Egressos


  • Selecione outro idioma


Desde o início da sua atuação, o Programa titulou 82 Mestres e 136 Doutores. Considerando este quadriênio (2017-2020), o Programa titulou 25 Mestres e 40 Doutores. Durante todos esses anos de existência do PPG-O, a qualificação dos egressos tem sido demonstrada pela inserção destes profissionais no mercado de trabalho, alocados em Instituições de Ensino e Pesquisa dos setores público e privado, cargos públicos municipais e estaduais, e serviços de gestão em Saúde Pública, cargos esses em exercício vigente ou com vínculo encerrado, fazendo todos parte de uma trajetória de evolução profissional.

Os egressos do Programa estão distribuídos em quase em todos os estados brasileiros, o que corrobora a contribuição social e para o progresso regional e nacional que o PPG-O alcança. Distribuem-se nas regiões brasileiras conforme os números: Região Sudeste 56,1%; Nordeste 35,5%; Sul 5,2%; Centro-Oeste 1,6%; e Norte: 1,6%. Ao se avaliar a inserção desses egressos no mercado de trabalho, observa-se que atualmente, 100% dos egressos atuam em áreas relacionadas à Saúde e 76,80% deles em Docência/Pesquisa.

Os egressos do PPG-O continuam obtendo seus objetivos profissionais, entrando em renomadas instituições de pesquisa e ensino, bem como em centros emergentes: FAOA (Faculdade de Odontologia da APCD), UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), UESB (Universidade Estatual do Sudoeste da Bahia), UnirG, UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos), UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), UFPB (Universidade Federal da Paraíba), UNIMONTES, UNIFIP (Centro Universitário de Patos), UniFTC,UNIVALE (Faculdades Integradas do Vale do Ivaí), UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), UNIFACISA (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas) e UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau). Atualmente, 148 estão inseridos como profissionais nas áreas de Educação (82,2%), sendo que todos atuam na área da Saúde (100,0%) e 22 deles (14,96%) possuem cargos de liderança, como Coordenação, Gerência e Direção.

 

Dos EGRESSOS ATUANTES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, 113 (76,3%) atuam em Cursos de Graduação sendo 33 deles (29,3 %), vinculados às Instituições de Ensino Superior públicas, 81 (71,6%) estão inseridos em Instituições de Ensino Superior privadas. Outros 35 egressos (23,8%) atuam em Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, dentre os quais citamos:

 

1. ADRIANA GLEDYS ZINK (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2016): Coordenadora de curso de atualização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA) e Coordenadora do Curso de Especialização para Pacientes com Necessidades Especiais da Faculdade COESP, em João Pessoa-PB.
2. ALINE DE MATOS VILAS BOAS (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2017): Atua como Coordenadora do Curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (UNIFTC), em Feira de Santana, Bahia.
3. CAROLINE MORAES MORIYAMA (egressa do Curso de mestrado titulada em 2012): Atua como Coordenadora do curso de Especialização em Odontopediatria – FAOA – APCD (SP, São José do Rio Preto e Sorocaba, Professora do curso de graduação em Odontologia na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e professora dos cursos de especialização em Odontopediatria da FAPES e UNIMES.
4. CLARISSA ARAÚJO CAMPOS CAMELO (egressa do Curso de Mestrado titulada em 2015): Atua como Coordenadora do Curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário UNIFACISA em Campina Grande, na Paraíba.
5. DEBORAH ARAGÃO BARRETO ROSSETTI (egressa do Curso de Mestrado titulada em 2013): Atua como Coordenadora Técnica de Odontologia do Serviço de Reabilitação de Fissuras Lábio-Palatinas (Centrinho) das Obras Sociais Irmã Dulce, Salvador, Bahia.
6. DULCE HELENA DE ROSA CABELHO PASSARELLI (egressa do Curso de Mestrado titulada em 2010) Coordenadora dos Cursos de Capacitações aos Cirurgiões-dentistas da Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) para as Campanhas de Prevenção ao Câncer Bucal.
7. FERNANDA STELLA FERNANDES DE OLIVEIRA CAMBOIM (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2015): Atua como Coordenadora Adjunta do Curso de Graduação em Odontologia no Centro Universitário de Patos (UNIFIP), na Paraíba.
8. FERNANDO LAMERS (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2016): Atua como Coordenador do Programa Municipal de Odontologia para Bebês no município de Dourados, Mato Grosso do Sul;
9. FERNANDO MARTINS BAEDER (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2014): Coordenador dos Cursos de Habilitação em Odontologia Hospitalar com ênfase em UTI da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA) e da Faculdade COESP, em João Pessoa-PB, professor do curso de graduação em Odontologia da UNICSUL.
10. GABRIELA MANCIA DE GUTIERREZ (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2020): atua como Professora da Disciplina de Odontologia Pediátrica e do Estágio Infantil no Centro Universitário AGES – UniAGES – Paripiranga-BA e Professora Substituta da disciplina de Odontopediatria da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
11. GLÓRIA MARIA PIMENTA CABRAL (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2013): Atua como Coordenadora do Curso de graduação em Odontologia do UNIESP Centro Universitário, em João Pessoa, Paraíba e Coordenadora do curso de Especialização em Odontopediatria e Odontologia para pacientes com necessidades especiais do IOA JP e do IOA Campina Grande, Paraíba.
12. HERMANDA BARBOSA RODRIGUES (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2017): Atua como Coordenadora do Curso de graduação em Odontologia no Centro Universitário de Patos (UNIFIP), na Paraíba.
13. HID MIGUEL JUNIOR (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2016): Atua como Coordenador do Curso de Especialização em Implantodontia na Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (FAO-APCD).
14. JARBAS EDUARDO MARTINS (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2014) Coordenador do Curso de Especialização em Prótese Dentária da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA).
15. LEILA MAUÉS OLIVEIRA HANNA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2014): Atua como Coordenadora e professora do Curso de de graduação em Odontologia do Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU), em Belém, Pará.
16. MAURICIO TEIXEIRA DUARTE (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2011) Coordenador de Especialização de Implantodontia da FAOA/IESP.
17. MARIA CRISTINA DUARTE FERREIRA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2010): Coordenadora do curso de Especialização em Odontologia para pacientes com necessidades Especiais da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD); professora do curso de graduação em Odontologia da Universidade Metodista.
18. NÉLIA DE MEDEIROS SAMPAIO (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2017): Atua como Coordenadora do Curso de graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia.
19. PAULA VANESSA DA SILVA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2014): Atua como Coordenadora do Curso de graduação em Odontologia no Centro Universitário de Patos (UNIFIP) – Campus Campina Grande, na Paraíba.
20. RITA DE CASSIA SOUZA BARATELA THURLER (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2014): Coordenadora do Curso de Residência em Ortodontia Lingual da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Associação Brasileira de Ortodontia Lingual (ABOL).
21. RODRIGO ERNESTO VIEIRA ROCHA (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2016): Coordenador da Pós-graduação de Ortodontia e Ortopedia Facial da Universidade Cruzeiro do Sul (Campus Liberdade).
22. ROSILÉA CHAIN HARTUNG HABIBE (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2012): Atua como Coordenadora do Curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), no Rio de Janeiro.
23. ROSY DE OLIVEIRA NARDY MELO (egressa do Curso de Doutorado titulado em 2013): Coordenadora da especialização em Endodontia do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA/RJ.
24. SOFIA TAKEDA UEMURA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2013): Atua como Diretora da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA); conselheira da Associação Paulista de Cirurgiões Dentista, conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
25. VIVIANE COELHO DOURADO (egressa do Curso de Doutorado titulado em 2017): Atua como Coordenadora do Curso de Especialização em Implantodontia nas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE), filial Ilhéus-BA e professora do curso de graduação em Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi coordenadora do Colegiado do Curso de Odontologia da UESB.
26. WILMA ALEXANDRE SIMÕES (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2010): Coordenadora dos cursos de Especialização para Brasileiros e Estrangeiros em Ortopedia Funcional dos Maxilares na Faculdade de Odontologia da APCD.
27. JULIO CESAR BASSI (egresso do curso de Doutorado titulado em 2016): Coordenador do curso de Especialização em Odontopediatria na Associação Brasileira de Odontologia (ABO-SP) e na Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

 

Alguns egressos do curso de Doutorado também atuam como COLABORADORES EM GRUPOS DE PESQUISA E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, inclusive exercendo função de Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, a destacar-se:

 

RISE CONSOLAÇÃO LUATA COSTA RANK (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2010): Atua como Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade de Gurupi (UnirG), no Tocantins, nas diversas áreas de Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

 

MARILENY BOECHAUT FRAUCHES (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2013): Atua como professora de Odontologia Pediátrica e do Estágio Curricular Supervisionado da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), em Minas Gerais, além de docente colaboradora do Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território da UNIVALE.

 

JOÃO PAULO COLESANTI TANGANELLI (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2016): Atua como colaborador em grupo de pesquisa realizando estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada em Ciências da Saúde da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Também atua como Diretor do Departamento de Dor Orofacial da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentista (APCD).

 

CAMILA HELENA MACHADO DA COSTA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2014): Atua como pesquisadora, membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Cariologia Clínica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

ANTONIO CESAR OLIVEIRA DE AZEVEDO (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2018: é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Reconstrução Tecidual da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além de Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

 

MARIO CEZAR SILVA DE OLIVEIRA (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2014): é membro do Grupo Biomateriais Restauradores na Reabilitação Oral da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além de Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

 

RACHEL DE QUEIROZ FERREIRA RODRIGUES, TASSIA CRISTINA DE ALMEIDA PINTO SARMENTO, LUCIANA ELLEN DANTAS COSTA E MANUELLA SANTOS CARNEIRO ALMEIDA (egressas do Curso de Doutorado tituladas em 2015, 2015, 2014 e 2014, respectivamente): atuam como professoras do curso de Odontologia Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além de membros do Núcleo de Pesquisa Odontológica da da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

GLECIO CLEMENTE DE ARAUJO FILHO (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2016): atua como Professor Adjunto do curso de graduação em Odontologia de Caicó da Universidade Estatual do Rio Grande do Norte (UERN), sendo membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Odontológicas da mesma Universidade.

 

CAROLINA DE CASTRO OLIVEIRA e ADRIANA BENQUERER OLIVEIRA PALMA (egressas do Curso de Doutorado tituladas em 2011 e 2012, respectivamente): são membros do Grupo Vigilância em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, atuando como Professoras titulares na Instituição.

 

POLIANA DE SANTANA COSTA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2013): é membro do Grupo GEPPE(Rs) Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise, Educação e Representação Social, além de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ortodontia da UNIFIP/PB.

 

Cerca de 10% dos egressos do PPG-O atuam em Setores de Saúde governamentais, como Unidade Básica de Saúde (UBS) e Secretaria Municipal de Saúde, inclusive exercendo ou já tendo exercido funções de liderança, a destacar-se:

 

FERNANDO LAMERS (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2016): Atua como Coordenador do Programa Municipal de Odontologia para Bebês no município de Dourados, Mato Grosso do Sul;

 

CAMILA PORTO PESSOA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2016): Atuou Coordenadora de Saúde Bucal na Atenção Básica na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Bahia, até 2018;

 

DEBORAH ARAGÃO BARRETO ROSSETTI (egressa do Curso de Mestrado titulada em 2013): Atua como Coordenadora Técnica de Odontologia do Serviço de Reabilitação de Fissuras Lábio-Palatinas (Centrinho) das Obras Sociais Irmã Dulce, Salvador, Bahia.

 

RIANNE GOMES VILELA (egressa do Curso de Mestrado titulada em 2006): Coordenadora do Projeto Social Dentistas do Bem em Guarapari, no Espírito Santo.

 

ANDRIGO JOSÉ BEBER (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2012): Diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde na Prefeitura Municipal de Blumenau, Santa Catarina.

 

Quanto ao impacto social, destaca-se a participação de alguns egressos em Comissões e/ou Assessorias em Políticas Públicas, que exercem ou já exerceram funções de destaque em Órgãos de Gestão de Classe e Associações Científicas:

 

ADRIANA GLEDYS ZINK (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2016): Presidente da Câmara Técnica de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

 

SOFIA TAKEDA UEMURA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2013): Conselheira da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentista (APCD), Conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

 

VIVIANE COELHO DOURADO (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2017): Foi Presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) na gestão 2017-2019 e atualmente é Conselheira Efetiva no Conselho Federal de Odontologia (CFO).

 

ALLINE JESUINO DE OLIVEIRA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2015): É vice-presidente da ABOPED, regional do Tocantins.

 

RITA BARATELA THURLER (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2014): Presidente da Associação Brasileira de Ortodontia Lingual (ABOL).

 

FERNANDO MARTINS BAEDER (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2014): Membro da Diretoria Técnica do Departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasiliera (AMIB).

 

MARIA DE FÁTIMA GABÍNIO DE SIQUEIRA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2017): Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Odontopediatria – Regional da Paraaíba (ABOPED).

 

JOÃO PAULO COLESANTI TANGANELI (egresso do Curso de Doutorado titulado em 2016): Diretor do Departamento de Dor Orofacial da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD); ex Presidente da Câmara Técnica Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM/DOF) do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP); Gestor de Especialidades do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

 

DANIELE COELHO DOURADO (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2016): Membro da Comissão de Ensino, Especialidades e Instituições no Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), além de ter sido membro da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do mesmo órgão e embro da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2017.

 

JULIO CESAR BASSI (egresso do curso de Doutorado titulado em 2016): Membro diretor da Associação Paulista de Odontopediatria (APO).

 

Ainda como mérito e honraria com reconhecido impacto social, destacamos que a egressa do Curso de Doutorado do PPG-O ADRIANA GLEDYS ZINK é a única cirurgiã-dentista a receber o Prêmio Orgulho Autista Brasil do Movimento Orgulho Autista Brasil e tem forte engajamento social da assistência ao paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em 2019, ainda nesse contexto, destacamos a participação da egressa em uma recente produção com inserção nacional e impacto no desenvolvimento e aplicação de Políticas Públicas de Saúde Bucal de todo o país: o GUIA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, uma publicação do Ministério da Saúde que contou com a participação da Profa. Dra. Maria Teresa Botti Rodrigues dos Santos, disponível para acesso gratuito em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atencao_saude_bucal_pessoa_deficiencia.pdf. Em parceria de trabalho continuada com docentes do PPG-O, a referida egressa se dedicou à produção de um aplicativo (APP) de antecipação das fases do tratamento odontológico para indivíduos com espectro do autismo e que foi recentemente disponibilizado para download gratuito em plataforma IOS (https://apps.apple.com/br/app/vamos-ao-dentista/id1551226471), produto de sua Tese de Doutorado, orientada pela Profa. Dra. Renata de Oliveira Guaré.

Destaca-se também nesse quesito, a egressa do Curso de Doutorado do PPG-O SOFIA TAKEDA UEMURA, que foi eleita a profissional de referiência no ano de 2012 na categoria Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, tendo recebido a medalha e diploma de honra ao mérito profissional Dr. Luiz César Pannain que é a única e maior láurea científica odontológica do Brasil reconhecida por todas as entidades da categoria. A premiação com base em mérito científico foi recebida no plenário da Câmara Municipal de São Paulo; é definida com base em méritos unicamente científicos e a escolha dos candidatos é fundamentada mediante análise curricular, acontecendo por indicação das entidades especializadas na área odontológica.

O egresso do Curso de Doutorado do PPG-O ROBERTO SARCINELLI BARBOSA, recebeu premiação similar no ano de 2017, sendo eleito o profissional de referência na categoria Odontologia do Trabalho, também recebendo a medalha e diploma de honra ao mérito profissional Dr. Luiz César Pannain.

 

A egressa MARINA MARIANTE VIANA, orientada de doutorado direto pela Profa. Dra. Marcela Charantola Rodrigues, foi premiada em novembro de 2020, recebendo o XII Prêmio Orlando Chevitarese no Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica (INCAER) no Rio de Janeiro. O Prêmio foi concedido pelo Centro de Ensino e Pesquisa da Odontoclínica Santos Dumont (OASD) devido à sua primeira colocação na categoria Dissertação/Tese com o trabalho intitulado “Síntese, caracterização e aplicação de nanopartículas de prata recobertas com dióxido de silício em matrizes resinosas”, trabalho desenvolvido no PPG-O.
Quanto à inserção internacional, destaca-se a PARTICIPAÇÃO DE ALGUNS EGRESSOS DO PPG-O EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NO EXTERIOR:

WILMA ALEXANDRE SIMÕES (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2010): Possui reconhecida inserção Acadêmica Internacional na área de Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), sendo Coordenadora do Wilma Simões European Institute, em Lisboa, Portugal, além de ministrar Cursos de Especialização e Cursos Intensivos para estrangeiros, em língua espanhola, realizado no Brasil e registrados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

RITA BARATELA THURLER (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2015): Coordenadora do Centro de Treinamento em Ortodontia Lingual e Alinhadores Estéticos em Lisboa e Porto, Portugal.

Ainda segundo a CAPES, um egresso de sucesso também se insere com Editor, Membro de Corpo Editorial e Revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais, onde destacamos a atuação de alguns dos Mestres e Doutores titulados pelo PPG-O:

ALINE ROSLER GRINGS MANFRO (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2015): Revisora do periódico Journal of Contemporary Dental Practice e Revista Gaúcha de Odontologia (RGO).

CAROLINE MORAES MORIYAMA (egressa do Curso de Mestrado titulada em 2012): Membro do Corpo Editorial da Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD).

CALEB DAVID WILLY MOREIRA SHITSUKA (egresso do Curso de Mestrado titulado em 2011): Revisor ad hoc dos periódicos Journal of Oral Rehabilitation, Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Research, SocietyDevelopment.

RENATA PEREIRA DE SAMUEL MARQUES (egressa do Curso de Mestrado titulada em 2017): Revisora ad hoc dos periódicos International Journal of Paediatric Dentistry e Revista de Odontopediatria Latinoamericana.

MARIA DE FÁTIMA GABÍNIO DE SIQUEIRA (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2017): Revisora do periódico Saúde da Faculdade Santa Emília de Rodat.

WILMA ALEXANDRE SIMÕES (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2010): Membro do Corpo Editorial do periódico Journal of Clinical Pediatric Dentistry.

VIVIANE COELHO DOURADO (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2017): Membro do Corpo Editorial da revista Full Dentistry in Science.

HERMANDA RODRIGUES BARBOSA e SAMMIA ANACLETO DE ALBUQUERQUE PINHEIRO (egressas do Curso de Doutorado tituladas em 2017): Membros do Corpo Editorial da revista The Open Brazilian Dentistry Journal.

FERNANDA STELLA FERNANDES DE OLIVEIRA e TÉSSIA RICHELLY NÓBREGA BORJA DE MELO (egressas do Curso de Doutorado tituladas em 2014): Membros do Corpo Editorial da revista The Open Brazilian Dentistry Journal.

SAMARA CIRILO FEITOSA GERMANO (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2018): Membro do Corpo Editorial da revista The Open Brazilian Dentistry Journal.

GABRIELA MANCIA GUTIERREZ (egressa do Curso de Doutorado titulada em 2020): Revisora do periódico Special Care in Dentistry.

 

O Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul, reconhecendo a importância do acompanhamento dos egressos, tem avaliado nos últimos anos, de forma sistemática, qualitativa e auditável, o Perfil dos Egressos do Programa. São analisados: o destino dos egressos, empregabilidade, atuação, inserção local, regional e nacional e impacto social. Trata-se de uma análise descritiva, retrospectiva, pautada em análise documental. A maioria dos dados coletados são obtidos através da consulta à Plataforma Lattes de cada egresso (cerca de 70% dos egressos mantinham o currículo Lattes atualizado), algumas informações são verificadas através de contato por meio de acesso às mídias sociais (Instagram, Facebook e Linkedin) ou contato direto por telefone ou WhatsApp, feito com o egresso e/ou seus respectivos ex-orientadores do PPG-O.

Este banco de dados dos egressos do PPG-O contém informações sobre mercado de trabalho, capacitação profissional, extensão e demais assuntos, em alinhamento com a demanda do mercado de trabalho em Odontologia; atuação nacional e internacional, empregabilidade, territorialização ou interiorização dos egressos.
Um primeiro grande levantamento feito junto ao recente Processo de Autoavaliação interna do Programa gerou dados que foram apresentados durante a reunião anual da SBPqO, em 2020; trabalho intitulado: Perfil do egresso do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul (https://www.sbpqo.org.br/hotsite2020/anais.asp).

 

Esse conjunto de dados é continuamente sistematizado e reportado por meio de relatórios, tabelas e gráficos. Para isso, o PPG-O preenche regularmente uma planilha cadastral com endereço, telefone, mídias sociais e e-mail de todos os egressos, o qual é mantido atualizado pela Secretaria de Pós-graduação da Instituição. Outros canais de vinculação com os egressos são a página do PPG-O no Facebook e Instagram, nos quais os egressos são convidados a fazer sugestões, elogios ou críticas, ao Programa.

 

A pesquisa realizada com os egressos constitui-se uma importante ferramenta de avaliação e monitoramento dos serviços educacionais promovidos pelo PPG-O, norteando melhorias do Programa; adequações das matrizes curriculares oferecidas às demandas sociais e econômicas, além de direcionar os projetos de formação continuada.

 

Todos os eventos realizados pelo PPG-O também são divulgados aos egressos por meio de seus e-mails e também pela página do Facebook e Instagram do Programa. Nesse sentido, para estimulá-los na continuidade do sentimento de pertinência e manutenção de vínculos, em outubro de 2019 foi realizado o I Encontro do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul, que contou com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. Durante este evento, uma egressa do PPG-O (Profa. Dra. Joseli Maria Cordeiro) fez parte da banca de avaliação de um Concurso de Metodologias Ativas realizado para os discentes ativos do Programa, enquanto outros egressos estiveram presentes também como ouvintes durante as palestras do evento. No mesmo período, aconteceu a XIII Jornada Odontológica Universidade Cruzeiro do Sul (JOUCS), onde alguns egressos do Programa estiveram presentes como palestrantes (Profa. Me. Renata Pereira de Samuel Marques e Profa. Dra. Sofia Takeda Uemura), avaliadores externos de TCC (Profa. Dra. Maria Cristina Ramos Lima Padovani; Profa. Dra. Sofia Takeda Uemura; Profa. Dra. Priscila Hernández de Campos; Prof. Dr. Julio Cesar Bassi; Profa. Dra. Bárbara Favero Araújo Lima) e avaliadores internos de TCC (Prof. Dr. Carlos Henrique Magalhães Boucault; Prof. Dr. llson Masaru Yasunaka; Profa. Dra. Brígida Mônica Kleine). Nessa ocasião, eles puderam compartilhar conhecimento e relatar sua experiência acadêmica iniciada ainda enquanto alunos de Mestrado e Doutorado do PPG-O.

 

A seguir, conforme solicitado na nova ficha de avaliação da CAPES, tendo apenas 12 docentes permanentes atuando no Programa, descrevemos de forma qualitativa a trajetória profissional dos três (03) EGRESSOS QUE SE DESTACAM NO MERCADO DE TRABALHO, em diferentes períodos de titulação, de acordo com a Avaliação Trienal e Quadrienal da CAPES (2010-2012, 2013-2016 e 2017-2019):

 

2010-2012

1. RISE CONSOLAÇÃO IUATA COSTA RANK (titulada no Curso de Doutorado em 2011):
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação e Professora Titular no curso de Odontologia da Universidade de Gurupi (UnirG), desenvolve sua carreira acadêmica em uma região menos desenvolvida, ratificando o potencial de enucleação e formação de recursos humanos qualificados do PPG-O. Profissional de referência na região, organizou em 2019, 03 livros direcionados ao suporte para ações na Saúde e Educação no Tocantins (Aspectos epidemiológicos de enfermidades transmissíveis e não transmissíveis da região Sul do Tocantins – 166 páginas; Práticas educativas – abordagens multidisciplinares na região Sul do Estado do Tocantins – 336 páginas; Território e desenvolvimento regional: abordagem multidisciplinar da região Sul do Tocantins – 364 páginas).

2. LILIAN CITTY SARMENTO (titulada no Curso de Doutorado em 2011):
Seguiu carreira acadêmica com mérito, atuando com bom desempenho em cargos e Coordenações relevantes na sua atuação na Educação Superior: Professora Adjunta do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Professora e Coordenadora do Curso de Especialização em Odontopediatria da Faculdade São Leopoldo Mandic, Unidade Vila Velha. A egressa também se destaca na participação em Órgãos de Gestão de Classe e Associações Científicas regionais e nacionais, sendo atualmente Presidente da Associação Capixaba de Odontopediatria (ACOPE) e da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Vila Velha (ABO-VV), além de consultora Científica da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOPED).

3. CAROLINE MORAES MORIYAMA (titulada no Curso de Mestrado em 2012):
Seguiu sua dedicação na carreira acadêmica cursando o Doutorado na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP); encerrou Estágio Pós-Doutoral em Ciências Odontológicas também na FOUSP em 2019. A egressa também tem atuação que se destaca através de publicações em periódicos internacionais, incluindo a publicação da sua Dissertação de Mestrado no periódico Caries Research – Qualis A1 (Moriyama CM, Rodrigues JA, Lussi A, Diniz MB. Effectiveness of fluorescence-based methods to detect in situ demineralizationremineralization on smooth surfaces. Caries Res. 2014;48(6):507-14). Professora na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), nos Cursos de Atualização e Especialização em Odontopediatria da FAPES, Fundação Faculdade de Odontologia conveniada à FOUSP (FUNDECTO) e Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (FAOA-APCD).

2013-2016

1. SOFIA TAKEDA UEMURA (titulada no Curso de Doutorado em 2013):
A egressa foi premiada com a Medalha e Honra ao Mérito Profissional Dr. Luiz César Pannain na categoria Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE) e também se destaca na participação em Órgãos de Gestão de Classe e Associações Científicas, sendo atualmente Presidente da Comissão de Ética e Conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), além de Membro do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD). Com atuação de destaque no atendimento a OPNE, participou da redação de 03 capítulos de livros de referência na área (Atenção integral na Síndrome de Down. In: Diretrizes para o atendimento odontológico de pacientes sistemicamente comprometidos; Traumatismo em dentes decíduos no PNE: evidências para a prática clínica; Neuropatologias na infância. In: Odontologia Especial Pediátrica Correlação Prática e Evidencias). Atualmente é Diretora da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA).

2. CAMILA HELENA MACHADO DA COSTA FIGUEIREDO (titulada no Curso de Doutorado em 2014):
Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFPB), desenvolve sua carreira acadêmica em uma região menos desenvolvida, ratificando o potencial de enucleação e formação de recursos humanos qualificados do PPG-O. É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Cariologia Clínica da UFPB, tendo artigo publicado em periódigo qualificado em 2019, Qualis A2 (An analysis of third molar mineralization in Brazilian patients with cleft lippalate. Acta Odontol Scand. 2020 Feb 25:1-6), além de diversas produções científicas direcionadas ao suporte para ações na Saúde e Educação na Paraíba. Participa de um projeto de Extensão para Promoção e Prevenção de saúde bucal na região da Paraíba (Promovendo saúde bucal na Pastoral da criança).

3. ADRIANA GLEDYS ZINK (titulada no Curso de Doutorado em 2016):
Atua com forte engajamento e impacto social na assistência ao indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo a única cirurgiã-dentista a receber o Prêmio Orgulho Autista Brasil. Com mérito reconhecido, é Presidente da Câmara Técnica de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e Conselheira do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD), em São Paulo-SP. Na Educação Superior, é Professora da Universidade Anhanguera. Em 2019, destacamos sua participação na produção do Ministério da Saúde com impacto no desenvolvimento e aplicação de Políticas Públicas de Saúde Bucal de todo o país: GUIA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

 

2017-2020

1.HERMANDA BARBOSA RODRIGUES (titulada no Curso de Doutorado em 2017):
Professora Adjunta, Supervisora dos Estágios Clínicos e Coordenadora do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), na Paraíba. A egressa também atua como Membro do Comitê de Assessoramento da Agência de Fomento local. A egressa desenvolveu Projetos de Extensão com potencial impacto social na região de Patos-Paraíba (Saúde bucal nas creches – saúde bucal na primeira infância; Impacto econômico do consumo de produtos de higiene oral na família; Levantamento epidemiológico de fatores relacionados à saúde bucal e qualidade de vida dos alunos de 11 a 14 anos da rede municipal de Patos-PB – vinculado à sua Tese de Doutorado, publicada em período internacional Qualis A1 em 2019).

2. NÉLIA DE MEDEIROS SAMPAIO (titulada no Curso de Doutorado em 2017):
Egressa que ratifica o potencial de enucleação e formação de recursos humanos qualificados do PPG-O, atua na Educação Superior na região Nordeste do Brasil. É Professora Adjunta do curso de graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atual coordenadora do curso. Teve mérito acadêmico reconhecido sendo homenageada como Nome da Turma de Concluintes do curso de graduação em Odontologia na mesma Instituição em 2018. Atuou também como Coordenadora do Colegiado do Curso de Odontologia na mesma da UEFS na gestão 2017-2019.

3. GABRIELA MANCIA GUTIERREZ (titulada no Curso de Doutorado em 2020): atua na Educação Superior na região Nordeste do Brasil, ratificando o potencial de enucleação do Programa para regiões onde recursos humanos qualificados são escassos. É professora do Centro Universitário AGES (UniAGES) em Paripiranga (BA) e Professora Substituta da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A qualidade do seu trabalho e projetos de pesquisa é evidenciada pelo recebimento de diversas premiações em eventos regionais onde se destacam uma Menção Honrosa pelo melhor trabalho apresentado no I Simpósio Interdisciplinar de Saúde do Uniages e outra como melhor trabalho do I Congresso da liga acadêmica de Introdução à Odontologia na Universidade Federal de Pernambuco.

 

AUTO-AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE EGRESSOS
Como parte de sua estratégia de autoavaliação e aprimoramento, o PPG-O tem monitorado a empregabilidade, atuação, inserção local, regional e nacional e impacto social dos seus egressos. A Coordenação do Programa também envia regularmente (uma vez ao ano) a todos os egressos um e-mail de atualização de cadastro, pedindo também informações atualizadas acerca da atual ocupação de cada um. No entanto, essa é uma estratégia de contato com taxa de resposta muito reduzida (menos de 10%). Assim, periodicamente, por meio das páginas do Programa nas mídias sociais, os egressos são convidados a fazer sugestões, elogios ou críticas. Todos os eventos realizados pelo PPG-O também são divulgados aos egressos por meio de seus e-mails e também pelas páginas do Programa no Facebook e Instagram. Além disso, desde 2019, uma Comissão de Monitoramento dos Egressos foi montada com a participação de docentes permanentes do PPG-O para realização anual de inquéritos e consultas de informações nos currículos disponíveis na Plataforma Lattes, sendo também registradas informações atualizadas que são dadas pelos ex-orientadores e por meio de contato pessoal com seus egressos. Toda essa descrição será apresentada no tópico 2.3 dessa Proposta.
Adicionalmente, junto à autoavaliação aplicada pela CPA – Cruzeiro do Sul aos discentes ativos em 2020, um novo questionário de autoavaliação do curso foi aplicado também aos egressos concluintes nos últimos 5 anos (2016 a 2020) cujos resultados seguem descritos:

 

Curso Doutorado

Como taxa de resposta ao questionário aplicado, participaram cerca de 48 e 40% dos egressos titulados no doutorado em 2016 e 2017, respectivamente. Nos anos de 2018 a 2020, participaram todos os egressos (100%).
O panorama dos Egressos de Doutorado referente aos anos 2016 a 2020 demonstra que 98,0% dos respondentes atuam na área acadêmica ou correlata; 100% dos doutores titulados no PPG-O referem haver coerência entre as linhas de pesquisa e disciplinas cursadas no seu processo formativo; 89,00% reconhecem a relevância dos eventos e atividades científicas promovidas pelo Programa no processo formativo; 89,39% dos participantes concordaram que a realização de eventos os permitiu conhecer as oportunidades de difusão dos estudos e resultados de pesquisa; 98,18% dos egressos concordaram que os debates e seminários promovidos pelo PPG-O com temáticas e profissionais da área contribuíram para o processo formativo. A maioria dos titulados doutores concordaram que o PPG-O estimula a participação de estudantes nos grupos de pesquisa e de estudos (74,55%) e informa sobre bolsas de estudo (65,80%). A grande maioria (93,03%) concordou que o curso atendeu às expectativas iniciais para formação acadêmica e que o conteúdo abordado nas disciplinas de Pós-graduação suscitarou reflexões importantes (98,18%).
A qualidade de orientação e atividades propostas pelo orientador foram pontuados por 96% dos respondentes como suficiente para o desenvolvimento da tese; a maioria dos egressos também concordou que há informação sobre os trâmites para a qualificação e defesa da tese (96,67%) e que a tese gerou algum tipo de produto acadêmico (artigo, livro, capítulo de livro, entre outros) (94,85%). Apesar de todos os titulados doutores no Programa terem concordado que o diploma de pós-graduação Stricto Sensu favoreceu ascendência na carreira, um número menor (67,60%) afirmou que há interesse em investir numa proposta de educação continuada, isto é participar de novos cursos acadêmicos – jovem pesquisador/pós-doutorado dentre outros oferecidos pela Universidade. Todos os egressos concordaram que a finalização do processo formativo favoreceu a sua prática profissional, tendo a maioria (78,03%) desejado seguir a carreira acadêmica e manter contato com a Universidade, concordando também que Indicaria o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu para outra pessoa (resposta dada por 94,85% dos participantes).

 

Curso Mestrado

Como taxa de resposta ao questionário aplicado, participaram da pesquisa: 60% dos egressos titulados no mestrado em 2016, 100% dos titulados em 2017, 2018 e 2019; em 2020, um egresso respondeu às perguntas de Autoavaliação.
Os registros dos indicadores para os Egressos de Mestrado do PPG-O referente aos anos 2016 a 2020, demonstraram que 51,65% dos respondentes atuam como autônomo. Para todos eles, há coerência entre as linhas de pesquisa e disciplinas cursadas do programa; 91,65% dos participantes concordaram que há promoção de eventos, atividades científicas, debates e seminários com temáticas e profissionais da área que contribuíram para o seu processo formativo; todos concordaram que o Programa realiza eventos que permitiram conhecer as oportunidades de difusão de estudos e resultados de pesquisa; a maioria (95%) se disse satisfeita quanto à formação recebida; todos concordam que participação nos grupos de pesquisa e de estudos contribuíram para o seu processo formativo; 76,95% dos respondentes concordaram que foram informados sobre bolsas de estudo. A organização do curso atendeu às expectativas iniciais para formação acadêmica para todos os mestres titulados no PPG-O; todos ou quase todos concordaram que os conteúdos abordados nas disciplinas suscitaram reflexões importantes para vida acadêmica (97,40%) e que as atividades propostas pelo orientador contribuíram para a elaboração da dissertação, tendo a orientação da dissertação atendido às expectativas dos discentes para 100,00% dos egresos. No que se refere às informações sobre os trâmites para a qualificação e defesa da dissertação, todos os participantes afirmaram ter sido suficientemente orientados. A maioria dos titulados (82,50%) afirmou que a dissertação gerou algum tipo de produto acadêmico (artigo, livro, capítulo de livro, entre outros) e que há interesse em investir numa proposta de educação continuada, em novos cursos acadêmicos – jovem pesquisador/pós-doutorado/doutorado/especialização/extensão, dentre outros oferecidos pela Universidade) (95,28%). A grande maioria também concordou que o diploma de pós-graduação Stricto Sensu favoreceu a ascendência na carreira (92,22%), que a finalização do processo formativo favoreceu a prática profissional (90,17%), concordou que há interesse em seguir carreira acadêmica e manter contato com a Universidade (90,28%) e que indicaria o PPG-O para outra pessoa (95,28%).