Pós-graduação em Ciências da Saúde lança cartilhas sobre a Covid-19

O Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul acaba de lançar duas cartilhas sobre a Covid-19. A primeira publicação traz informações […]

08/07/2020

A primeira publicação traz informações básicas sobre a doença, como sua origem, causas e riscos. Já a segunda fala das Fake News em torno do tema, baseando-se na checagem de fatos e apresentação de dados. Um terceiro volume, que deverá ser lançado em agosto, irá tratar sobre o papel da ciência na pandemia.

Todos os volumes são publicados pelo selo editorial Conhecimento Livre, de forma digital e completamente gratuita, visando a levar informação e conscientização sobre a Covid-19 ao maior público possível.

Palavra dos docentes

Segundo o Prof. Dr. Sandro Massao Hirabara, pesquisador do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde e um dos organizadores do projeto, as cartilhas estão sendo elaboradas por docentes, discentes e outros cientistas, além de contar com a participação de estudantes da iniciação científica dos cursos de graduação da Instituição.

A Profa. Dra. Renata Gorjão, também docente Programa e participante da iniciativa, conta que as cartilhas possuem papel importante ao criar pontes entre a comunidade científica e a sociedade.

“Quando transformamos o conhecimento científico em algo acessível à população, acreditamos que é possível aumentar a confiança destas pessoas nos pesquisadores e na própria Ciência. Ela deixa de ser abstrata e adquire forma, fazendo com que a população consiga se apropriar dela e disseminar conceitos corretos”, disse.

O professor Sandro completa: “as cartilhas são voltadas à divulgação, difusão e popularização do conhecimento científico, especialmente à população em geral de forma ampla, digital e completamente gratuita. Além do papel educativo e de conscientização, o objetivo é valorizar o trabalho em equipe e a inserção de graduandos e pós-graduandos em questões multidisciplinares como esta”.

A iniciativa tem também o apoio e participação da Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi, coordenadora do Programa e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa. A docente destacou que a disseminação do conhecimento produzido na academia à população é uma das primícias da Pós-graduação em Ciências da Saúde, que compõe os Programas de Pós-graduação do País na Área de Medicina I.

“Esse trabalho realizado durante a pandemia é muito gratificante, envolve professores, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e os alunos da graduação”, finalizou a pró-reitora.

Clique nos links abaixo para acessar as cartilhas:

Volume I: Informações Básicas
Volume II: Fake News