Docente pesquisador visita Observatório Astronômico.

novembro 2017

O Prof. Dr. Marcos Rincon Voelzke, do Mestrado e do Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática esteve no Observatório Astronômico de Braunschweig (Sternwarte Braunschweig – Hondelage – Alemanha), para observar a ocultação de algumas estrelas com um telescópio refletor de 50 centímetros de diâmetro nas seguintes datas:

Em termos de divulgação científica:

• No dia 17/5: Observação do planeta Júpiter, da estrela dupla-dupla Èpsilon-Lira, da galáxia do Sombreiro e da Nebulosa do Anel.

• No dia 03/8: Observação do planeta Saturno, de seus satélites Titan e Hyperion, da estrela dupla-dupla Èpsilon-Lira, e da ocultação da estrela HIP 87606 pela Lua.

Nessas oportunidades, estudantes universitários e o público em geral puderam visualizar tais eventos astronômicos.

Em termos de observações astronômicas, na área de pesquisa científica:

• No dia 05/11: Observações das ocultações das estrelas Gamma Tauri e Aldebaran pela Lua.
  • No dia 05/10: Observações da ocultação do satélite Triton, de Netuno.