Guia de Intercâmbio da Cruzeiro do Sul – conhecimento não tem fronteiras!

maio 2017

Procurando por uma experiência acadêmica e pessoal que possa fazer a diferença em sua formação e carreira? Experimente ingressar em um programa de intercâmbio 😉

Além de garantir a sua fluência em outro idioma — o que irá valorizar bastante o seu currículo —, estudar no exterior te permitirá conhecer novas pessoas e culturas. Se o que quer é sair da sua zona de conforto, não existe nada melhor!

Com isso, ainda, você desenvolverá características e habilidades importantes para o mercado, como: coragem, autoconfiança, sagacidade, iniciativa, flexibilidade e capacidade de adaptação e interação.

• Primeiro passo – busque ajuda!

Aqui na Cruzeiro do Sul você conta com a Assessoria de Relações Acadêmicas Internacionais, que tem como objetivo intermediar as ações de intercâmbio na instituição e possui convênio universitário com as seguintes instituições:

Universidad Autónoma Coahuila México
The Bridge Angola
Universidad Abierta Interamericana Argentina
Fundacion Wilma Alexandre Simoes Argentina

Lembrando que para fazer o intercâmbio em parceria com a Cruzeiro do Sul, você precisa verificar os critérios segundo os editais publicados e disponibilizados na Área do Aluno.

Em geral, é analisado o perfil acadêmico do estudante, sua média global e o seu envolvimento no programa de Iniciação Científica – sempre levando em consideração sua trajetória acadêmica.

• Conheça os tipos de intercâmbio e descubra quais se encaixam ao seu perfil/objetivo.

Intercâmbio acadêmico: pode ser realizado em um ou dois semestres na instituição parceira. É importante verificar com o coordenador as disciplinas que serão estudadas no exterior e conversar sobre a possibilidade de equivalência destas no currículo da Cruzeiro do Sul.

Intercâmbio cultural: todos os nossos parceiros oferecem intercâmbio cultural, ou seja, linguístico. Assim, o estudante pode optar por passar o verão estudante inglês e aproveitando para enriquecer outros aspectos culturais de sua formação.

Vale a pena ressaltar que os intercâmbios são válidos para todos os níveis de Ensino Superior: graduação, mestrado e doutorado. Os cursos de especialização também estão disponíveis, mas seguem algumas regras particulares; dessa forma, é importante consultar o site da instituição parceira desejada e falar conosco para encontrarmos o melhor caminho.