LETRAS - Português e Japonês (Licenciatura)

  • Duração do Curso: 8 semestres
  • Modalidade: LICENCIATURA
  • Período:
  • Matriz Curricular
  • Campus:
Confira os valores do curso

INSCRIÇÕES EM BREVE!

Plano de pagamento


Confira todas as opções de bolsas, descontos e financiamentos para você.

COORDENAÇÃO

Sobre o curso

Estudar a linguagem é sempre muito instigante: conhecer sua história, decifrar os sons das palavras e analisar como se formam, compreender os sentidos e as formas de dizer. Para os apaixonados pelas Letras, leitura, produção e interpretação de textos são atividades vitais, que serão desenvolvidas, no curso, por meio do estudo de aspectos da linguagem, como gramática, história da língua, crítica literária e estilística. E realmente quem escolhe esse curso respira os autores clássicos e contemporâneos, mestres da prosa e da poesia, doutores da língua e da arte literária. Por ser uma Licenciatura, disciplinas como didática, metodologia e práticas de ensino de línguas e suas respectivas literaturas vão preparar você para as salas de aula. O curso contempla estudo dos aspectos histórico-culturais da língua japonesa oral e escrita nos sistemas hiragana, katakana e kanji, e textos e obras de autores da literatura japonesa clássica e contemporânea.

Mercado de Trabalho

A área de atuação do licenciado em Letras - Português e Japonês não se restringe só ao magistério nos Ensinos Fundamental e Médio, em institutos de idiomas e cursos particulares. Você também poderá atuar como roteirista de cinema, TV e teatro, secretário bilíngue, tradutor e revisor de textos, dentre outros. Ainda no setor editorial, poderá escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos, produzir material pedagógico e conteúdo para softwares aplicados à educação. Como tradutor, há oportunidades em agências de viagem e no setor hoteleiro e de turismo.

 

Diferenciais

As disciplinas didáticas são voltadas ao ensino, para que você se forme um professor habilitado a elaborar e organizar suas aulas de forma dinâmica e crítica. Mas o foco mesmo é que você se forme um profissional capaz de discutir acerca da cultura milenar japonesa e dos diferentes aspectos da linguagem, como gramática, história da língua, crítica literária, estilística e teoria de linguagem. A preocupação com a qualidade é tanta que em 2016 a coordenação recebeu a visita de uma delegação do Japão para justamente tratar de questões relativas à parceria para oferta do curso de graduação em Letras ¿ Português/Japonês.Em se tratando do aprendizado de uma língua estrangeira, você terá uma equipe de professores titulados na área e muita atividade no laboratório de idiomas. É um ambiente muito legal, equipado com um sistema multimídia Áudio-Ativo-Comparativo, onde você ouvirá a si mesmo e treinará pronúncia das palavras, fará exercícios de compreensão e sentirá um pouco na pele como é ter de interagir em diversas situações, mas em japonês. Da cabine de comando, um professor acompanha seu desempenho e o orienta quando necessário. É muito divertido ouvir também como seus colegas atuam. A parte do estágio em unidades escolares de ensino de fundamental e médio também é bem instigante, uma maneira de você fazer uma imersão no ambiente escolar, no papel de professor. Algumas disciplinas são oferecidas online como forma de já desenvolver habilidades necessárias ao aprendizado autônomo e promover inclusão digital como agente educacional. E se você já domina a língua japonesa, pode atestar sua proficiência por meio de uma prova de aproveitamento de estudos que ocorre em todos os semestres. Por isso é importante incentivar a integração entre teoria e prática, que acontece por meio de atividades complementares de aperfeiçoamento, como feiras, exposições, palestras, encontros, simpósios, semanas de curso e congressos (da área e outras afins) nos quais podem divulgar seus trabalhos acadêmicos e ampliar seu conhecimento linguístico e humanístico, além de visitas técnicas e projetos de responsabilidade social.

Informações Complementares

Aulas aos sábados todos os semestres. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório cumprido integralmente em unidades escolares a partir do 5º semestre para os alunos que ingressarem no início do ano e a partir do 4º semestre para os que ingressarem no meio do ano. Horário de aula: matutino, de segunda à sexta-feira das 8h às 11h35; noturno, de segunda à sexta-feira das 19h30 às 23h; aos sábados das 8h às 11h35.



INSCRIÇÕES EM BREVE!

AVISE-ME

A Cruzeiro do Sul é a melhor opção para o seu sucesso!

Acredite, aqui você viverá os melhores momentos da sua vida: nossa expertise te levará ao topo da carreira muito mais rápido! Com seus três campi bem localizados e referência em atendimento à comunidade, a Cruzeiro do Sul reúne os melhores índices acadêmicos do MEC, possui cursos estrelados, programas recomendados pela CAPES e um time de estrelas.
Inscreva-se e comprove!

 

Deixe a sua mensagem

Fale com um consultor.
Deixe sua mensagem!

Agradecemos o seu interesse e em breve um de nossos consultores educacionais entrará em contato!