Notícias

Alunos e professores participam de imersão astronômica em Observatório no interior de SP


13
fevereiro 2017

Os pós-graduandos Moisés Ferreira dos Santos, Carlos Roberto da Costa, Rafael Furoni Pedra e Janes Ferreira dos Reis Oliveira, do curso lato sensu em Ensino de Física, em 24 e 25/9/16 participaram da “Imersão Astronômica para Professores”, projeto do Prof. Me. Orlando Rodrigues Ferreira, docente da disciplina Física Moderna e Contemporânea do respectivo curso e doutorando em Ensino de Ciências e Matemática da Cruzeiro do Sul, iniciativa que contou com o apoio e incentivo do coordenador do curso, Prof. Dr. Marcos Rincon Voelzke.

Foram realizadas visitas-técnicas no Observatório Abrahão de Moraes (OAM/IAG-USP), em Valinhos/SP, sendo recepcionados pelo Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira, diretor do OAM/IAG-USP), e no Pólo Astronômico de Amparo, recepcionados pelo próprio Prof. Orlando mais os astrônomos Carlos Eduardo Mariano, Francisco Pereira de Figueiredo e Adilson Fernandes Dias.

Os pós-graduandos puderam se informar sobre os trabalhos das duas instituições astronômicas, bem como conhecer as técnicas instrumentais e de pesquisas, realizar observações solares em luz integral e H-Alpha, reconhecimento do céu, observações telescópicas de Saturno e aglomerados estelares, assistir palestras, sessões no Planetário “Prof. Romildo Póvoa Faria”, também participando das atividades direcionadas ao público na ocasião, assim conhecendo e aprendendo sobre os métodos, a didática e a pedagogia relacionada à Educação, ao ensino e à divulgacao.

Na manhã de 25/9, como parte da avaliação à disciplina Física Moderna e Contemporânea, os pós-graduandos tiveram a oportunidade de apresentar seminários abordando os temas Cosmologia, Evolução Estelar e Teoria das Cordas, inclusive servindo como simulado de Banca Examinadora para seus futuros TCCs. À tarde, realizaram um passeio pela Trilha Ecológica do Pólo Astronômico de Amparo, quando aprenderam mais sobre meio ambiente, Astronomia e as relações humanas com a natureza.

A “Imersão Astronômica para Professores” proporcionou aos participantes uma carga de 22 horas extracurriculares, assim enriquecendo seus conhecimentos por intermédio de uma inédita e inesquecível experiência.

 

Polo astronomico 1

Polo Astronomico 2

Polo Astronomico 3