Sem medo de encarar o Leão: a Cruzeiro do Sul te auxilia na declaração do IR!

março 2016

Mais uma vez a Universidade realizará o tradicional Plantão Fiscal, em que os alunos do 4º e 5º semestre de Ciências Contábeis, supervisionados por seus professores, auxiliam no preenchimento e transmissão da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda – Pessoa Física da comunidade.

Os interessados devem agendar previamente o serviço no período de 14/03 a 15/04, pelo telefone: 2037-5814 (Empresa Júnior), de segunda a sexta, das 14h às 17h.

O Plantão Fiscal será realizado nas seguintes datas:

02/04 – 09h às 14h
Campus Anália Franco
Av. Regente Feijó, 1295
09/04 – 09h às 15h
Campus Liberdade
Rua Galvão Bueno, 868
16/04 – 09h às 16h
Campus São Miguel
Av. Doutor Ussiel Cirilo, 225

Anote quais documentos você deve apresentar no dia:

• Informe de rendimentos e salários, pró-labore, aposentadoria, etc.;
• Declaração de Imposto de Renda entregue em 2015 (Impressa ou CD);
• Relação anual dos aluguéis recebidos de pessoa física, com nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido;
• Informe de rendimentos bancários, posição em 31/12/2015;
• Informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB/RDB, etc.);
• Informe de rendimento do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto;
• Recibos de pagamentos a médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde, etc.;
• Recibos de pagamentos dos gastos com educação (universidade, escolas, etc.);
• Pensão alimentícia paga no ano (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF);
• Comprovante de compra de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2015;
• Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2015;
• Número do CPF dos dependentes;
• Número do recibo de entrega da declaração 2013/2015;
• Comprovantes de despesas do Livro Caixa (para prestadores de serviços autônomos);
• Comprovantes de pagamento a instituições de ensino regular; comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial; comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais, entre outros).

Você deve declarar o IR se:

• Recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual foi superior a R$ 28.123,91;
• Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.

Relativamente à atividade rural:
a) Obteve receita bruta anual em valor superior a R$ 140.619,55;
b) Pretenda compensar, no ano-calendário de 2015 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2015.

Relativamente a bens e direitos:
• Teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2015, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00.

O serviço do Plantão Fiscal é gratuito, mas pedimos a colaboração do público com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição posteriormente definida pela Universidade.

E atenção: o prazo de entrega da declaração é até 29/04
Multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devida.