Abril Laranja: professor alerta sobre maus-tratos aos animais e dá dicas para adoção

Você já conhece o Abril Laranja? A campanha mundial tem a proposta de conscientizar e prevenir maus-tratos aos animais. E para reforçar o alerta sobre o tema, o professor Juan […]

18/04/2021

Você já conhece o Abril Laranja? A campanha mundial tem a proposta de conscientizar e prevenir maus-tratos aos animais.

E para reforçar o alerta sobre o tema, o professor Juan Justino de Araujo Neves, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Cruzeiro do Sul, comenta o que pode ser considerado abuso contra animais e traz dicas de como os tutores podem realizar a adaptação de pets adotados que já passaram por violências.


O que são maus-tratos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. No Brasil, a Lei nº 9.605/98, art. 32, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe que a prática de crimes de maus-tratos a animais seja punida com detenção.

O professor Juan explica que os maus-tratos são caracterizados por danos físicos, falta de supervisão, indiferença, abandono, negligência e crueldade aos animais. “Para avaliação do bem-estar do animal, existem alguns indicadores, como a possibilidade ou não de executar comportamentos naturais, recursos presentes no ambiente – como falta de presença de água, alimentos, enriquecimento ambiental e espaço para esses animais – observações comportamentais e parâmetros fisiológicos e biométricos”, avalia.


Dicas para adoção

O docente aponta algumas dicas para quem pretende adotar que já passaram por abusos: paciência, amor e cuidado com o espaço do pet.

Para tratar os traumas desses animais, deve-se buscar ajuda do médico veterinário de sua confiança. Na medicina veterinária existem também especialistas em comportamento, chamado de veterinário comportamentalista, que atua com cuidados físicos e emocionais.

“Dependendo do tipo de trauma que este animal tenha passado, ele pode ter, por exemplo, falta de apetite, não querer brincar, não querer passear, se isolar, ter momentos de agressividade, comer excessivamente, rasgar e destruir coisas, além de traumas físicos. Tudo isso acaba influenciando no comportamento, desenvolvimento e no estado físico do animal”, reforça o docente.

Para finalizar, Juan afirma que os animais são seres puros. “Eles nos amam e nos fazem companhia todos os dias. Para muitos, neste momento difícil de pandemia, dor e tristeza, é o pet que traz momentos de alegrias, paz, diversão, carinho e amor. Nós, devemos devolver o mesmo aos nossos amigos peludos”.


Denuncie

Se você presenciou ou tem informações sobre maus-tratos a animais, pode denunciar aos seguintes órgãos:

– Polícia militar (Ligue para o 190);
– Disque Denúncia (Em São Paulo ligue para 0800 600 6428);
– Ministério Público;
– Em São Paulo: Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), no site do governo do estado de São Paulo.