O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação tem como objetivo despertar a vocação científica mediante a participação de alunos de graduação em atividades de pesquisa, orientados por docentes qualificados, contribuindo para a formação acadêmica e profissional do aluno. Os estudantes integrantes desses programas recebem bolsas e apoio para a participação em eventos científicos, desde que aprovado por comitê científico interno da Instituição.

 

PIBIC CNPq

O Programa tem como objetivo proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Nesta modalidade, o recurso é oriundo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (www.cnpq.br).

 

Os projetos de pesquisa são submetidos para avaliação em meados de maio e, sendo aprovados pela comissão de avaliação da Cruzeiro do Sul, a sistemática de escolha do(s) alunos(s) fica por conta do professor-orientador que, obrigatoriamente, deve ter título de doutor. A duração da bolsa é de 12 meses, sendo que há a obrigatoriedade da participação do aluno no Encontro de Iniciação Científica (ENIC), que é realizado anualmente. Os trabalhos iniciam em agosto e terminam em julho do ano seguinte.

 

Para mais informações, clique aqui.

 

PIBIC Cruzeiro do Sul

A Bolsa de Iniciação Científica, patrocinada pela Cruzeiro do Sul, tem por objetivo despertar a vocação científica dos alunos de graduação, incentivando a participação em atividades de pesquisa orientadas por docentes qualificados, o que contribui para a formação acadêmica e profissional do aluno. Além disso, a Iniciação Científica propicia o fortalecimento e a consolidação das linhas de pesquisa da Instituição.

 

Nesta modalidade, a duração da bolsa é de 12 meses, sendo que há a obrigatoriedade da participação do aluno no Encontro de Iniciação Científica (ENIC), que é realizado anualmente. Os trabalhos iniciam em agosto e terminam em julho do ano seguinte.