Pesquisa científica: inscrições abertas para voluntários com diagnóstico de TDAH

Estão abertas inscrições para voluntários adultos, entre 18 a 35 anos de idade, com diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade), interessados em participar de um estudo para possível tratamento dos […]

24/02/2021

Estão abertas inscrições para voluntários adultos, entre 18 a 35 anos de idade, com diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade), interessados em participar de um estudo para possível tratamento dos sintomas do Transtorno, com Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua e Mindfulness.

A iniciativa é um projeto de iniciação científica da aluna Renata Alessandra Pereira, da graduação em Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul. Bolsista do CNPq, a estudante é orientada pela Profa. Dra. Camila Campanhã, docente, supervisora clínica do curso e pesquisadora do ASCAN Lab, que fica no Laboratório de Avaliação Psicológica, localizado no Campus Paulista.

A Estimulação Trancraniana por Corrente Contínua (ETCC) é um forma de neuromodulação não-invasiva, indolor e sem efeitos colaterais (a pessoa sente apenas um leve formigamento no local dos eletrodos), que aumenta a atividade cerebral da área em que os eletrodos são posicionados com baixa corrente elétrica. É uma técnica tão segura que já existem aparelhos para os pacientes fazerem o tratamento sozinhos em casa, além de facilitar a atividade de áreas cerebrais que não estão funcionando adequadamente.

Já o Mindfulness é uma técnica de meditação da atenção plena e tem evidências científicas consistentes, que não somente melhora a atenção e funções executivas em pacientes com TDAH, como também gera neuroplasticidade, ou seja, assim como treinar um músculo faz ele funcionar melhor – a meditação treina circuitarias frontais e melhoram o seu funcionamento.

A pesquisa permitirá verificar se a combinação das técnicas reduz as dificuldades cognitivas do TDAH de forma semelhante às medicações mais utilizadas na atualidade. Para isso, serão comparados os efeitos da intervenção com pacientes que tomam medicação.

Inscrições

Se você tem TDAH e gostaria de participar do estudo, faça sua inscrição aqui. As vagas são abertas para quem toma ou não medicação para o Transtorno.

Mais sobre a pesquisa

Parte do estudo será on-line e outra parte ocorre no laboratório (para aqueles que não tomam medicação). Nas atividades presenciais, serão 10 encontros de 30 minutos em uma sala de aula ampla e ventilada – todos os cuidados recomendados pela OMS serão realizados. O projeto é aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade.

Caso tenha alguma dúvida, você pode entrar em contato com o projeto pelo e-mail projetotdah2021@gmail.com e com o Laboratório de Avaliação Psicológica ascan.laboratory@gmail.com