2ª Semana de Jornalismo reúne profissionais e estudantes.

outubro 2018

O curso de Jornalismo reuniu, de 1 a 3/10,  alunos, professores e profissionais da área para debater os aspectos mais importantes da profissão. A programação começou na segunda-feira (1) pela manhã, com uma palestra do professor de fotografia e mestre de artes visuais Carlos Eduardo Frucci, no Campus Liberdade. Após falar sobre a importância da imagem em sua tradução do momento presente, Frucci aproveitou o engajamento do público para tirar algumas fotos espontâneas.

No período noturno, a palestra “Ideias para uma Nova Teoria do Jornalismo” foi ministrada pelo Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro, grande homenageado da Semana. Antes de sua exposição, a aluna Mariana Lienemann Ramires, do 6º semestre, contou aos presentes que, após concluir sua participação no Programa de Iniciação Científica, foi aprovada para o Programa de Mobilidade Estudantil, que permite que alunos cursem de um a dois semestres no exterior. Ela será aluna da Universidade do Porto, em Portugal. Além de Mariana, outros quatro alunos do curso de Jornalismo também participam do Programa de Iniciação Científica.

A coordenadora do curso, Profa. Dra. Regina Tavares, agradeceu a presença de todos e deu início à homenagem ao professor Chaparro. Foi exibido um vídeo, preparado pelos alunos, contando de forma breve um pouco de sua carreira. Ao final da exibição, a aluna Stefanie Oliveira, do último semestre, entregou uma placa de mérito ao jornalista.

Uma nova teoria para o Jornalismo
Durante sua palestra, o Prof. Manuel Carlos Chaparro afirmou que estamos sendo desafiados a criar uma nova teoria para o Jornalismo. “Aceitei esse desafio, que é atualizar as ciências da comunicação para a era digital”, disse. Ao final, respondeu as perguntas do público sobre fake news, carreira, liberdade de expressão e o poder da mídia nas eleições. Além disso, também houve um sorteio de livros para todos os participantes.

Ferramentas tecnológicas e livro-reportagem
No segundo dia da Semana, o convidado Felipe Farrajota mostrou, no período matutino, algumas das ferramentas tecnológicas disponíveis para auxiliar o trabalho do jornalista. Ele mostrou como vários aplicativos para o celular podem ser utilizados para facilitar coberturas e edições ao vivo, em ambiente digital.

À noite, foi a vez do jornalista Marcos Zibordi, crítico de conteúdo do UOL, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e da Faculdade Cásper Líbero, conduzir sua exposição sobre “O livro-reportagem sem literatura”. Ao falar sobre o caráter autoral da escolha do formato livro-reportagem, Zibordi contou sua trajetória pessoal e conquistou o público ao comentar as perguntas sobre sua tese de doutorado, que investigou o movimento hip hop em São Paulo.

Esportes e jornalismo cultural
No último dia da semana de jornalismo, o jornalista e comentarista Paulo Massini conduziu um bate-papo sobre jornalismo esportivo e mídias convergentes. Com grande experiência no rádio, participou de diversos programas e coberturas jornalísticas e apontou para os problemas vividos pelos esportes no Brasil, especialmente o futebol.

Encerrando a programação, o Prof. Franthiesco Ballerini apresentou uma palestra sobre Jornalismo Cultural no campus São Miguel. Falando sobre a cobertura de arte e entretenimento, o professor ofereceu muitas dicas aos alunos presentes, apresentou sua trajetória profissional e seus quatro livros, incluindo “Poder Suave – Soft Power”, publicado em 2017 e indicado recentemente ao Prêmio Jabuti. O Prof. Antônio Assiz conduziu o encerramento oficial da Semana, destacando sua importância na formação dos estudantes.

Organização e cobertura como aprendizado
Ao longo de todo o evento, os alunos do curso participaram da organização, apresentação e cobertura da Semana, sob a coordenação da Profa. Regina Tavares. Estudantes do 2º ano foram oficialmente os realizadores da cobertura, produzindo podcasts, vídeos, textos e imagens para a Agência Universitária de Notícias – Código AUN. Os alunos do 3º ano e 4º ano participaram oferecendo monitoria e ajudando o processo de edição.

A 2ª Semana de Jornalismo tem como objetivo pedagógico oferecer espaço de autonomia e aprendizado para os alunos de Jornalismo, além de gerar debate e atualização em torno dos principais temas da área.

Os resultados da cobertura podem ser conferidos no site da Código AUN. Clique aqui.

Crédito da imagem: Lucy Monteiro (aluna do 4º sem/noturno, campus Liberdade).