Alunos da área da saúde participam de atividade de gamificação

Proposta foi recebida com entusiasmo pelos estudantes, que demonstraram alto nível de participação e interesse

09/05/2025

Os alunos da disciplina Mecanismos de Agressão e Defesa, componente curricular compartilhado por cursos da área da saúde da Universidade Cruzeiro do Sul, foram desafiados a transformar o conhecimento técnico-científico adquirido em experiências lúdicas e educativas por meio da criação de jogos.

A iniciativa foi estruturada com base nos princípios da gamificação, em especial no conceito de Game-Based Student Response Systems (GSRS), com os seguintes objetivos:

– Promover o engajamento dentro dos conteúdos ministrados na disciplina, por meio da transposição didática para o formato de jogos, permitindo aos estudantes demonstrarem sua compreensão de maneira dinâmica e motivadora, além de torná-los protagonistas no aprendizado;
– Estimular a criatividade, o pensamento crítico e o debate sobre temas relevantes da disciplina, incentivando a abordagem de conteúdos de interesse acadêmico sob outra perspectiva;
– Fortalecer o trabalho em equipe e a autonomia dos discentes, destacando a importância da colaboração, da pesquisa e da comunicação científica acessível para o público em geral.

Jogos físicos

A atividade foi realizada em grupos, com a proposta de desenvolver um modelo físico por grupo, como jogos de tabuleiro, cartas, caça-palavras e quizzes, que integrassem de maneira criativa e didática os conceitos abordados na sala de aula.

A gamificação fortaleceu a integração entre teoria e prática, permitindo que os conceitos fossem aplicados de forma criativa e significativa, além de desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Ao utilizar os jogos como ferramenta pedagógica, a atividade visa transformar o processo de aprendizagem em uma jornada inovadora e integrativa, colocando o discente como protagonista de seu aprendizado.

A proposta foi recebida com entusiasmo pelos alunos, que demonstraram alto nível de participação e interesse. A aplicação da gamificação como ferramenta pedagógica mostra-se uma aliada na área da saúde, promovendo não apenas conhecimento técnico, mas também competências essenciais à formação humanizada e crítica dos futuros profissionais.

O projeto ocorreu sob orientação dos seguintes professores: Adriana Cristina Levada Pires, Andrea Maria Garrido dos Santos, Ingrid Nayara Marcelino Santos, Jéssica Borghesi, Juliana Casares Araújo Chaves, Márcio Luiz Alves Moura, Maria Fernanda Cury Boaventura, Maysa Braga Barros Silva, Renata Gorjão, Rosemari Otton e Vitória da Paixão.

A Cruzeiro do Sul segue incentivando uma aprendizagem ativa, que promove engajamento e uma avaliação criativa do desempenho acadêmico!

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