Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

• Áreas de Concentração:

Ensino de Ciências e Matemática

• Público alvo:

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, em nível de doutorado, está aberto a mestres nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, que atuam nos diversos níveis de ensino, bem como profissionais de áreas afins que queiram dedicar-se à pesquisa no ensino..

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso

A proposta de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, com mestrados, acadêmico já implantado. Em função do perfil do ingressante e da diversidade de conhecimentos prévios de parte do público de mestrado profissional e de acadêmico a atual proposta visa a atender um perfil de aluno que busca, além da atividade de docência no ensino fundamental e médio, a realização de pesquisa científica, a geração de conhecimentos e a atuação no ensino superior com o compromisso de atuar na formação de professores de ensino de ciências e matemática e de realizar pesquisas na área.

O curso tem por objetivo produzir conhecimentos científicos que possam contribuir de forma direta na formação de educadores de ensino de ciências e matemática, permitindo, em acordo com sua estrutura curricular, abordagens multi e interdisciplinares de conteúdos atuais em ciências e matemática, técnicas experimentais e laboratoriais de pesquisa aplicadas ao ensino, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino.

PROCESSO SELETIVO – PÓS-DOUTORADO
Clique aqui para acessar o edital.

Setor de Apoio Acadêmico

• Áreas de Concentração:

Ensino de Ciências e Matemática

• Público alvo:

• Coordenação

Profa. Dra. Edda Curi

• Vice-coordenação

Profa. Dra. Rita de Cássia Frenedozo

Coordenação do Curso

Sobre o Programa de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

O Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática foi implantado em 2008. No triênio 2007-2009 o Programa foi avaliado pela CAPES com conceito 4,0 e no triênio 2010-2012 com conceito 5,0. Destacam-se a responsabilidade e o compromisso da Instituição e a identificação e o comprometimento do corpo docente que, na época de implantação do Curso de Mestrado, era formado por professores com tempo médio de trabalho na instituição.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, nível mestrado acadêmico e doutorado, tem por finalidade produzir conhecimentos científicos que possam contribuir de forma direta na formação de educadores de ensino de Ciências e Matemática. Sua estrutura curricular agrega conteúdos atuais das áreas de Ciências e Matemática, com abordagens multi e interdisciplinares, com foco em pesquisas desenvolvidas no ensino dessas áreas, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino. Em função dessas finalidades, pretende-se formar um pesquisador que possa atuar como indutor de transformações sociais, tendo como base a apropriação de saberes necessários; ao exercício de docência e pesquisa, à incorporação de conhecimentos científicos e ao domínio de metodologias educacionais e de pesquisa, aspectos esses fundamentais para dar suporte à práxis contextualizada e à pesquisa.

Durante o processo de implantação e consolidação do Programa de Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul, observa-se a evolução dos seguintes indicadores:

– aumento de produção científica dos docentes e discentes de acordo com orientação da área;
– estabelecimento de intercâmbios em nível nacional e internacional,
– ampliação de captação de recursos nas agências de fomento,
– demanda cada vez maior de professores das redes municipal, estadual e federal de educação,
– visibilidade e interesse de IES de outros estados no estabelecimento de MINTER e DINTER,
– consolidação de grupos e linhas de pesquisa institucionais registrados no CNPQ,
– compromisso institucional e solidificação do corpo docente,
– inserção social em projetos com as redes públicas estadual e municipal de São Paulo.

O Programa capacitou alunos da região metropolitana e da grande São Paulo, da Baixada Santista, do Vale do Ribeira, do interior do estado e ainda de outros estados como Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Amapá¡ Espírito Santo, Paraná e Distrito Federal, o que permite uma ramificação das ideias defendidas no curso por várias regiões brasileiras.

Homologado pelo CNE (Portaria MEC nº 609, de 14.03.2019, DOU de 18.03.2019, seç. 1, p. 118)

Sobre o Programa de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento