Notícias

Guia de Intercâmbio da Cruzeiro do Sul – conhecimento não tem fronteiras!


19
maio 2017

Procurando por uma experiência acadêmica e pessoal que possa fazer a diferença em sua formação e carreira? Experimente ingressar em um programa de intercâmbio 😉

Além de garantir a sua fluência em outro idioma — o que irá valorizar bastante o seu currículo —, estudar no exterior te permitirá conhecer novas pessoas e culturas. Se o que quer é sair da sua zona de conforto, não existe nada melhor!

Com isso, ainda, você desenvolverá características e habilidades importantes para o mercado, como: coragem, autoconfiança, sagacidade, iniciativa, flexibilidade e capacidade de adaptação e interação.

 

  • Primeiro passo – busque ajuda!

     

Aqui na Cruzeiro do Sul você conta com a Assessoria de Relações Acadêmicas Internacionais, que tem como objetivo intermediar as ações de intercâmbio na instituição e possui convênio universitário com as seguintes instituições:

 

Universidad Autónoma Coahuila México
Instituto Superior de Relações Internacionais Moçambique
Universidad Autonoma de San Luís Potosí México
Catholic University of America Estados Unidos
Instituto Lorenzo de Medici Itália
Newcastle College Inglaterra
University of College of Dublin Irlanda
University of Limerick Irlanda
Dublin Business School Irlanda
Universidad de Havana Cuba
Universidade do Porto Portugal
Erasmus Mundus Programme Comunidade Europeia
Gimcheon University Coréia do Sul
Universidade Politécnica Moçambique
Universidade de Lisboa Portugal
Escuela Normal de Especialización Humberto Ramos Lozano México
Lincoln Memorial University Estados Unidos
Jacksonville State University Estados Unidos
Pekking University China
Ritsumeikan University Japão
The Bridge Angola
Universidad Abierta Interamericana Argentina
Fundacion Wilma Alexandre Simoes Argentina

 

Lembrando que para fazer o intercâmbio em parceria com a Cruzeiro do Sul, você precisa verificar os critérios segundo os editais publicados e disponibilizados na Área do Aluno.

Em geral, é analisado o perfil acadêmico do estudante, sua média global e o seu envolvimento no programa de Iniciação Científica – sempre levando em consideração sua trajetória acadêmica.

 

 

• Conheça os tipos de intercâmbio e descubra quais se encaixam ao seu perfil/objetivo.

 

Intercâmbio acadêmico: pode ser realizado em um ou dois semestres na instituição parceira. É importante verificar com o coordenador as disciplinas que serão estudadas no exterior e conversar sobre a possibilidade de equivalência destas no currículo da Cruzeiro do Sul.

Intercâmbio cultural: todos os nossos parceiros oferecem intercâmbio cultural, ou seja, linguístico. Assim, o estudante pode optar por passar o verão estudante inglês e aproveitando para enriquecer outros aspectos culturais de sua formação.

Vale a pena ressaltar que os intercâmbios são válidos para todos os níveis de Ensino Superior: graduação, mestrado e doutorado. Os cursos de especialização também estão disponíveis, mas seguem algumas regras particulares; dessa forma, é importante consultar o site da instituição parceira desejada e falar conosco para encontrarmos o melhor caminho.