JORNALISMO

  • Duração do Curso: 8 semestres
  • Modalidade: BACHARELADO
  • Período: MATUTINO / NOTURNO
  • Matriz Curricular
  • Campus: ANÁLIA FRANCO / LIBERDADE /
    SÃO MIGUEL
Confira os valores do curso

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Plano de pagamento


Confira todas as opções de bolsas, descontos e financiamentos para você.

COORDENAÇÃO

Regina Tavares de Menezes

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Ciências Sociais (PUC-SP) e graduada em Jornalismo (Cruzeiro do Sul). Docente desde 2004, dedica-se também aos segmentos televisivo e impresso.

Sobre o curso

Televisão, rádio, jornal, revista e agora internet, novas mídias digitais... Os meios de comunicação evoluem em tecnologia, mas uma coisa não muda no trabalho jornalístico: o poder de transformar a sociedade. O jornalista investiga e divulga informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, conciliando abordagem e linguagem dos textos aos veículos a que se destinam. E assunto é o que não falta, veja: esporte, economia, política, arte, entretenimento, saúde, ciência, lazer, moda, turismo, natureza... É um mundão a desbravar! Nos laboratórios e oficinas você terá o gostinho de viver a prática de um profissional da notícia, desenvolver competências para refletir, interpretar, pautar, contextualizar, apurar, explicar, traduzir, opinar, descrever, publicar e reinterpretar a repercussão dos fatos que alimentam o dia a dia de uma sociedade. Então, faça jornalismo e dê voz a quem precise ser ouvido.

Mercado de Trabalho

O profissional da imprensa é responsável pela produção de conteúdo informativo e opinativo para veiculação em revistas, jornais, emissoras de rádio e TV, portais de internet e mídias digitais (comandando conteúdo de blogs, grupos e redes sociais). Você poderá trabalhar com assessoria de imprensa, correspondência internacional, ações empreendedoras em produtoras independentes, agências de notícias, empresas privadas, organizações governamentais e não-governamentais (ONGs), com carteira assinada ou como autônomo, fazendo serviços esporádicos. Canais de divulgação das atividades nas assembleias legislativas e câmaras municipais são boas oportunidades encontradas no setor público. Também pode atuar com ensino e pesquisa acadêmico-científica. É recomendável que você domine técnicas de redação e um ou mais idiomas e tenha afinidade com novas tecnologias de informação.

 

Diferenciais

Metodologia de ensino diferenciada, corpo docente especializado e muito interativo, matriz curricular com 3 mil horas, atualizada segundo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, são alguns fortes componentes ao sucesso do seu aprendizado. Afinal, você fará um curso 1º lugar no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2003; premiado no III Prêmio Vladimir Herzog de Novos Talentos do Jornalismo (2007); finalista do Prêmio Intercom Sudeste (2014). Durante o curso os professores trazem toda sua experiência acadêmica e profissional para que você tenha total integração entre teoria e prática. Para isso, você terá disponível a estrutura especial para produção de conteúdos, como estúdios de TV, rádio e fotografia, além de ilhas de edição, laboratório de informática e todos os tipos de equipamentos. Também terá oportunidade de participar de projetos experimentais em diferentes veículos jornalísticos ao longo dos semestres. Dois bons exemplos de que o curso valoriza o mercado de trabalho são as agências online do curso de jornalismo. Trata-se de um projeto interdisciplinar realizado pelos alunos para proporcionar a prática jornalística, em que os futuros profissionais da imprensa vivenciam a experiência da reportagem, da elaboração da pauta à publicação da informação. É ou não é um diferencial para valorizar seu portfólio e torná-lo atraente aos olhos dos recrutadores de plantão? Conheça as agências:Agência de Notícias On-line Código On (http://codigo.inf.br/codigoonline/)Agência de Notícias On-line Agência Informação (http://codigo.inf.br/in_formacao/)E já que a experiência prática é bastante incentivada, você terá oportunidade de exercitar essas habilidades e competências por meio de atividades complementares que buscam aperfeiçoamento profissional. Por exemplo, na Empresa Júnior, você terá a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e participar ativamente dos processos de consultoria e assessoria para desenvolvimento de projetos na área de jornalismo, assessoria de imprensa, organização de pautas e coberturas jornalísticas e media training para empresários e executivos.



INSCRIÇÕES ABERTAS!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA!

A Cruzeiro do Sul é a melhor opção para o seu sucesso!

Acredite, aqui você viverá os melhores momentos da sua vida: nossa expertise te levará ao topo da carreira muito mais rápido! Com seus três campi bem localizados e referência em atendimento à comunidade, a Cruzeiro do Sul reúne os melhores índices acadêmicos do MEC, possui cursos estrelados, programas recomendados pela CAPES e um time de estrelas.
Inscreva-se e comprove!

Notícias do Curso

Para o pessoal de Jornalismo: aula magna com Heródoto Barbeiro.

No dia 21/9, às 9h, no Auditório Santander do campus Liberdade, será realizado o lançamento…

Confira as novas edições do Jornal Código, desenvolvido pelos alunos de JO.

Na Cruzeiro do Sul, os nossos alunos de Jornalismo colocam em prática todo aprendizado adquirido…

Alunos de Jo visitam Rede Record de TV.

Nos dias 21, 22 e 23/6, os alunos de Jornalismo dos campi São Miguel e…

 

Deixe a sua mensagem

Fale com um consultor.
Deixe sua mensagem!

Agradecemos o seu interesse e em breve um de nossos consultores educacionais entrará em contato!