Na Universidade Cruzeiro do Sul, este processo encontra-se oficialmente implantado desde 1994.
A responsabilidade pelo processo de Avaliação Institucional é da Comissão Própria de Avaliação – CPA, composta por uma coordenação, por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos da Instituição e representantes da sociedade civil e, pelo Art. 11 da Lei 10.861, a CPA tem “as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP…”.
A CPA da Universidade Cruzeiro do Sul conta, ainda, com assessorias específicas:
• GAAVI – Grupo de Apoio à Avaliação Institucional
• SISAVI – Sistema Informatizado da Avaliação Institucional
• Comissões SINAES

Objetivos da Avaliação Institucional
• Atender ao SINAES e aos órgãos reguladores e avaliadores da Educação Superior Brasileira.
• Avaliar a IES em sua totalidade e oferecer subsídios para a revisão de sua atuação.
Atendendo às determinações do SINAES a CPA, em parceria com as Comissões SINAES, GAAVI e SISAVI, autoavalia a Instituição em 10 Dimensões, a saber (Lei 10.861 de 2004):
1 - A missão e o PDI
2 - Políticas para pesquisa, ensino e extensão
3 - Responsabilidade Social da Instituição
4 - Comunicação com a Sociedade
5 - Políticas de pessoal
6 - Organização e Gestão da Instituição
7 - Infraestrutura física
8 - Planejamento e Avaliação
9 - Políticas de atendimento aos estudantes
10 - Sustentabilidade financeira

Com base em uma postura teórica-metodológica que gera processos, projetos e ações capazes de identificar os fatores que interferem, positiva ou negativamente, na atuação da Universidade e CPA fundamenta procedimentos metodológicos, que produzem a participação e o envolvimento da comunidade acadêmica.

Processos da Avaliação Institucional / CPA
Projetos e ações da CPA:
- Planejamento
- Avaliação, estudos e levantamento
-Comunicação e envolvimento da Comunidade Institucional/Acadêmica
- Descentralização, participação e apoio na Avaliação Institucional
- Informatização da Avaliação Institucional
- Coordenação e Articulação da Avaliação Institucional/CPA/SINAES
- Desenvolvimento da área da Avaliação Institucional como locus de estudos e pesquisas

Como podemos conhecer os processos da CPA?
As produções são disponibilizadas nas bibliotecas dos campi, em forma gráfica. E, disponibilizadas eletronicamente, no site da CPA, e-mail, na área do aluno, no blackboard e em alguns casos em dispositivos móveis.

Expediente da CPA


Campi Localização Telefones
Sede Campus São Miguel Mezanino - Bloco C (11) 2037-5781 / 5783
Plantões: Campus Anália Franco Sala 102AF (em frente à telefonista) (11) 2672-6200
Campus Liberdade Sala 102 – Bloco A (11) 3385-3062
Campus Pinheiros Sala 305 – 3º Andar (11) 3030-4028

Campus São Miguel de segunda a sexta-feira - das 8h às 22h.
Nos demais campi de acordo com os plantões definidos anualmente pela CPA.
E-mail: cpa@cruzeirodosul.edu.br
Site: www.cruzeirodosul.edu.br/cpa

Fechar

Comunicação

Jornal Mural
Atualizado semanalmente, registra e divulga os acontecimentos da Universidade, do Centro Universitário Módulo e Centro Universitário do Distrito Federal, que compõem o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

Portal Universidade Cruzeiro do Sul
De qualquer computador conectado à internet, você tem acesso a notícias, informações e serviços de maneira rápida e prática, oferecendo uma ampla visão de nossa Universidade.
O link “Serviços ao Aluno”, permite o acesso a diversos serviços, tais como: notas, faltas, calendário de provas, 2ª via do boleto bancário etc., garantindo um acompanhamento detalhado de suas atividades acadêmicas, mesmo que a distância.

Acesse: www.cruzeirodosul.edu.br

Redes sociais
As redes sociais são sites que permitem compartilhar informações entre usuários de forma livre, interativa e colaborativa, que “humanizam a marca” e a aproximam do internauta. Você pode seguir a Universidade em várias redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, Flickr e Formspring, nas quais são divulgadas as notícias da instituição, do mercado, as fotos de eventos, bem como esclarecidas dúvidas e postados avisos.

SMS e Newsletter
Ao manter o seu e-mail e celular atualizados, no cadastro de alunos, na Área do Aluno, você receberá avisos e informações importantes sobre assuntos pertinentes ao seu curso e sua rotina acadêmica.

Logomarca da Universidade Cruzeiro do Sul
A aplicação da logomarca da Universidade Cruzeiro do Sul deve obedecer ao conjunto de normas descritas no Manual de Identidade Visual que define tanto sua aplicação, quanto o padrão de cores da instituição.
A utilização da logomarca da Universidade em qualquer material deve, obrigatoriamente, passar pela a avaliação, aprovação e autorização da Gerência de Comunicação e Marketing da Universidade Cruzeiro do Sul.

Local: Gerência de Marketing & Comunicação - Unicid – Edifício Sylvio Altapini – Bloco Alfa.

Fechar

Calendário Geral - 2013

Meses Atividades Períodos
Janeiro - Matrícula especial para alunos veteranos

04 a 14

- Análise de históricos escolares para transferências de outras IES para a Universidade Cruzeiro do Sul e Ingresso de Graduados (2ª graduação)

03 a 14

- Análise de solicitação de Reativação de Vínculo 03 a 14
- Transferência interna de Cursos 03 a 31
- Inclusão e exclusão de disciplinas 03 a 31
- Dispensa de disciplinas 03 a 31
- Capacitação Acadêmica para Alunos da Universidade e Comunidade Externa 23 e 24
- Feriado de Aniversário da Cidade de São Paulo 25 (sexta-feira)
- Inscrição para análise de Certificação em Língua Estrangeira e em LIBRAS (PAE) 28/01 a 15/02
- Inscrição para a Prova de Aproveitamento de Estudos (PAE) 28/01 a 28/02
Fevereiro - Início do 1° semestre letivo 04 (segunda-feira)
- Transferência interna de Cursos 01 a 28
- Inclusão e exclusão de disciplinas 01 a 28
- Dispensa de disciplinas 01 a 28
- Recesso Carnaval referente a 2013 (03 dias) 11 a 13
- Colação de Grau dos formandos dos Cursos de Ciências Sociais, Direito, Artes Visuais, Educação Artística, Geografia, História, Letras, Música, Pedagogia e Serviço Social (CHS) 18
- Colação de Grau dos formandos dos Cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Visagismo e Estética Capilar (CBS) 19
- Colação de Grau dos formandos dos Cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Design – hab. Design Gráfico e Design de Produtos, CST em Design de Interiores, CST em Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Matemática e Química (CETEC) 20
- Colação de Grau dos formandos dos Cursos de Administração, Administração – hab. Geral e Adm. Empresas e hab. Geral e Com. Exterior, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. 21
- Colação de Grau dos formandos dos Cursos de Tecnologia em Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Comunicação Social – Hab. em Publicidade e Propaganda, Comunicação Social – Hab. em Jornalismo, Comunicação Social – Hab. em Radialismo, Comunicação Social – Hab. em Relações Públicas (CAN) 25
Março - Transferência interna de Cursos 01 a 05
- Inclusão e exclusão de disciplinas 01 a 05
- Dispensa de disciplinas 01 a 30
- Realização de PAE – Local Campus Anália Franco 16
- Divulgação dos Resultados da PAE 28
- Feriado de Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia (Suspensão de Aulas) 29 e 30
Abril - Dispensa de disciplinas 01 a 30
- Reunião de Conselho de Curso e Câmara de Avaliação 09/04 a 11/06
Maio - Feriado Dia do Trabalho 01 (quarta-feira)
- Dispensa de disciplinas 02 a 10
- Prova Regimental Integralizada (PRI) 22 (quarta-feira)
- Feriado de Corpus Christi 30 (quinta-feira)
Junho - Análise de históricos escolares para transferências de outras IES para a Universidade Cruzeiro do Sul e Ingresso de Graduados (2ª Graduação) 01 a 30
- Análise de solicitação de Reativação de Vínculo 01 a 30
- Prova Substitutiva da Prova Regimental Integralizada 04 (terça-feira)
- Exames Especiais do 1° semestre das disciplinas presenciais 20 a 26
- Exames Especiais do 1° semestre das disciplinas EAD 22
- Período para atendimento aos alunos pelos professores após o Exame Especial (dias letivos): Vista de provas e revisão de notas 27 a 29
- Término do semestre letivo 29 (sábado)
Julho - Férias Escolares / Docentes para cursos de Graduação 01 a 30
- Transferência interna de Cursos 01 a 31
- Inclusão e exclusão de disciplinas 01 a 31
- Dispensa de disciplinas 01 a 31
- Matrícula especial para alunos veteranos 01 a 12
- Análise de históricos escolares para transferências de outras IES para a Universidade Cruzeiro do Sul e Ingresso de Graduados (2ª Graduação) 01 a 12
- Análise de solicitação de Reativação de Vínculo. 01 a 12
- Início do 2º semestre letivo para cursos da Graduação 31(quarta-feira)
Agosto - Transferência interna de Cursos 01 a 20
- Inclusão e exclusão de disciplinas 01 a 20
- Dispensa de disciplinas 01 a 31
Setembro - Dispensa de disciplinas 02 a 28
- Feriado Independência do Brasil 07 (sábado)
- Reunião de Conselho de Curso e Câmara de Avaliação 16/09 a 30/11
Outubro - Dispensa de disciplinas 01 a 31
- Feriado de Nossa Senhora Aparecida 12 (sábado)
- Antecipação do Feriado Escolar do Dia do Professor 14 (segunda-feira)
Novembro - Feriado Finados 02 (sábado)
- Feriado Proclamação da República 15 (sexta-feira)
- Feriado Dia da Consciência Negra 20 (quarta-feira)
- Prova Regimental Integralizada (PRI) 26 (terça-feira)
Dezembro - Prova Substitutiva da PRI 04 (quarta-feira)
- Análise de históricos escolares para transferências de outras IES para a Universidade Cruzeiro do Sul e Ingresso de Graduados (2ª Graduação) 02 a 20
- Análise de solicitação de Reativação de Vínculo 02 a 20
- Exames Especiais das disciplinas presenciais 13 a 19
- Exames Especiais das disciplinas EAD 14
- Período para atendimento aos alunos pelos professores após o Exame Especial (dias letivos): Vista de provas e revisão de notas. 20 e 21
- Término do semestre letivo 21

Observação: Em havendo necessidade, o calendário sofrerá alterações, e a comunidade acadêmica será adequadamente informada.

Fechar

Observações

1. Horário de funcionamento da CAA – Central de Atendimento ao Aluno:
2ª a 6ª feira - das 8h às 21h30
sábado - das 8h às 12h

2. Horário de funcionamento da Biblioteca:
2ª a 6ª feira – das 7h30 às 22h15
sábado – das 8h às 16h45

3. Horário de funcionamento da Tesouraria:
2ª a 6ª feira – das 8h às 21h30
sábado – das 8h às 11h30

4. Não há amparo legal para abono de faltas.
Casos especiais, consultar legislação a respeito, à disposição na Biblioteca e na CAA.

5. O Calendário de Provas será elaborado pelas Coordenações de Curso.

6. O presente Calendário poderá ser alterado em caso de necessidade.

Anália Franco
Av. Regente Feijó, 1.295
03342-000 São Paulo SP
Fone (11) 2672 6200

Liberdade
Rua Galvão Bueno, 868
01506-000 São Paulo SP
Fone (11) 3385 3000

Pinheiros
Rua Butantã, 285
05424-140 - São Paulo SP
Fone (11) 3030 4000

São Miguel
Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225 08060-070 São Paulo SP Fone (11) 2037 5700

www.cruzeirodosul.edu.br | cruzeirodosul@cruzeirodosul.edu.br

Fechar