Home > Vestibular 2014 > Manual do Candidato

Manual do Candidato

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2014 – Graduação Presencial Manual do Candidato – Prova Tradicional 16/02/14

A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo a Portaria Normativa MEC no 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo para ingresso no primeiro semestre letivo de 2014.

O candidato pode optar por uma das 2 modalidades de ingresso oferecidas: Prova Tradicional ou Ingresso via ENEM, sob as normas e procedimentos descritos abaixo.

Leia atentamente o Manual do Candidato.

Imprimir


Prova tradicional: 16/02/14, às 10h

Período de inscrição

Via internet e pessoalmente: de 22/01/14 a 12/02/2014, até as 12h.

Fechar

Locais e horários de inscrição

Via Internet
Portal Cruzeiro do Sul
www.cruzeirodosul.edu.br
Taxa de Inscrição: R$ 30,00


Pessoalmente
Campus Anália Franco: Av. Regente Feijó, 1295 - São Paulo SP
Campus Liberdade: Rua Galvão Bueno, 868 - São Paulo SP
Campus Pinheiros: Rua Butantã, 285 - São Paulo SP
Campus São Miguel: Rua Cel. Manoel Feliciano de Souza, 204 - São Paulo SP
Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
Sábados, das 9h às 12h. Taxa de Inscrição: R$ 30,00


A Universidade estará fechada de 15 a 17 de novembro, voltando às atividades normais em 18 de novembro.

Fechar

Inscrições - Requisitos e Orientações

Poderão inscrever-se no Processo Seletivo da Universidade Cruzeiro do Sul os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou que estejam cursando o último e conclusivo período do Ensino Médio. Ficam os candidatos cientes de que a não apresentação dos documentos comprobatórios da conclusão do Ensino Médio implicará, automaticamente, a perda do direito à vaga.

Para inscrever-se, o candidato deverá: Via internet (www.cruzeirodosul.edu.br): preencher a ficha de inscrição, imprimir o boleto e quitá-lo até a data de vencimento; 72h após pagamento da taxa de inscrição, acessar o site para imprimir o protocolo de inscrição, que deverá ser apresentado, junto com o original da cédula de identidade, ao fiscal no dia da prova.

O candidato só será considerado inscrito após ter preenchido, via internet, a ficha de inscrição, impresso e quitado o boleto bancário referente à taxa de inscrição.

A não integralização dos procedimentos de inscrição citados no ítem anterior, nos prazos previstos neste manual, implicará o CANCELAMENTO da inscrição e a conseqüente eliminação do Processo Seletivo.

O candidato que necessitar de condição especial para realizar sua prova deverá assinalar no campo apropriado os códigos: 1 - Deficiência visual total (ledor), 2 - Deficiência visual séria (prova ampliada), 3 - Deficiência física séria (dificuldade de locomoção – sala de mais fácil acesso/auxílio), 4 - Auxílio (para candidatos que possuam dificuldades de expressão) ou 5 - tradutor LIBRAS (deficiência auditiva total). Se não houver o preenchimento desse campo, a Universidade Cruzeiro do Sul não terá condições de atender aos candidatos diferenciadamente.

O candidato poderá fazer sua inscrição por procuração, respeitadas as condições de inscrição aqui descritas.

O valor da taxa de inscrição não será devolvida sob nenhuma hipótese e só tem validade para o presente Processo Seletivo.

A inscrição implica, por parte do candidato, reconhecimento e aceitação de todas as condições previstas neste Edital.

A Universidade Cruzeiro do Sul reserva-se o direito de não manter a oferta de cursos cujas opções não tenham atingido a proporção de 1/1 na relação candidato/vaga.

Os candidatos à gratuidade ( bolsa por mérito) deverão obrigatoriamente realizar a prova escrita (10/11/13) conforme o curso em 1ª opção.

Fechar

Prova escrita

A prova tradicional (escrita) será realizada no dia 16/02/2014, às 10h.

A prova abrangerá as matérias do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio e seus conteúdos programáticos, os quais constam no manual do candidato.

Para ingressar no local da prova, o candidato deverá estar munido de documento de identidade original ou outro documento emitido por órgão público, que contenha identificação e fotografia, além do comprovante de inscrição.

A prova consta de redação e 35 questões em forma de teste de múltipla escolha, assim distribuídas: 5 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; 5 de História; 5 de Geografia; 5 de Matemática; 5 de Física; 5 de Química e 5 de Biologia.

A prova terá duração máxima de 3 (três) horas.

A redação vale, no máximo, 30 pontos e o valor de cada questão é de dois pontos.

Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que faltar, ou obtiver pontuação zero nas questões objetivas ou pontuação inferior a 10% do total previsto para a Redação.

Será também excluído do Processo Seletivo, a qualquer tempo, o candidato que: prestar informações inexatas na ficha de inscrição; não integralizar os procedimentos da inscrição; incorrer em comportamento indevido ou descortês para com qualquer dos aplicadores, auxiliares ou autoridades; chegar atrasado para a prova (após o limite estabelecido no item 1.4.9); não cumprir as instruções constantes na capa da prova; for surpreendido, durante a prova, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou portando telefones celulares, pagers ou similares; utilizando máquinas de calcular, livros impressos ou anotações, ou se, após a prova, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, que o candidato valeu-se de meios ilícitos.

O prazo de tolerância para candidatos retardatários será de 15 (quinze) minutos, após o início da prova. Após esse horário, nenhum candidato poderá realizá-la.

Iniciada a prova, nenhum candidato poderá retirar-se da sala antes de decorridos 60 (sessenta) minutos de seu início.

Não serão concedidas vistas de prova ou recontagem de pontos.

Associados a entidades conveniadas deverão entregar a declaração emitida pela respectiva entidade ao fiscal de sala, impreterivelmente, no dia da prova tradicional, até o final de sua duração. Nesse caso, o candidato não será beneficiado pelo Programa de Bolsas de Estudo oferecido pela Universidade Cruzeiro do Sul. Feita a opção, é irreversível. Mais informações nas respectivas entidades.

Fechar

Classificação


A pontuação final do candidato, para classificação em 1ª opção, será o resultado da soma dos pontos obtidos na redação com a soma do total de pontos das questões objetivas.

O máximo de pontos que o candidato poderá obter é de 100 (cem) pontos:

30 + 70 = 100
Redação Questões objetivas Nota máxima
Assim:
Nota da redação + Quantidade de
questões certas X 2
= Nota final

A classificação dos candidatos será feita por curso e período, de acordo com o código assinalado na ficha de inscrição e os critérios constantes destas normas.

A classificação dos candidatos para os cursos e períodos indicados em 1ª opção dar-se-á pela ordem decrescente da pontuação final obtida.

Em caso de empate, terão preferência os candidatos com maior pontuação na Redação. Permanecendo, ainda, o empate, terá preferência o candidato com mais idade.

Os candidatos chamados para sua 1ª opção deixarão de concorrer às vagas de sua 2ª opção.

Os candidatos chamados para sua 2ª opção, continuarão concorrendo às vagas de sua 1ª opção, mesmo que venham a efetuar matrícula no curso e turno de sua 2ª opção.

Fechar

Matrícula

A divulgação da relação de candidatos classificados em 1ª chamada ocorrerá no campus onde o
candidato realizou a prova, no 18/02/2014, às 10h e no portal www.cruzeirodosul.edu.br.

O candidato aprovado deverá retirar boleto bancário, referente ao pagamento da 1ª parcela da semestralidade, pessoalmente nos campi ou pelo portal www.cruzeirodosul.edu.br e pagá-lo em qualquer agência bancária até a data de vencimento (21/02/2014).
ATENÇÃO: A Universidade Cruzeiro do Sul não receberá o pagamento da 1ª parcela, nem aceitará depósito em conta.

Os valores das parcelas são referentes a 2013 e sofrerão reajuste, conforme previsto em legislação vigente. A diferença entre os valores 2013 pagos e 2014 será cobrada nas parcelas futuras, a partir da data de divulgação dos valores vigentes em 2014.

O candidato deverá efetuar sua matrícula pessoalmente ou por procuração reconhecida em cartório, no campus da Universidade Cruzeiro do Sul no qual foi aprovado, de 18/02, das 10h às 20h, de 19 a 21/02, das 9h às 20h. Os menores de 18 anos deverão vir acompanhados por seu responsável financeiro, que deverá apresentar o original e cópia simples do CPF, RG e comprovante de residência recente (60 dias).

No ato da matrícula, serão exigidos os seguintes documentos:

  • 2 cópias e original do documento oficial de identidade (imprescindível para a matrícula);
  • 2 fotos 3 X 4, idênticas e recentes (imprescindível para a matrícula);
  • 2 cópias e original do CPF (imprescindível para a matrícula);
  • 1 cópia simples e original do comprovante de residência recente (60 dias) (imprescindível para a matrícula);
  • comprovante do pagamento da 1ª parcela da semestralidade (retirar antes da última data de matrícula, no campus no qual foi aprovado). Não serão aceitos agendamentos de pagamento (imprescindível para a matrícula);
  • 2 cópias e original de certidão de nascimento ou casamento;
  • 2 cópias e originais do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2° Grau), ou equivalente, segundo a legislação vigente (imprescindível para a matrícula). Caso o aluno ainda não possua esses documentos, terá que apresentar, necessariamente, a declaração de conclusão ou de que está cursando a 3ª série do Ensino Médio ou equivalente. Histórico e Certificados de Conclusão do Ensino Médio, realizados na modalidade de Suplência (Supletivo) deverão conter "visto confere" da Diretoria de Ensino, assinado pelo responsável da Diretoria de Ensino, com firma reconhecida, ou vir acompanhados de cópia da lauda de concluintes publicada do Diário Oficial do Estado (DOE). IMPORTANTE: os originais e as cópias simples devem ser apresentados no ato da matrícula (legíveis). As cópias autenticadas em cartório dispensam a apresentação dos originais. Documentos com frente e verso deverão ser copiados em uma única folha;

O candidato aprovado, já graduado em outro curso superior, que queira solicitar aproveitamento de disciplinas, deverá apresentar, na ocasião da matrícula, os seguintes documentos:

  • histórico escolar completo, contendo cargas horárias e notas;
  • programas (conteúdos programáticos) das disciplinas cursadas, devidamente autenticados pelo estabelecimento de ensino de origem e
  • declaração do estabelecimento de ensino de origem, contendo número e data da portaria de autorização ou do decreto de reconhecimento.

Candidatos aprovados em processo seletivo em outras IES, poderão matricular-se na Universidade Cruzeiro do Sul após a matrícula dos candidatos aprovados desde que tragam declaração de aprovação no processo seletivo da instituição em que prestou a prova. A matrícula, neste caso está condicionada à existência de vaga e não se aplica aos programas de bolsas de estudo da Universidade Cruzeiro do Sul, nem aos cursos gratuitos.

Não será matriculado o candidato que deixar de apresentar, no ato da matrícula, todos os documentos exigidos.

O candidato que, convocado na primeira chamada, não efetuar sua matrícula no período previsto, perderá, irrecorrivelmente, o direito à vaga, ficando habilitado, apenas, a concorrer às vagas porventura remanescentes.

O valor referente à primeira parcela da semestralidade, que corresponde à matrícula do curso, será divulgado em circular própria, bem como estará disponível quando da realização de cada uma das fases do Processo Seletivo.

Não havendo um número mínimo de 40 (quarenta) alunos matriculados em determinado curso, turno ou campus, em sua primeira série, a Universidade Cruzeiro do Sul reserva-se o direito de não promover sua instalação, cabendo ao candidato matriculado o reembolso do valor pago a título de primeira parcela da semestralidade.

Fechar

Vagas Remanescentes

A Universidade Cruzeiro do Sul, constatando a existência de VAGAS REMANESCENTES, divulgará convocação para o seu preenchimento, conforme a pontuação obtida pelos candidatos no Processo Seletivo.

A divulgação das VAGAS REMANESCENTES será feita mediante quadros de avisos nos campi da Universidade Cruzeiro do Sul, no dia 22/02/2014, às 9h.

A Universidade Cruzeiro do Sul divulgará os resultados e efetuará a matrícula dos interessados, obedecendo, sempre, à ordem de classificação no Processo Seletivo.

As matrículas ocorrerão no dia 22/02/2014, das 9h às 12h vide item “5 - Resultado e Matrícula”.

Fechar

Disposições Gerais

O candidato só poderá prestar prova no local previsto em seu comprovante de inscrição.

O candidato submeter-se-á a todas as normas e condições dispostas neste Edital.

O presente Processo Seletivo somente será válido para matrículas no 1º semestre letivo de 2014.

O candidato deverá observar, atentamente, todas as instruções constantes da capa da prova, não cabendo quaisquer reclamações posteriores.

As fichas de inscrição e as listas de presença do Processo Seletivo permanecerão arquivadas pelo período de 1 (um) ano, a contar da data da aplicação da prova, sendo, posteriormente, incineradas.

A Universidade Cruzeiro do Sul reserva-se o direito de utilizar meios complementares de identificação do candidato, caso achar necessário.

Os gabaritos estarão disponíveis pela INTERNET e nos campi da Universidade, a partir das 10h, do dia 17/02/2014.

A Universidade Cruzeiro do Sul participa do Programa do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES, do Ministério da Educação.

A Universidade Cruzeiro do Sul fará divulgar, sempre que necessário, normas complementares ao presente edital e avisos oficiais relativos ao presente Processo Seletivo.

Fica a cargo da Universidade a devolução, total ou parcial, de valores pagos referentes à 1ª parcela da semestralidade, quando do cancelamento de matrícula.

Após o início do semestre letivo, a desistência da matrícula não implicará a devolução de qualquer importância paga, cabendo ao desistente o pagamento das mensalidades vencidas, inclusive a do último mês iniciado.

O pedido de desistência da matrícula deve ser feito por escrito, nos setores competentes da Universidade.

A Universidade Cruzeiro do Sul reserva-se o direito de, a qualquer tempo durante o curso, extinguir turnos de cursos oferecidos, sendo resguardado, em qualquer hipótese, o direito do aluno transferir-se para o turno mantido pela própria Universidade.

O prazo de validade do Processo Seletivo expira em 10/03/2014.

Fica eleito o Foro da Cidade de São Paulo, com exclusão e renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir questões oriundas do presente Processo Seletivo.

Os casos omissos serão resolvidos pelos Órgãos Colegiados Superiores da Universidade Cruzeiro do Sul.

Todos os candidatos inscritos na Prova Tradicional concorrem ao Programa de Bolsa Integral, que oferece bolsa integral aos que obtiverem aproveitamento mínimo de 75% na Prova Tradicional (regulamento disponível em www.cruzeirodosul.edu.br).

Os inscritos na modalidade de Ingresso Via ENEM não concorrem ao Programa de Bolsa Integral, conforme consta no regulamento disponível em www.cruzeirodosul.edu.br.

Cópias do Edital encontram-se afixadas nos quadros de avisos dos campi da Universidade Cruzeiro do Sul.

Fechar

VAGAS

Os cursos gratuitos não integram a lista de cursos ofertados para o Ingresso via ENEM.

Os inscritos na modalidade de Ingresso via ENEM não concorrem ao programa de bolsa integral aos que obtiverem aproveitamento mínimo de 75% da prova.



Cursos Duração semestres SM AF Lib

Administração– bacharelado

8

90

447

20

211

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – tecnológico

4

201

220

212

Arquitetura e Urbanismo– bacharelado

10

58

301

Artes Visuais – licenciatura

6

77

73

Ciência da Computação– bacharelado

8

132

Ciências Biológicas – bacharelado

8

98

Ciências Biológicas – licenciatura

6

101

Ciências Contábeis– bacharelado

8

47

200

201

213

Ciências Econômicas (Economia) – bacharelado

8

70

Design Gráfico - tecnológico

6

153

Design de Interiores – tecnológico

6

157

Direito– bacharelado

10

17

15

15

14

10

Educação Física – bacharelado

8

71

151

Educação Física – licenciatura

6

78

149

Enfermagem– bacharelado

8

157

158

Engenharia Civil– bacharelado

10

78

301

147

Engenharia de Produção– bacharelado

10

77

150

Engenharia Elétrica– bacharelado

10

78

147

Engenharia Mecânica– bacharelado

10

73

221

251

Estética Capilar e Cosmética – tecnológico

6

73

Farmácia – bacharelado

8

91

Fisioterapia – bacharelado

8

51

47

Gastronomia – tecnológico

4

36

50

Gestão de Recursos Humanos - tecnológico

4

68

368

111

218

Gestão Financeira – tecnológico

4

150

113

175

Jogos Digitais – tecnológico

4

77

Letras (Port/Inglês) – licenciatura

6

163

165

Logística – tecnológico

4

240

Matemática – licenciatura

6

160

Medicina Veterinária – bacharelado

10

47

Pedagogia – licenciatura

6

200

350

151

Publicidade e Propaganda – bacharelado

8

141

131

Psicologia– bacharelado

10

19

17

15

13

14

Química – bacharelado

7

153

Química – licenciatura

6

77

Rádio, TV e Internet – bacharelado

8

163

Redes de Computadores – tecnológico

4

164

Serviço Social – bacharelado

8

74

90

As vagas oferecidas correspondem ao total de vagas para Ingresso Via ENEM e Prova Tradicional.

Consulte os atos legais de cada curso em "Informações complementares e Atos legais" deste manual.

Fechar

Informações Complementares e Atos Legais

Os cursos abaixo relacionados têm especificidades em relação a estágio obrigatório e/ou horário de aulas e/ou aulas aos sábados.

Os demais cursos têm horário de aulas de 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h35 (período matutino) e das 19h30 às 23h (período noturno).


Cursos de Graduação Especificidades
Arquitetura e Urbanismo Estágio Curricular Supervisionado obrigatório e realizado fora do horário regular de aula, do 5º ao 8º semestre.
Artes Visuais (Educação Artística) - Licenciatura Estágio Curricular Supervisionado obrigatório e realizado integralmente em unidades escolares, a partir do 5º semestre, fora do horário regular de aula.
Ciência da Computação Atividades realizadas fora do horário regular de aula: Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Graduação Interdisciplinar e Atividades Complementares.
Ciências Biológicas - licenciatura Aulas aos sábados, em todos os semestres.
Estágio Curricular Supervisionado obrigatório e realizado integralmente em unidades escolares, a partir do 5º semestre, fora do horário regular de aula.
Ciências Biológicas - bacharelado Aulas aos sábados, em todos os semestres.
Estágio Curricular Supervisionado obrigatório e realizado em laboratórios e institutos de pesquisa, a partir do 7º semestre, fora do horário regular de aula.
Trabalho de Conclusão de Curso obrigatório.
Publicidade e Propaganda
Rádio, TV e Internet.
O período matutino será oferecido somente até o 2° semestre.
Atividades a serem cumpridas fora do horário regular de aulas: Estágio Curricular Supervisionado e Atividades Complementares integradas ao TC – Trabalho de Curso.
Direito Aulas aos sábados, em alguns semestres, para os alunos que ingressam no meio do ano.
Estágio Curricular Supervisionado a partir do 1º semestre, sob a orientação do Núcleo de Prática Jurídica, fora do horário regular de aulas.
Educação Física - licenciatura Estágio Curricular Supervisionado obrigatório e realizado fora do horário regular de aula, a partir do 5º semestre.
Aulas práticas realizadas no Complexo Esportivo
Educação Física - bacharelado Estágio Curricular Profissionalizante obrigatório e realizado fora do horário regular de aula, nos 7º e 8º semestres.
Aulas práticas realizadas no Complexo Esportivo.
Haverá agendamento prévio de aulas aos sábados.
Enfermagem Matutino – das 7h30 às 12h50. Práticas Clínicas e Estágio Curricular Supervisionado obrigatórios, a partir do 2º semestre, no mesmo horário de aula.
Noturno – das 17h50 às 23h. Práticas Clínicas e Estágio Curricular Supervisionado a partir do 2º semestre, das 13h30 às 18h40.
Aulas aos sábados, pela manhã, a partir do 5º semestre para os períodos matutino e noturno.
Engenharia Civil O período matutino será oferecido somente até o 4° semestre.
Aulas aos sábados, a partir do 1° semestre.
Engenharia Elétrica O período matutino será oferecido somente até o 4° semestre.
Aulas aos sábados, a partir do 1° semestre.
Engenharia Mecânica O período matutino será oferecido somente até o 4° semestre.
Aulas aos sábados, a partir do 1° semestre.
Engenharia de Produção O período matutino será oferecido somente até o 4° semestre.
Aulas aos sábados, a partir do 1° semestre.
Farmácia Matutino – das 7h30 às 11h50.
Noturno – das 18h40 às 23h
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, a partir do 6º semestre, fora do horário regular de aula.
Fisioterapia Matutino – das 7h30 às 12h
Noturno – das 18h30 às 23h
A partir do 2º semestre, para alunos que ingressarem no início do ano, e a partir do 1º semestre, para alunos que ingressarem no meio do ano, aulas também aos sábados, das 7h30 às 12h, para alunos de ambos os turnos (matutino e noturno).
Estágio Curricular Supervisionado obrigatório, a partir do 7º semestre, no horário das 7h30 às 11h40, para alunos dos dois turnos (matutino e noturno).
Letras (Português e Inglês) - licenciatura Aulas aos sábados em todos os semestres.
Estágio Curricular Supervisionado obrigatório realizado integralmente em unidades escolares, a partir do 5º semestre para alunos que ingressarem no início do ano e a partir do 4º semestre, para os que ingressarem no meio do ano.
Matemática - licenciatura Aulas aos sábados, possivelmente em todos os semestres.
Estágio Curricular Supervisionado obrigatório e realizado em escolas das redes pública e privada de ensino.
Medicina Veterinária Matutino - das 7h30 às 12h50.
Aulas aos sábados, em alguns semestres.
Música Aulas práticas das 13h às 18h, três vezes por semana, em dias a serem determinados posteriormente.
Odontologia Matutino – de 2ª a 6ª feira, das 8h às 13h.
Noturno – de 2ª a 6ª feira, das 18h às 23h
Atendimento Clínico Supervisionado à comunidade na diferentes especialidades a partir do 2º semestre.
Atividades Complementares Supervisionadas fora do horário regular de aula para atendimento à comunidade carente.
Pedagogia Estágio Curricular Supervisionado obrigatório a partir do 4º semestre, realizado integralmente em unidades escolares e fora do horário regular de aula.
Psicologia Estágio Curricular Supervisionado (básico e específico) fora do horário regular de aula.
no 10º semestre, opção por um dos dois núcleos, que correspondem às ênfases curriculares adotadas pelo curso: Núcleo de Processos de Prevenção e Promoção da Saúde no Contexto Institucional OU Núcleo de Processos de Prevenção e Promoção da Saúde na Clínica Ampliada.
Química - licenciatura Aulas aos sábados, em todos os semestres.
Estágio Curricular Supervisionado obrigatório, nos 5º e 6º semestres, em horário regular de aula.
Química - bacharelado Aulas aos sábados, em todos os semestres.
Estágio Curricular Supervisionado obrigatório, no 7º semestre, fora do horário regular de aula
Serviço Social O Estágio Curricular Supervisionado obrigatório é autorizado apenas a partir do 5º semestre.
CST em Jogos Digitais Aulas aos sábados, em todos os semestres: no 1º semestre, das 8h às 11h35 e nos demais, das 8h às 13h20.
CST em Gestão de Recursos Humanos Nos quatro semestres do curso, na disciplina de Projeto de Consultoria Interdisciplinar, os alunos realizam pesquisas em empresas, realizadas em grupo e fora do horário regular de aulas.
O curso exige a realização de Atividades Complementares fora do horário regular de aulas, como parte integrante da carga horária do curso.
CST em Gestão Financeira Nos quatro semestres do curso, na disciplina de Projeto de Consultoria Interdisciplinar, os alunos realizam pesquisas em empresas, atividades em grupo e fora do horário regular de aulas.
O curso exige a realização de Atividades Complementares fora do horário regular de aulas, como parte integrante da carga horária do curso.
CST em Gastronomia Durante o curso os alunos participam de vários eventos e feiras da área, geralmente fora dos dias e horários regulares de aula.
CST em Logística Em todos os semestres, a entrega da documentação comprobatória da realização das Atividades Complementares (ACs) será realizada as segundas-feiras, em pré-aula.
CST em Estética e Cosmética (Visagismo e Estética Capilar) Matutino – às 2ª e 3ª feiras, das 8h às 13h15; às 4ª e 5ª feiras, das 8h às 11h35.
Noturno - às 2ª e 3ª feiras, das 17h50 às 23h; às 4ª e 5ª feiras, das 19h30 às 23h.
As aulas técnicas são ministradas, a critério dos professores, em sala de aula ou no centro técnico.


Cursos de Graduação Ato legal
Administração Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 314, de 02/08/11 - D.O.U de 04/08/11
Arquitetura e Urbanismo Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 4.212, de 06/12/05 - D.O.U. nº 234, de 07/12/05
Artes Visuais (Educação Artística) Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 52, de 26/05/06 - D.O.U. nº 101, de 29/05/06
Ciência da Computação Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 381, de 19/09/11 - D.O.U de 20/09/11
Ciências Biológicas (bacharelado) Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 767, de 23.03.2006 – D.O.U. 24/03/06
Ciências Biológicas (licenciatura) Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 767, 23/03/06 - D.O.U. nº 58, de 24/03/06
Ciências Contábeis (licenciatura) Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 124, de 09/07/2012 - D.O.U., de 10/07/12
Ciências Econômicas Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 1074, de 15/12/08 - D.O.U. nº 244, de 16/12/08. Curso reconhecido pelo Mec com conceito máximo 5
Ciências Sociais (licenciatura) Criação: Resolução Reitoria nº 11/2012, de 13/08/2012
Design de Interiores Criação: Resolução CONSU nº 22/2004, de 08/12/04
Design Gráfico Criação: Resolução Reitoria nº 08, de 07/08/06
Direito Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 29,de 26/03/2012, D.O.U. 28/03/2012
Educação Física (bacharelado) Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 4.214, de 06.12.2005 - D.O.U. 07/12/05
Educação Física (licenciatura) Reconhecimento: Portaria Ministerial n° 412, de 11/10/11 - D.O.U. de 14/10/11
Enfermagem Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 01, de 06/01/2012, D.O.U. 09/01/2012
Engenharia Civil Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 381, de 19/09/11 - D.O.U. de 20/09/11
Engenharia de Produção Criação: Resolução CONSU nº 23, de 10/12/03.
Engenharia Elétrica Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 589, de 21/05/10 - D.O.U. de 24/05/10
Engenharia Mecânica Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 381, de 19/09/11 - D.O.U. de 20/09/11
Estética e Cosmética (Visagismo e Estética Capilar) Criação: Resolução CONSU nº 25/2006, de 13/12/2006 e Resolução CONSU nº 3/2010, de 23/06/10
Farmácia Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 01, de 06/01/2012, D.O.U. 09/01/2012
Fisioterapia Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 383, de 19/09/11 - D.O.U. de 20/09/11
Gastronomia Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 492, de 20/12/2011 - D.O.U., 23/12/2011
Gestão de Recursos Humanos Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 91, de 09.02.2011 – D.O.U. 10/02/11
Gestão Financeira Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 79, de 04.02.2011 – D.O.U. 08/02/11
Jogos Digitais Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 193, de 22/02/07 - D.O.U. nº 39, de 27/02/07
Jornalismo Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 4.213, de 06/12/05 - D.O.U. nº 234, de 07/12/05
Letras (Português – Inglês) Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 295, de 28/07/11, D.O.U. de 29/07/11
Logística Reconhecimento: Portaria Ministerial n° 408, de 11/10/11 - D.O.U. de 14/10/11
Matemática Reconhecimento: Portaria Ministerial n° 278, de 20/07/11 - D.O.U. de 21/07/11
Medicina Veterinária Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 01, de 06/01/2012, D.O.U. 09/01/2012
Música Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 297, de 05/08/82 - D.O.U., de 09/08/82
Odontologia Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 60, de 12/01/06 - D.O.U. nº 10, de 13/01/06
Pedagogia (licenciatura) Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 2.169, de 06.12.2010 - D.O.U. de 07/12/10
Psicologia Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 305, de 02/08/11 - D.O.U. de 04/08/11
Publicidade e Propaganda Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 4.237, de 22/12/04 - D.O.U. nº 246, de 23/12/04
Química (bacharelado) Criação: Resolução CONSU nº 47/2006, de 13/12/06
Química (licenciatura) Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 435, de 15.02.2011 – D.O.U. 17/02/11
Rádio, TV e Internet Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 4.213, de 06/12/05 - D.O.U. nº 234, de 07/12/05
Relações Públicas Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 4.237, de 22/12/04 - D.O.U. nº 246, de 23/12/04
Serviço Social Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 01, de 06/01/2012, D.O.U. 09.01.2012

Fechar

Conteúdo Programático

Redação
Produção de um texto dissertativo, narrativo ou, ainda, descritivo.
A redação será avaliada segundo os seguintes critérios: adequação ao tema proposto, ao tipo de texto solicitado, e ao padrão culto da língua.

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Parte I - Língua Portuguesa.
Língua Falada e Escrita: uso informal e formal da língua; o nível culto da linguagem; adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes de palavras, flexões de palavras; frase, oração, período; estrutura da frase; classes de palavras e funções sintáticas; período simples e período composto: coordenação e subordinação; regência nominal e verbal; colocação dos termos na frase; pontuação. Teoria da Comunicação: elementos da comunicação; noções de ruído e de redundância; funções da linguagem. Semântica e Estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; denotação e conotação, figuras de linguagem.

Parte II- Literatura Brasileira.
Teoria da Literatura: criação estética; linguagem literária e não literária; gêneros literários. Processo Literário Brasileiro: momentos do processo literário brasileiro em conexão com a história e a cultura brasileira; o fenômeno literário brasileiro; a expressão literária das atitudes do homem em face do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de expressão literária cultos ou populares e do tratamento dado aos temas; classificação de textos em dada época literária em função de suas características temáticas e expressionais. Romantismo no Brasil: renovação e permanência de temas e de meios de expressão da poesia romântica relativamente à do Barroco e à do Arcadismo; características temáticas e expressionais da poesia, da ficção e do teatro romântico. Realismo no Brasil: a questão do realismo na ficção do final do século XIX e início do século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia. Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas literárias passadas; elementos de permanência, oposição e transformação; características renovadoras na ficção; principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945; tendências pós-45.

Matemática
Parte I - Aritmética, Álgebra e Noções de Lógica

Parte II - Noção intuitiva de Conjuntos: operações em conjuntos
Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais (propriedades, operações, ordem, valor absoluto); complexos (formas trigonométrica e algébrica, representação e operações).

Parte III - Funções. Gráficos e operações; inversa de uma função; função do 1º grau, do 2º grau, módulo, exponencial e logarítmica

Parte IV - Equações e inequações

Parte V - Polinômios. Relações entre coeficiente e raízes; teorema fundamental da Álgebra

Parte VI - Seqüências: noções, limite de uma seqüência; progressões aritméticas e geométricas

Parte VII - Juros: simples e composto

Parte VIII - Análise Combinatória: noções, binômio de Newton; probabilidade

Parte IX - Geometria
Geometria Plana: figuras planas (caracterização e propriedades); Teorema de Tales; semelhança; relações métricas.
Geometria Espacial: posições relativas entre pontos, retas e planos.
Poliedros, sólidos de revolução (cilindros, cones e esferas) e troncos: conceito, semelhança e relações métricas; inscrições e circunscrição.

Parte X - Trigonometria: arcos e ângulos (medida, relação entre arcos); funções trigonométricas

Parte XI - Álgebra Linear e Geometria Analítica no Plano e no Espaço
Os espaços Vetoriais R2 e R3.
Operações com vetores: adição; multiplicação de um vetor por um escalar real, entre dois vetores (produto escalar e vetorial) e entre três vetores (produto misto).
Retas e Cônicas no R2.
Reta, plano e esfera no R3.

Parte XII - Matrizes: operações; inversa de uma matriz; determinantes de matrizes 2x2 e 3x3

Parte XIII - Transformações lineares simples do R2 e R3. Sistemas de equações lineares em duas e três variáveis

Física
Parte I - Mecânica: Cinemática
Cinemática escalar, cinemática vetorial, movimento circular.

Parte II - Dinâmica
Os princípios fundamentais, forças no movimento circular, gravitação universal, energia, conservação da quantidade de movimento.

Parte III - Estática

Parte IV - Hidrostática

Parte V - Termologia
Termometria, dilatação térmica de sólidos e líquidos, calorimetria, estudo dos gases, termodinâmica.

Parte VI - Óptica Geométrica
Princípios fundamentais, reflexão da luz, espelhos esféricos, refração da luz, lentes esféricas.

Parte VII - Eletricidade
Eletrostática: a Lei de Coulomb, campo elétrico, potencial eletrostático, condensadores.
Eletrodinâmica: corrente elétrica, estudo dos resistores, geradores e receptores, circuitos elétricos.
Eletromagnetismo: campo magnético, força magnética, indução eletromagnética.

Química
Parte I - Estrutura da Matéria
Aspectos macroscópicos; Teoria Atômico-Molecular; Classificação Periódica dos Elementos; Ligações Químicas; Funções Químicas; Estados da matéria.

Parte II - Transformações da Matéria
Combinações Químicas; Leis das Combinações Químicas; Efeitos Energéticos nas Reações Químicas; Noções de Cinética Química; Equilíbrio Químico; Eletroquímica; Radioatividade.

Parte III - Química Orgânica
Características gerais; Funções orgânicas, Isomeria; Reações orgânicas; Produtos Naturais; Química do Petróleo.

Biologia
Parte I - Seres Vivos
Características gerais. Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação; regras de nomenclatura; conceito de espécie; categorias taxionômicas; características gerais dos principais grupos; vírus.

Parte II - Célula
Célula procariota e eucariota: características diferenciais. Célula animal e vegetal: componentes morfológicos; principais funções das estruturas celulares. Componentes químicos: importância funcional das substâncias químicas para a manutenção da homeostase celular. Inter-relação das funções celulares: relação com a evolução das estruturas celulares. Núcleo interfásico: código genético. Reprodução celular: mitose e meiose.
Tecidos.
Conceito estrutural e funcional. Classificação dos tecidos animais: critérios. Principais características e funções dos tecidos animais e vegetais.

Parte III- Funções Vitais dos Animais e Vegetais
Características e funções dos sistemas: nutrição e digestão; respiração e trocas gasosas; circulação e transporte; excreção; proteção; sustentação; locomoção; respostas aos estímulos ambientais e sistema de integração. Reprodução: sexuada e assexuada (principais exemplos); evolução nos principais grupos de animais e vegetais; gametogênese, fecundação e desenvolvimento embrionário; reprodução humana.

Parte IV - Genética
Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade. Mendelismo e Neomendelismo. Fundamentos de citogenética: genes e cromossomas; "crossing over"; anomalias cromossômicas. Conceitos básicos de engenharia genética.
Fontes de variabilidade genética: mutação e recombinação gênica. Genética de populações.

Parte V- Evolução
Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo. Mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural. Evidências da evolução. Evolução dos vertebrados e dos vegetais.

Parte VI- Ecologia
Fluxo de energia e matéria na biosfera. Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades. Ciclos biogeoquímicos. Sucessão ecológica e grandes biomas. Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da natureza.

Parte VII - Saúde, Higiene e Saneamento Básico
Conceito e princípios básicos de saúde, higiene e saneamento. Principais doenças do homem: doenças carenciais; doenças infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no Brasil. Defesas do organismo: imunização.

Fechar

Regulamento - Programa de Bolsa de Estudo

REGULAMENTO
PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO - Processo Seletivo 1º semestre/2014

A Cruzeiro do Sul Educacional SA, CNPJ no 62.984.091/0001-02, entidade mantenedora da Universidade Cruzeiro do Sul, estabelece o presente regulamento que regerá as condições de concessão e de manutenção das modalidades de bolsas de estudo e benefícios oferecidos no Processo Seletivo 1º semestre/2014 para cursos de graduação presenciais.

I. Bolsa Integral de Mérito Acadêmico
1.1 Aos candidatos de todos os cursos de graduação presencial, sem exceção, que obtiverem pontuação mínima de 75% na prova tradicional do Vestibular e forem aprovados no Processo Seletivo 1º semestre/2014; de acordo com o número de vagas oferecidas no processo seletivo;
1.2 este benefício não é válido para ingressantes pela modalidade Ingresso via ENEM;
1.3 o pagamento da matrícula referente ao 1°semestre letivo é obrigatório e se fará com base no ?valor integral;
1.4 haverá, ainda, a possibilidade do bolsista ser requisitado para participar de programas de ?Monitoria e Iniciação Científica;
1.5 o benefício é automaticamente cancelado em caso de sanção disciplinar, reprovação em uma ?ou mais disciplinas (por nota e/ou falta) e/ou mudança de curso, após o início das aulas do 1° ?semestre letivo e/ou interrupção dos estudos (trancamento, cancelamento, abandono etc.);
1.6 deve ser mantida a média geral semestral superior à média da série mais 1 (um) desvio ?padrão, com arredondamento até a primeira casa decimal, até o limite da nota 10,0 (dez);
1.7 nos semestres nos quais o bolsista não atingir a condição para a manutenção do benefício, o ?desconto será reduzido, escalonadamente, em 10% e
1.8 o desconto parcial ou integral eventualmente perdido é irrecuperável.

II. Bolsa Integral – Cursos gratuitos
2.1 Aos candidatos dos cursos de Geografia (licenciatura e bacharelado) e História (licenciatura e bacharelado) que forem aprovados no Processo Seletivo 2014, de acordo com o número de vagas oferecidas;
2.2 necessário, como pré-requisito, pontuação mínima de 50% na prova tradicional do Vestibular para os candidatos Geografia (licenciatura e bacharelado) e História (licenciatura e bacharelado);
2.3 este benefício não é válido para ingressantes pela modalidade Ingresso via ENEM;
2.4 o pagamento da matrícula referente ao 1°semestre letivo é obrigatório e se fará com base no ?valor integral;
2.5 o bolsista poderá ser convocado a participar de apresentações, concursos, ?atividades/monitorias, programas extensionistas, relativos ao curso a critério da Coordenação ?do Curso;
2.6 o benefício é automaticamente cancelado em caso de sanção disciplinar, reprovação em uma ?ou mais disciplinas (por nota e/ou falta) e/ou mudança de curso, após o início das aulas do 1° semestre do curso letivo e/ou interrupção dos estudos (trancamento, cancelamento, abandono etc.);
2.7 deve ser mantida a média geral semestral igual ou superior a 8,0 (oito), com arredondamento até a primeira casa decimal;
2.8 nos semestres nos quais o bolsista não atingir a condição para a manutenção do benefício, o desconto será reduzido, escalonadamente, em 10% e
2.9 o desconto parcial ou integral eventualmente perdido é irrecuperável.

III. Bolsa por Campus
3.1 Aos candidatos aprovados no Processo Seletivo 1º semestre/2014 em cursos presenciais é oferecida uma bonificação conforme tabela a seguir, durante a duração regular do curso;
3.2 a bonificação depende única e exclusivamente do campus no qual o aluno está matriculado;
3.3 no caso de extinção do curso durante a vigência do benefício, a bonificação será ?automaticamente extinta;
3.4 o benefício será automática e integralmente cancelado em caso de sanção disciplinar e/ou ?reprovação em mais de uma disciplina e/ou não alcance de desempenho mínimo em avaliação geral a partir do terceiro semestre do curso bem como em caso de atraso de duas ou mais mensalidades (consecutivas ou não) e/ou mudança de curso, após o início das aulas do 1° semestre letivo e/ou interrupção dos estudos (trancamento, cancelamento, abandono etc.);
3.5 o benefício incidirá, desde a matrícula, sobre o valor da mensalidade integral e é válido para pagamento até a data de vencimento;
3.6 ao beneficio serão somados os descontos financeiros de pontualidade, válidos entre o último dia útil do mês anterior ao vencimento e o sexto dia útil, sendo totalmente perdidos no vencimento;
3.7 o benefício não poderá ser acumulado com qualquer outra bolsa ou benefício, salvo Iniciação Científica e Monitoria e
3.8 o benefício incide única e exclusivamente sobre os valores das parcelas de duração regular do curso, ou seja: não se aplica sobre valores de dependências, taxas administrativas, etc.


CURSOS CAMPUS
AF LIB
Administração 9,95%
Ciências Contábeis 12,47%
Direito 6,27%
Enfermagem 12,61%
Psicologia 7,91% 7,91%
Análise e Desenv. de Sistemas - tecnológico 16,01%
Gestão de Recursos Humanos - tecnológico 13,57%
Gestão Financeira - tecnológico 13,57%
Redes de Computadores - tecnológico 10,67%

IV. Critérios de concessão para todas as modalidades de bolsas
4.1 Aplicam-se única e exclusivamente a novos ingressantes no nível superior de graduação presencial, que iniciarem o 1°semestre do curso no 1°semestre de 2014;
4.2 os benefícios aplicam-se aos candidatos do Processo Seletivo 1º semestre/2014, em qualquer de suas etapas, desde que oferecidas vagas para o curso presencial pretendido;
4.3 será considerado aluno aquele que já tiver quitado o valor da 1a parcela da semestralidade (matrícula);
4.4 os benefícios são pessoais e intransferíveis;
4.5 os benefícios são válidos para matrículas efetivadas no período regular de matrículas, ?conforme calendário próprio da etapa do Processo Seletivo (Manual do Candidato) no qual o ?candidato foi aprovado e obteve a pontuação relativa ao benefício;
4.6 o aluno poderá optar por qualquer outro curso, dentro das normas pertinentes à transferência ?de curso, desde que realizada antes do início das aulas do 1°semestre letivo e
4.7 serão feitas, semestralmente, verificações da situação acadêmica do aluno para efeito da ?aplicação deste regulamento.

V. Condições gerais
5.1 Os bolsistas cedem, sem qualquer ônus, o direito de uso de sua imagem/voz à Cruzeiro do Sul Educacional SA, pelo período em que forem alunos da Universidade Cruzeiro do Sul, mais 1 (um) ano, para fins de publicidade e similares relativos a esta Universidade, podendo, inclusive, ser convocados a participar de eventos para essa finalidade;
5.2 os bolsistas deverão, sempre que convocados, comparecer em eventos, sessões de fotos/filmagens ou outra atividade para fins de publicidade e similares referentes à Universidade Cruzeiro do Sul, sob pena de suspensão ou cancelamento integral do benefício, sem necessidade de prévio aviso ou notificação;
5.3 eventual tolerância da Universidade Cruzeiro do Sul com relação ao não cumprimento de quaisquer obrigações descritas neste documento não constituirá novação, sendo facultado à Universidade, a qualquer momento, exigir o cumprimento das condições contratuais pactuadas ou suspender integral ou parcialmente o benefício concedido;
5.4 este regulamento é parte integrante dos Contratos de Prestação de Serviços Educacionais firmados pelo concessionário do benefício;
5.5 os contemplados aceitam todas as condições aqui descritas, sem nenhuma restrição e
5.6 casos omissos serão resolvidos pela Reitoria da Universidade Cruzeiro do Sul, cabendo recurso ao Conselho Universitário – CONSU.

Regulamentos anteriores
Regulamento Processo Seletivo 1º semestre 2008
Regulamento Processo Seletivo 1º semestre 2008 – Incentivo à formação de Fisioterapeutas
Regulamento Processo Seletivo 1º semestre 2008 – Incentivo Educacional aos alunos de Odontologia
Regulamento Processo Seletivo 1º semestre 2008 – Incentivo à formação de Professores
Regulamento Processo Seletivo 2º semestre 2008
Regulamento Processo Seletivo 2º semestre 2009
Regulamento Processo Seletivo 1º semestre 2010
Regulamento Processo Seletivo 1º semestre 2011
Regulamento Processo Seletivo 2º semestre 2011
Regulamento Processo Seletivo 1º semestre 2012
Regulamento Processo Seletivo 2º semestre 2012

Regulamento Processo Seletivo 1º semestre 2013

Fechar