Aluno da Iniciação Científica participa de congresso no Rio de Janeiro

outubro 2019

Entre os dias 4 e 18 deste mês de outubro acontece no Rio de Janeiro um dos congressos mais relevantes da área de bioquímica e biologia celular, o “Advances in Metabolic Communication”. E teremos a participação de Celso Pereira Batista Sousa Filho, aluno da Universidade Cruzeiro do Sul, do curso de Enfermagem e da Iniciação Científica, no Laboratório de Fisiologia Celular e Biologia Molecular.

Com duas pesquisas bem-sucedidas e um currículo Lattes de se admirar, considerando sua pouca idade, Celso teve a viagem e a inscrição no congresso custeadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa graças a sua vitória no Encontro de Iniciação Científica – ENIC 2018.

Seu primeiro projeto, intitulado “O enfrentamento da mãe no cuidado da criança com microcefalia: relato de experiência”, falava sobre o papel do enfermeiro no auxílio ao tratamento da microcefalia.

Já seu projeto atual, “Investigação do potencial do chá verde em induzir o browning in vitro em pré-adipócitos e no tecido adiposo subcutâneo de camundongos obesos nocaute para adiponectina”, é uma pesquisa sobre o papel de uma proteína encontrada no chá verde que pode auxiliar no tratamento da obesidade. Ele apresentará esse projeto no congresso e afirma estar muito animado, em vista da importância do evento e da iniciação científica em si. “Fazer a iniciação científica contribui para muitas coisas, principalmente, para o pensamento crítico e a superação da timidez”, disse.

A iniciação científica proporciona aos alunos experiências enriquecedoras, e exemplos como o de Celso mostram a importância da pesquisa acadêmica na formação do aluno, no quanto ela é benéfica para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.