Programas

Imagem Fale Conosco

Os Programas de Extensão integram projetos e atividades de natureza sócio-educativa nas áreas da saúde, educação, comunicação, cultura, empreendedorismo, ambiental, entre outras, primando pela formação integral dos alunos, como cidadãos e profissionais, e ao atendimento à comunidade. Buscam a convergência das atividades de ensino, pesquisa e extensão que caracterizam a concepção moderna de universidade, evitando intervenções meramente assistencialistas.

 

Os Programas de Extensão tem como objetivo:

 

• apoiar o desenvolvimento da extensão universitária;

• atender aos alunos e aos egressos;

• contribuir para o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e ambiental;

• estabelecer e ampliar as relações interinstitucionais;

• interagir a Universidade com a Sociedade;

• contribuir com a expressão da diversidade cultural artística, científica e tecnológica;

• colaborar com a formação acadêmica, fomentando atividades de extensão nos currículos

• oferecer ao educando a oportunidade de participar de ações sociais, culturais e científicas, que buscam o aperfeiçoamento individual e coletivo.

• atender as comunidades interna e externa, integrando as áreas de tecnologia, saúde, educação, direito, entre outras.

Programa de Educação Especial – PROESP

A Universidade Cruzeiro do Sul, desde 1993, vem articulando discussões e a criação em sua grade curricular de uma disciplina com enfoque nas questões referentes à inclusão das pessoas com deficiência, baseando-se na legislações brasileira e internacionais vigentes  e adotando ações visando a quebra das barreiras do preconceito, tão presente em nossa sociedade. Como resultado, a partir de 1997, foi implantado o Serviço de Educação Especial – SAESP,  atualmente, Programa de Educação Especial - PROESP, da  Pró-reitoria de Graduação e Extensão. O PROESP visa o atendimento de jovens e adultos com deficiência intelectual e física. O Programa passa por constantes modificações devido ao seu próprio dinamismo, resultante da retomada de conceitos e valores. Busca incessantemente outras visões sobre educação; quebra as barreiras que provocam o distanciamento entre as ações educativas e a família; possibilita ao aluno explicitar a sua apreciação frente às avaliações das atividades e, principalmente, reavaliar a prática pedagógica e as questões referentes aos relacionamentos interpessoais.

 

O PROESP vem utilizando uma metodologia inovadora, estimulando a formação docente, envolvendo os graduandos da Universidade na criação de projetos, grupos de estudo, pesquisas, iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado.

 

As atividades desenvolvidas são elaboradas pelos graduandos, de diferentes áreas do conhecimento, como: pedagogia; psicologia; educação física; ciências da computação, dentre outros, no desenvolvimento de projetos, que envolvem os seguintes aspectos:

a       Autonomia e Independência

a       Resgatando a Leitura, a Escrita e os Conceitos Matemáticos

a       Lazer e Cultura

a       Corpo  e Movimento

a       Faz Dança - Música e Rítmo

a       Criatividade e Arte

a       Inclusão Digital 


Mais informações:

 

PROESP
Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225 / sala 510 / Bloco C / Campus São Miguel
Funcionamento: Terça e quinta-feira, das 14h às 17h.

 

Processo seletivo para monitoria e estágios – início de cada ano letivo (fevereiro/março)

Inscrições para novos alunos: 1ª quinta-feira de cada mês – sala 510 / Bloco C / das 14h às 17h.