Mão na massa: alunos de Direito realizam simulação de júri.

Maio 2018

Os alunos de Direito da Cruzeiro do Sul e da UNICID estiveram no dia 11/5, no histórico Salão do Júri do Palácio da Justiça. Eles participaram da simulação de um júri popular e atuaram como promotores, advogados, jurados, testemunhas, réus e serventuários.

O caso fictício envolveu o julgamento de três policiais acusados de matar um sequestrador. O homem teria entrado em um café com uma arma e rendido os clientes, usando uma das reféns como escudo, que acabou morta. Após ser detido, foi levado para o hospital por ter sido ferido na operação. No trajeto, teria sido morto pelos policiais por asfixia.

Depois do depoimento das vítimas e da oitiva das testemunhas de acusação e defesa, houve o interrogatório dos réus. Em seguida, ocorreram os debates entre acusação e defesa, com réplica e tréplica. O Conselho de Sentença – composto de cinco mulheres e dois homens – se reuniu para votar os quesitos e absolveu os réus.

Marcaram presença também no evento o Reitor da Universidade, Prof. Luiz Henrique Amaral, o coordenador do curso, prof. José Carlos Viana e o vice-coordenador, prof. Wellington Ferreira de Amorim.