Páscoa e as tentações do chocolate

março 2015

A páscoa é uma das festividades religiosas mais importante para os cristãos, pois significa ressurreição de Jesus Cristo. Sua data não é fixa — ela é estabelecida a partir da quarta-feira de cinzas, quando os cristãos dedicam-se à reflexão e conversão espiritual, se recolhendo em oração e penitência por um período de 40 dias denominado “Quaresma”.

Entre os hábitos representativos do período da Quaresma e Páscoa estão o aumento do consumo de peixe e a prática de presentear com o tradicional Ovo de Páscoa de chocolate, sendo esses símbolos do nascimento da vida. Já o coelho de chocolate, que também é muito tradicional, representa a fertilidade. Em algumas culturas se mantém a tradição de pintar ovos com imagens e presenteá-los às pessoas queridas.

O chocolate é um produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau. No produto, podemos encontrar gorduras como a manteiga de cacau, gordura do leite e gordura vegetal, além dos carboidratos.

Os flavonoides presentes no cacau podem contribuir com:

• Melhora na saúde cardiovascular;
  • Diminuição do risco de infarto do miocárdio;
  • Diminuição acidente vascular encefálico;
  • Efeito estimulante semelhante ao da cafeína;
  • Sensação de prazer.

Saiba como escolher o melhor tipo de chocolate:

Chocolate amargo:

É o chocolate mais indicado por ser feito com grãos de cacau torrados sem adição de leite (80% -50% de cacau).

Prós: É único que preserva o cacau que promove benefícios à saúde.

Contras:

Kcal (1 tablete de 30g):  125

Chocolate ao leite:

Leva na sua confecção leite em pó ou leite condensado (40% -30% de cacau).

Prós:

Contras: Os seus benefícios são levemente perdidos, devido à redução do cacau e o acréscimo de açúcar e gorduras.

Kcal (1 tablete de 30g): 137

Chocolate Branco:

Feito com manteiga de cacau, leite, açúcar, lecitina e aromatizantes. É o mais doce e de textura bem cremosa por causa da gordura vegetal.

Prós: –

Contras: Não possui beneficio a saúde, pois é feito da manteiga de cacau e não do grão.

Tem alto valor calórico, e gordura hidrogenada em sua composição.

Kcal (1 tablete de 30g): 156

Chocolate Dietético:

É conhecido por ser um produto rico em gordura e sacarose, pelo fato de não possuir adição de açúcar.

Prós: Elaborado para pessoas com restrição de açúcar.

Contras: Alto teor de gordura e valor calórico.

Kcal (1 tablete de 30g): 148.

Elaborado pelas alunas da Clínica Escola de Nutrição e sob a supervisão da Profa. Dra. Kátia Cristina Andrade.