Engenharia Civil: características e qualificações para ter sucesso na profissão. Conheça!

junho 2017

Quem vive na cidade é acostumado a ver, todos os dias e em uma velocidade impressionante, o surgimento de novas casas, prédios, estradas, viadutos, pontes e barragens, entre outros. E o profissional responsável por essas obras é o engenheiro civil. A profissão engloba a concepção, o projeto, construção, gerência e manutenção de todos os tipos de infraestrutura. Por isso, são inúmeras as possibilidades de atuação!

Mas já parou para pensar quais características pessoais são essenciais para finalizar uma obra sem falhas?

O ideal é gostar de física, química, estatística e matemática, pois um bom engenheiro civil deve prever as interações entre os diversos materiais utilizados – como seu comportamento no solo e resistência ao vento e temperaturas, por exemplo – a fim de garantir a segurança da construção. Há ainda outras características muito importantes que um profissional da Engenharia Civil deve ter e desenvolver ao longo da carreira. Conheça:

explorar
Ser preparado para raciocinar e agir sem fronteiras, o que exige o entendimento de outras culturas, e principalmente de idiomas e ambientes nos quais é realizado o trabalho.

liderar
Deve ser empreendedor e criativo, estar preparado para trabalhar em equipe e gerenciar complexos empreendimentos que podem envolver muitos indivíduos. Mas deve ser preparado também para gerenciar uma única empresa: a dele mesmo.

preparar
Estar profissionalmente e mentalmente preparado para, eventualmente, ter um trabalho e não necessariamente um emprego, se tornando prestador de serviços autônomos.

estudar
Deve ter a consciência de que jamais estará formado, sabendo que seu futuro depende de sua capacidade de atualização contínua de conhecimentos frente ao rápido avanço das tecnologias, crescentemente apoiadas em aplicações de descobertas científicas.

E na graduação?

Para se tornar capaz de realizar tantas tarefas é necessário muito estudo, claro! Por isso, além das disciplinas teóricas e atividades em laboratórios, um bom curso de Engenharia Civil deve ofertar aulas de desenho técnico, administração e economia.

Pensando em preparar nossos alunos para o mercado de trabalho, o curso de Engenharia Civil da Cruzeiro do Sul oferece atividades complementares que buscam aperfeiçoamento profissional com pegada social. Por exemplo, a Fundação Tide Setúbal, para a qual os alunos elaboram projetos, ministram cursos de formação de pedreiros e orientam a reforma de moradias de comunidades de baixa renda, como Jardim Pantanal e Jardim La Penna. E na Empresa Júnior, você terá a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e participar ativamente dos processos de consultoria empresarial, ou seja, poderá desenvolver para organizações com ou sem fins lucrativos projetos básicos de Arquitetura e Engenharia Civil e projetos de legalização em Arquitetura e Engenharia Civil.

Para as aulas práticas, nossos alunos contam com laboratórios de: Topografia, Informática, Resistência dos Materiais, Materiais de Construção, Mecânica dos Solos, Sistemas, Hidráulica, Sanitária e de Computação aplicada à Engenharia Civil.

É infraestrutura de ponta para você escolher o melhor caminho!

Gostou? Então clique aqui e inscreva-se.