Alunos da área da saúde promovem workshops sobre doenças de notificação compulsória

Atividades ocorreram em todos os campi, como parte da disciplina Vigilância e Promoção da Saúde

04/06/2025

Valorizada por aproximar os futuros profissionais das práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), a disciplina de Vigilância e Promoção da Saúde (VPS), um componente curricular compartilhado pelos cursos da saúde da Universidade Cruzeiro do Sul, se tornou plataforma para uma iniciativa inovadora.

Com participação de alunos e professores de todos os campi, foi lançado um desafio de converter conhecimento técnico-científico em experiências educativas e envolventes. O foco principal foi a realização de workshops sobre doenças de notificação compulsória, tópico de extrema relevância para a saúde pública e para melhoria da qualidade de vida da população.

A iniciativa destacou-se por sua abrangência, integrando alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia.

Os workshops foram realizados, simultaneamente, nos campi da Cruzeiro do Sul. A participação ativa proporcionou aos alunos uma série de conquistas acadêmicas, que vão além do aprendizado em sala de aula:

Estímulo ao pensamento crítico e à criatividade: a criação das abordagens educativas para os workshops exigiu que os alunos pensassem de forma inovadora e crítica sobre como os conceitos de saúde pública poderiam ser apresentados de maneira eficaz.

Fortalecimento do trabalho em equipe e liderança: a colaboração em grupo para desenvolver e executar os workshops, além da interação com os diferentes ecossistemas nos campi, reforçou a capacidade de trabalho em equipe e, em alguns casos, o desenvolvimento de habilidades de liderança.

Networking e troca de conhecimento interdisciplinar: a realização dos workshops em vários campi e a interação com estudantes de diferentes cursos da área da saúde promoveram uma valiosa troca de conhecimentos interdisciplinares e a ampliação de suas redes de contatos.

Protagonismo no aprendizado: ao se tornarem responsáveis pela criação e condução do processo de ensino-aprendizagem para outros, os alunos assumiram um papel ativo e protagonista em suas próprias formações.

A utilização de workshops como ferramenta de ensino não apenas aprofunda o conhecimento técnico-científico, mas também desenvolve competências cruciais para uma formação humanizada e crítica.

Isso prepara os estudantes para levar informações vitais sobre agravos e doenças de notificação compulsória à população – como doenças transmissíveis e não transmissíveis – de maneira eficaz e engajadora, gerando um impacto positivo e direto na saúde pública.

O projeto foi conduzido sob a supervisão dos seguintes professores: Beatriz Belmiro Dias, Carina Ceribelli, Cauê Santos Lima, Denise Gomes Barcellos, Edilaine Xavier, Jéssica Borghesi, Marcos Luengo, Michelle Fidelis, Patrícia Rodrigues Lourenço Gomes, Vitória Paixão, Silvana Feliciano Pereira Gomes e Tarcísio George.

A Cruzeiro do Sul segue apoiando uma aprendizagem ativa, que estimula o engajamento e oferece formas criativas de avaliar o desempenho acadêmico, formando profissionais da saúde aptos a promoverem uma mudança positiva na saúde das comunidades, melhoria na qualidade de vida da população e promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU.

Parabenizamos os professores e estudantes envolvidos nesse projeto de grande relevância para o nosso ecossistema educacional!

Galeria de fotos