Saiu o resultado! O destino? Portugal!

julho 2017

Compartilhamos com toda a comunidade acadêmica quem é o felizardo que logo mais irá embarcar rumo ao intercâmbio acadêmico: o aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo, Heitor Meluso.

Ele foi o ganhador da bolsa de estudos do Programa Santander Ibero 2017, no processo seletivo realizado pela Cruzeiro do Sul. Dentre as instituições participantes, ele optou por estudar em Portugal e a previsão do intercâmbio é de Fevereiro a Junho/2018.

O Heitor está super feliz com o resultado. Olha o que ele contou pra gente:

Como se sente por ter sido selecionado?

Soube que fui selecionado uma semana depois do meu aniversário; foi uma vitória realmente extraordinária. Principalmente por que um dos critérios de seleção era ter boas notas. Meu diagnóstico de dislexia tardio comprometeu, e muito, meu desempenho escolar. No entanto, após o amparo de profissionais da saúde e o encontro com a filosofia budista pude enfim ter a consciência do quão feliz posso ser.

Quais são suas expectativas para este intercâmbio?

Distante de qualquer ironia, minha primeira expectativa é conseguir chegar lá. A bolsa concedida é de um valor notável, um incentivo surpreendente. Sou um sujeito de convicção inabalável e sei que esta realidade será mais uma vitória na minha vida!

Você irá para qual universidade? Por que essa escolha? Algum motivo especial?

Ainda não obtive resposta do Banco Santander, mas escolhi Universidade de Coimbra, Universidade Autônoma de Lisboa e Universidade do Porto. Comecei escolhendo Portugal por sua técnica construtiva semelhante à realidade brasileira, lá eles vivem um presente pelo qual o futuro reserva ao nosso país – o envelhecimento da população. Diante disso como são desenvolvidas as soluções em Arquitetura e Urbanismo para tal? Foi o que me instigou.
Em seguido escolhi essas universidades por proporcionarem um ambiente acadêmico muito diferente do nosso.

Qual é a previsão de início do intercâmbio?

Vou ter a oportunidade de viver lá no segundo ciclo acadêmico que vai de Fevereiro até Junho de 2018. Já fui alertado do friozinho úmido, mas estou preparado para viver cada segundo intensamente!

Dejamos que você tenha uma experiência incrível, Heitor! Boa viagem!