ARQUITETURA E URBANISMO

  • Duração do Curso: 10 semestres
  • Modalidade: BACHARELADO
  • Período: MATUTINO / NOTURNO
  • Matriz Curricular
  • Campus: ANÁLIA FRANCO
Confira os valores do curso

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Reconhecido: Portaria Ministerial nº 4.212, de 06/12/05 - D.O.U. nº 234, de 07/12/05.

Plano de pagamento


Confira todas as opções de bolsas, descontos e financiamentos para você.

COORDENAÇÃO

Edivania Maria Barbosa

Mestre em Planejamento Urbano e Regional e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.

Sobre o curso

Imagine que você tenha a oportunidade de projetar um bairro inteiro, ruas e avenidas, as casas, os prédios de apartamentos, as indústrias, os jardins, as escolas, hospitais, áreas esportivas, museus, shoppings etc., e ver pessoas interagindo nessas construções. Parece um game? Sim, mas pode ser sua profissão, a arquitetura e o urbanismo. Durante o curso você vai elaborar projetos urbanos, paisagísticos, de edificação e de interiores, praticar nos laboratórios a tecnologia da construção e fazer maquetes, entre as muitas atividades acadêmicas. Ou seja, aprenderá a traduzir para o mundo real os desejos dos clientes mais criativos e dos mais conservadores, atendendo a critérios de sustentabilidade, acessibilidade, conforto ambiental e bem-estar, necessidades bem contemporâneas e que vêm desafiando as mentes jovens e empreendedoras. Isso porque só um projeto pedagógico inovador pode estimular autonomia intelectual, postura ética, conhecimentos históricos e tecnológicos de forma integrada. Além do mais, é um curso que segue as diretrizes da União Internacional dos Arquitetos.

Mercado de Trabalho

Além de projetar, construir e reformar edificações, você poderá atuar na preservação e restauro de patrimônio histórico. Também terá campo em arquitetura de interiores e poderá exercer tarefas de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras. Outras atribuições são realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa. Se quiser, pode ser um profissional liberal ou trabalhar em escritórios, construtoras, serviço público etc.

 

Diferenciais

Em primeiro lugar, o curso segue as diretrizes da União Internacional dos Arquitetos. Em segundo, seu modelo pedagógico inovador visa à formação de um profissional arquiteto urbanista com conhecimentos atualizados, autonomia intelectual, postura ética, apto a aplicar conhecimentos históricos, teóricos, projetuais e tecnológicos, com responsabilidade técnica e social, de forma integrada. São habilidades requeridas para um exercício profissional competente, por isso a ênfase na integração entre os trabalhos práticos de arquitetura, urbanismo, patrimônio histórico e paisagismo e a possibilidade de realização de viagens nacionais e internacionais com o acompanhamento e orientação de professores.Você vai passar um bom tempo nas salas de aula equipadas com mesas de desenho, recursos audiovisuais e Internet wireless, e nos Laboratórios de Informática, que possuem equipamentos e softwares de computação gráfica atualizada. Mas vai gostar bastante do Núcleo de Arquitetura e Design porque é onde praticamente as coisas acontecem: é lá que se encontram os Laboratórios de Conforto Ambiental, de Urbanismo, de Projeto de Arquitetura, de Tecnologia da Construção e Maquetaria e por meio do qual se realizam atividades como a Semana de Arquitetura e Urbanismo, cursos, palestras, visitas técnicas orientadas, documentação gráfica e informatizada da produção docente e discente e convênios com instituições públicas e privadas etc.E mais: são oferecidas atividades complementares que buscam aperfeiçoamento profissional com pegada social. Por exemplo, na Empresa Júnior, você terá a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e participar ativamente dos processos de consultoria empresarial, ou seja, poderá desenvolver projetos para organizações com ou sem fins lucrativos. Os projetos podem envolver arquitetura residencial e comercial, elaboração de reformas, assessoria técnica em documentos, assessoria técnica a projetos comunitários ou cooperativos de consumo coletivo, em conjunto com organizações populares, associações de moradores, sindicatos de trabalhadores e entidade civis.

Informações Complementares

Estágio Curricular Supervisionado obrigatório e realizado fora do horário regular de aula, do 5º e 6º semestres.



INSCRIÇÕES ABERTAS!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA!

A Cruzeiro do Sul é a melhor opção para o seu sucesso!

Acredite, aqui você viverá os melhores momentos da sua vida: nossa expertise te levará ao topo da carreira muito mais rápido! Com seus três campi bem localizados e referência em atendimento à comunidade, a Cruzeiro do Sul reúne os melhores índices acadêmicos do MEC, possui cursos estrelados, programas recomendados pela CAPES e um time de estrelas.
Inscreva-se e comprove!

Notícias do Curso

Arquitetura e urbanismo: teoria aliada à prática

No dia 28/8, o Núcleo de Arquitetura e Design da Universidade em parceria com o…

Saiu o resultado! O destino? Portugal!

  Compartilhamos com toda a comunidade acadêmica quem é o felizardo que logo mais irá…

Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam feira do setor.

No dia 7/4, os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo e CST Design de…

 

Deixe a sua mensagem

Fale com um consultor.
Deixe sua mensagem!

Agradecemos o seu interesse e em breve um de nossos consultores educacionais entrará em contato!