Prof. Dr. Tomás Noel Herrera Vasconcelos recebe Menção Honrosa no Conselho Universitário da Universidade.

julho 2017

Em 22/06/17, por iniciativa do Coordenador, Prof. Dr. Fernando Dutra, de professores e de alunos do curso de Química, o Prof. Dr. Tomás Noel Herrera Vasconcelos foi homenageado com uma Menção Honrosa em Reunião do Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Cruzeiro do Sul.

A referida homenagem foi entregue pelo Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, Presidente da Cruzeiro do Sul Educacional, e pela Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi, Presidente do CONSU e Magnífica Reitora, e se deu em virtude da competência e dedicação com que o Prof. Tomás Vasconcelos desenvolveu seu trabalho na Universidade, nos últimos 21 anos, bem como por sua contribuição à formação de alunos de graduação e de pós-graduação.

Além do Prof. Hermes Figueiredo e da Profa. Dra. Sueli Marquesi, estiveram presentes à Reunião os Conselheiros do CONSU, Profa. Dra. Janice Valia de los Santos, Profa. Dra. Tania Cristina Pithon Curi, Prof. Dr. Carlos Fernando de Araújo Junior, Prof. Dr. José Carlos de Souza Lima, Profa. Dra. Ana Bárbara Aparecida Pederiva Scheer, Profa. Dra. Regina Tavares Menezes e Sr. Sérgio de Souza, o Coordenador dos Cursos de Química e Matemática e Assessor da Pró-reitoria de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Fernando Dutra, a Secretária-geral, Profa. Ms. Cristiane Pereira Melo de Oliveira, a Chefe de Gabinete da Reitoria, Profa. Ms. Thelma Avilez Pasquantonio e os professores convidados: Profa. Dra. Maria De Lourdes Custódio Damaceno, Prof. Dr. Carlos Fernando de Brito, Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa, Profa. Dra. Solange Fatima Azevedo Dias e Prof. Ms. Manuel Fernandes Paradela Ledon, que, em suas falas, destacaram qualidades profissionais e pessoais do Prof. Tomás Vasconcelos, tais como: a competência, a dedicação ao trabalho, o profissionalismo, a ética, o comprometimento, a conduta exemplar, o humanismo, a lealdade, a humildade, a solidariedade, a dignidade, a generosidade, a simplicidade, a nobreza e a alegria.

O Prof. Tomás Vasconcelos possui graduação em Química (1972), doutorado em Engenharia Química (1984) e experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, atuando, principalmente, nos seguintes temas: “Cinética e Dinâmica de Resinas de Troca Iônica” e “Ciência, Tecnologia e Sociedade”.

Na Universidade Cruzeiro do Sul, foi Professor Titular III, de 2000 a 2017, tendo iniciado suas atividades, como professor colaborador, em março de 1996, no âmbito de convênio firmado com o Instituto Superior Politécnico José Antonio Echiverría (ISPJAE), Cuba.

Além disso, implantou o Laboratório de Engenharia Sanitária no campus São Miguel, em março de 1998; foi docente dos Cursos de Graduação em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Química; foi docente do Mestrado em Química Ambiental e Ecotoxicologia, de 2005 a 2009; foi Coordenador do Curso de Graduação em Química, de 2009 a 2011; foi docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, de 2009 a 2017, foi Vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa, de 2011 a 2017; registrou, em 2016, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a primeira patente da Universidade Cruzeiro do Sul, intitulada “Equipamento de teste de jarros”, juntamente com os Profs. Drs. Irene de Lacerda Ramos, Bruno Luis Ramos e Cidinei Hidalgo Ramos.

Ao final desde primeiro semestre de 2017, o Prof. Tomás Vasconcelos conclui seu trabalho na Instituição, deixando muito aprendizado a toda a Comunidade Acadêmica da Universidade Cruzeiro do Sul.