Com convidados de diversas áreas, 5ª Semana de Jornalismo ocorre de 10 a 14 de maio

Jornalismo e Democracia, nosso protagonismo é aqui. Este é o tema da 5ª Semana de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul, que ocorre de 10 a 14 de maio, com […]

30/04/2021

Jornalismo e Democracia, nosso protagonismo é aqui. Este é o tema da 5ª Semana de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul, que ocorre de 10 a 14 de maio, com programação on-line e aberta a todos os interessados.

As atividades serão transmitidas pelos canais da Agência Universitária de Notícias no Youtube e no Facebook.

Curso gratuito do SEBRAE

Durante o encontro será realizado o curso gratuito “Descomplica”, ofertado pelo SEBRAE para uma turma formada especialmente por alunos e egressos de Jornalismo. Será uma ótima oportunidade para pensar e desenvolver negócios na área da comunicação e da notícia.

Solidariedade

Na Semana de Jornalismo curso de Jornalismo ainda promoverá arrecadação de alimentos para doação na comunidade do Jardim Lapenna, por meio da entidade Galpão Zona Leste.

Zona Leste Startup Weekend

Após a realização da semana do curso, os alunos ainda participarão de jornada em prol da inovação na área, entre 14 e 16 de maio.

Programação

A semana traz à tona discussões sobre gênero, com destaque para a atuação das mulheres na profissão. Tatiana Vasconcellos (CBN), Basília Rodrigues (CNN) e Marcella Azevedo (ESPN e Band) confirmaram presença.

Além disso, todos os anos o curso de Jornalismo elege um profissional que tenha uma atuação corajosa e honrosa para homenagear. Desta vez, o destaque será Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo).

Também haverá discussão sobre Jornalismo e Cinema, com a participação de Eliane Scardoelli, produtora e roteirista do documentário Cercados e parte do time do Profissão Repórter (TV Globo).

O UOL estará presente no dia 13 para a roda de conversa “Jornalismo de qualidade e combate à desinformação”.

Enquanto isso, os egressos dos últimos três anos participarão em um diálogo sobre a entrada no mercado de trabalho no jornalismo, apresentando os desafios e conquistas que obtiveram na profissão desde a conclusão do curso.

E tem mais: o repórter da TV Globo César Galvão participará da roda de conversa sobre “A pandemia e os impactos no jornalismo”.

Já jornalista investigativo Gilberto Nascimento, colaborador do The Intercept Brasil, da BBC e autor do livro O Reino, deixará orientações para quem quer seguir o desafio de mergulhar fundo nas histórias.

O jornalista e produtor da TV Cultura Eugênio Araújo apresentará uma reflexão sobre “Jornalismo Público e fortalecimento da Democracia, enquanto o publisher da Revista Imprensa, Sinval Itacarambi Leão, promoverá o tema “Jornalismo e novas tecnologias”.

Confira os horários e detalhes da programação na imagem abaixo.