Docente da Cruzeiro faz parte da Rede Paulista de Astronomia! Que orgulho!

março 2017

No dia 16 de março, astrônomos e pesquisadores se reuniram durante o lançamento da São Paulo Astronomy Network (SPAnet), ou Rede Paulista de Astronomia, realizado na sede da FAPESP. E a Cruzeiro do Sul esteve lá, representada pela Profa. Lucimara Pires Martins.

É com muito orgulho que compartilhamos com toda a comunidade acadêmica o bate-papo que tivemos com a professora. Boa leitura!

Cruzeiro do sul: O que é a Rede Paulista de Astronomia?

Profa. Lucimara:
A Rede de Astronomia Paulista, ou SPAnet (São Paulo Astronomy Network) foi criada a pedido da FAPESP. Nos últimos 5 anos a FAPESP, além dos diversos pequenos projetos que sempre financia na área de astronomia, financiou 3 projetos de muito grande porte – o LHAMA, o CTA e o GMT, que em seu total chegam a aproximadamente 160 milhões de reais. Com o investimento de tal porte na astronomia Paulista, sentiu-se a necessidade de que os diversos grupos que existem no estado passassem a trabalhar de forma mais colaborativa e coordenada. Disso surgiu a SPAnet. É a primeira organização do tipo do Brasil, e tem como objetivo promover a colaboração e comunicação entre os diversos grupos de astronomia e astrofísica do estado, fazendo que a pesquisa cresça tanto em número como em importância.

Cruzeiro do sul:  Quem faz parte da Rede?

Profa. Lucimara: Todas as instituições que possuem o curso de Astronomia no estado participam. A Rede é composta da seguinte forma:

Coordenador geral – Dr. Laerte Sodré, da USP;
Comitê gestor – Adriana Valio (Universidade Presbiteriana Mackenzie), na Coordenação Científica; João Braga (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), na Coordenação Acadêmica; Claudia Lúcia Mendes de Oliveira (IAG-USP), na Coordenação de Instrumentação; Gustavo de Araújo Rojas (Universidade Federal de São Carlos), na Coordenação de Educação; e Lucimara Pires Martins (Universidade Cruzeiro do Sul), na Coordenação de Comunicação.

Cruzeiro do Sul: Como esse envolvimento dos docentes da Universidade contribui para o PPG em Astrofísica?

Profa. Lucimara: Contribui de muitas formas diferentes. Primeiro, com o apoio da rede, o grupo pode crescer e se destacar. Diversas formas de apoio podem vir da SPAnet, não só financeiras. Outra forma é a visibilidade. Há 10 anos estamos nos empenhando para fortalecer o grupo e mostrar para a comunidade acadêmica a qualidade da pesquisa que desenvolvemos, que não deixa nada a desejar para qualquer instituição pública. Participando ativamente da SPAnet ficará muito mais fácil de mostrar nosso trabalho e sermos reconhecidos.

Cruzeiro do Sul: Para a comunidade pesquisadora do tema, qual é a relevância da Rede?

Profa. Lucimara: O objetivo é que toda a pesquisa em astronomia do estado seja impulsionada, o que é de extrema relevância.

Para mais detalhes, clique aqui.