Estudante de Jornalismo publica livro com relatos de vítimas de violência doméstica

A violência contra a mulher deve ser enfrentada por toda a sociedade com leis, programas de apoio às vítimas, punição aos agressores e com livros. É nesta frente que o estudante de […]

17/08/2021

É nesta frente que o estudante de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul (campus Guarulhos), Tiago Ortaet, decidiu dar sua contribuição, com a produção de um livro-reportagem com relatos de vítimas desta violência covarde.

O livro Eleutérias, mulheres que romperam o ciclo da violência doméstica conta a história de mulheres que sofreram violência doméstica e também apresenta os serviços e políticas públicas para as vítimas.

O autor, que é diretor de Direitos Humanos na cidade de Guarulhos, acredita no potencial do livro para atingir os públicos. “A arte liberta, o conhecimento também. O livro traz essa força simbólica de ter histórias registradas e vai despertar em jovens atitudes contra essa violência”.

Importância do Jornalismo

Ortaet enxerga a comunicação como uma plataforma importante para a divulgação do tema e entende que cursar Jornalismo contribui com o aprofundamento do seu trabalho, especialmente pela qualidade na formação oferecida pela Cruzeiro do Sul.

“Tenho essa sede por conhecimento e quero aproveitar, no melhor dos sentidos, o conhecimento dos meus mestres para ter uma excelência também na futura profissão”, destaca.

‌Para o coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Me. Antonio Assiz, o jornalismo literário pode ser uma ferramenta importante para acabar com toda forma de violência. “A produção literária cumpre um papel central na mudança de comportamento da sociedade, pois, como uma ação no campo da cultura, promove reflexões que transformam o leitor”, explica.

Mais sobre o lançamento

‌O lançamento do livro ocorreu na segunda feira, dia 9 de agosto, no Centro Adamastor, em Guarulhos, durante a comemoração de 15 anos da lei Maria da Penha. O evento contou com a presença do prefeito Gustavo Henric Costa, vereadores e autoridades da área da assistência social, saúde, segurança pública e direitos humanos.

“Queremos [com o livro]  ampliar a divulgação dos serviços de atendimento para a garantia integral desses direitos. Temos ações que existem há 18 anos, mas percebemos que algumas pessoas ainda não conheciam estes serviços,” relata o autor.

Ouça o áudio do trecho da cerimônia em que Tiago Ortaet recita poema de sua autoria para anunciar o livro.

Faça aqui o download do livro.