Flat illustration of cinema industry symbols such as Pop corn, 3d glasses, ticket, film

Pegue a sua pipoca e bom filme!

maio 2016

Em parceria com o Fundo Zona Leste Sustentável e com a ONG Ecofalante, de 23 a 25/5 a Universidade exibirá gratuitamente três filmes nos campi Anália Franco e São Miguel, que fazem parte do Circuito Universitário da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Estão convidados para participar alunos de todos os cursos da instituição e comunidade externa.

Os filmes abordam os temas lixo eletrônico, a poluição química presente no dia a dia das pessoas e o processo de urbanização em grandes cidades.

Confira a programação e participe!

Filme “A Tragédia do Lixo Eletrônico”
Data e horário: 23 de maio, às 20 horas
Local: Auditório do Bloco D, no campus São Miguel da Universidade Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225
Breve resumo: todos os anos, mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico – computadores, televisões, celulares e eletrodomésticos – são descartados nos países desenvolvidos. Desse total, 75% desaparece do circuito legal de reciclagem e grande parte acaba descartada ilegalmente no Terceiro Mundo. O filme leva o público a uma viagem investigativa pela Europa, China, África e EUA, e revela um comércio global tóxico alimentado pela ganância e corrupção.

Filme “A Escala Humana”
Data e horário: 24 de maio, às 9h30
Local: Auditório Fernando Henrique Cardoso, no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Regente Feijó, 1295
Breve resumo: Metade da população mundial vive em áreas urbanas, e até 2050 esse número chegará a 80%. O arquiteto e professor dinamarquês Jan Gehl estudou o comportamento humano em centros urbanos ao longo de 40 anos. Ele documentou como cidades modernas repelem a interação humana, mas argumenta que é possível construir metrópoles de uma forma que leve em consideração necessidades humanas de inclusão e intimidade.

Filme “O Experimento Humano”
Data e horário: 25 de maio, às 9h30
Local:  Auditório do Bloco D, no campus São Miguel da Universidade Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225
Breve resumo: o longa-metragem conta histórias de pessoas que acreditam que suas vidas foram afetadas por produtos químicos e leva os espectadores para as linhas de frente tal como ativistas fazem, contra a poderosa indústria química. Esses ativistas trazem à luz um sistema corrupto que é escondido dos consumidores. O filme revela a realidade chocante de que milhares de produtos químicos não testados estão em produtos de uso diário, nas casas e dentro das pessoas. Simultaneamente, a predominância de várias doenças continua a aumentar.

Após as sessões serão promovidos debates sobre temas socioambientais da atualidade com professores e/ou convidados. Para os alunos, a participação valerá como horas complementares.

A Mostra estará nas salas de cinema de 15 a 29 de junho, com a exibição de mais de 100 filmes, grande parte inédita no Brasil.