Venha ampliar os conhecimentos na área!

maio 2016

Contribuir cada vez mais com o aprendizado e aperfeiçoamento de nossos alunos é um dos objetivos da Semana da Química 2016, que a Universidade realizará de 15 a 17 de junho, no campus São Miguel. As inscrições devem ser feitas no dia do evento, por meio da doação de 1 quilo de alimento.

Confira a programação e compareçam, alunos! Sua participação valerá como horas complementares!

Radiação, nanopartículas e métodos de caracterização
Profa. Dra. Sonia Heilman

Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo e graduação em Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação (1971). Doutora em tecnologia nuclear pelo Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares – IPEN – CNEN (2015). Possui experiência na área de radiação ionizante em matrizes de poliuretano e nanopartículas. Atualmente desenvolve estudos com radiação ionizante, nanopartículas e métodos de caracterização.

Gestão de Resíduos na Indústria
Prof. Ms. Wagner de Miranda Pedroso

Engenheiro Químico Pleno, Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos com ênfase em Meio Ambiente pela Faculdade Mauá – IMT com Pós-Graduação em Administração Industrial pela Vanzolini / USP. Com experiência de mais de 16 anos em multinacional automobilística na gestão de resíduos sólidos, tratamento de água e efluente. Também coordenou durante 7 anos equipes multidisciplinares na área de manutenção industrial e gestão de contratos. Atuou na gestão de águas desde a captação de água por poços tubulares profundos, estação de tratamento de água – ETA, estação de tratamento de esgoto industrial – ETEI, tratamento de água num complexo de mais de 15 sistemas de torres de resfriamento, chillers e caldeiras e no processo produtivo automobilístico. Professor convidado no curso de Pós-Graduação em Resíduos Sólidos no Senac e ministra palestras e cursos em entidades como CRQ e Edutech. Perito Ambiental junto ao CRQ4.

Captura de CO2: Tendências, desafios e possibilidades
Profa. Dra. Simone Garcia de Ávila

Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas (2008) e Licenciatura Plena (2007) pelo Centro Universitário Fundação de Santo André. Mestre (2011) e Doutora (2015) em Ciências (Química Analítica), ambos pelo Instituto de Química da USP. Possui experiência na área de síntese de materiais mesoporosos aplicados no processo de captura de CO2, técnicas termoanalíticas e análise de material particulado atmosférico por meio de técnicas cromatográficas. Atua também na área de Ensino de Química. É uma as autoras da obra Ser Protagonista – Química, coleção aprovado pelo MEC no PNLD (2012 – 2015). Faz parte da Comissão Técnica de Ensino Superior do Conselho Regional de Química (4a Região). Atualmente desenvolve um projeto de Pós Doutoramento (Síntese de Materiais Monolíticos Porosos para Concentração e Separação de Poluentes Orgânicos em Matrizes Ambientais) no Instituto de Química da USP.

Petróleo e derivados: Controle de Qualidade
Profa. Renata Ferreira de Oliveira

Bacharel em Farmácia pela Universidade Metodista de São Paulo e Técnica em Química pelo SENAI Mario Amato. Atua como Técnica Química de Petróleo Pleno na Refinaria de Capuava (RECAP-PETROBRAS) desde 2008. Experiência em Certificação de Petróleo e derivados.

Biodigestores
Prof. Fernando Silva dos Santos e Profa. Aline Ramos de Sousa

Prof. Fernando é Bacharel em Engenharia Ambiental pela Faculdade Oswaldo Cruz (2015), com Especialização em Ciências Ambientais pela Leuphana Universität Lüneburg (2013). Tem experiência como facilitador em processos de desenvolvimento comunitário e saneamento ecológico. Atualmente atua como Coordenador de Projeto Educacional com foco em eficiência energética e hídrica.

Profa. Aline é Bacharel em Engenharia Ambiental formada pela Faculdade Oswaldo Cruz (2015). Possui graduação-sanduíche em Ciências da Sustentabilidade pela Leuphana Universität Lüneburg (2014). Suas realizações profissionais incluem experiência como facilitadora em processos de aprendizagem com ênfase em educação para a sustentabilidade; atuando principalmente no acompanhamento e monitoramento de projetos socioambientais.

19h30
Caracterização Química de Águas e Sedimento: Reservatórios com Vistas a Abastecimento Público
Prof. Ms. Douglas Batista

Graduado em Tecnologia em Processos Ambientais e Analista Ambiental no SENAI Mario Amato (2011), Gestor Ambiental pelo Centro Universitário Assunção (2008). Auditor Ambiental da ISO 14001. Mestre em Qualidade de Água e Sedimento pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/USP (2016). Atualmente desenvolvendo projetos de Eficiência Energética e Hídrica. Experiência em química analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação ambiental, metais, química ambiental, qualidade da água e sedimento e química analítica, caracterização de compostos de urânio e química analítica instrumental.