Aprendizado além da sala de aula: estágio de Fisioterapia na Saúde do Trabalhador.

agosto 2019

Realizado pelo curso de Fisioterapia, o Programa de Saúde do Trabalhador desenvolve diversas atividades com o objetivo de diminuir a ocorrência de riscos para as doenças ocupacionais, principalmente aquelas relacionadas aos movimentos repetitivos e as situações de trabalho e do cotidiano que geram tensões e preocupações que afetam diretamente a saúde, a produtividade e o presenteísmo dos colaboradores.

Nesses últimos anos, percebeu-se o quanto os cenários político e econômico vêm influenciando negativamente a vida dos colaboradores da instituição e, com esse programa, procuramos trazer um clima organizacional mais adequado e capaz de manter a produtividade esperada e satisfação em trabalhar na Cruzeiro do Sul.

O programa completa 12 anos em 2019 e é realizado como parte dos campos de estágio do curso de Fisioterapia no campus São Miguel, e já teve mais de 600 alunos envolvidos ao longo destes anos e mais de 500 colaboradores atendidos.

São oferecidas atividades mensais como a Ação de Saúde e outras que são desenvolvidas regularmente para criar uma cultura de saúde e bem-estar na Instituição. Todas as atividades são supervisionadas pelos prof. Dr. Alexandre da Silva, doutor em Saúde Pública pela USP e membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Conheça as atividades oferecidas na Universidade Cruzeiro do Sul – campus São Miguel:

Ginástica Laboral: realizada duas vezes por semana (às terças e quartas-feiras pela manhã) com o objetivo de reduzir as tensões e dores no ambiente de trabalho e estimular a prática de atividade física fora do expediente;

Blitz da Postura: são realizadas “visitas” surpresas nos postos de trabalho para alertar quanto às más posturas adotadas durante o expediente. Os estagiários desenvolvem atividades lúdicas para tratar desse assunto.

Intervenções Ergonômicas: são realizadas pequenas alterações ergonômicas nos setores da universidade com o objetivo de melhorar as condições de trabalho;

Ação de Saúde: nesta dinâmica são abordados diversos temas realizados à saúde e à promoção do bem-estar;

Concursos: estas ações buscam estimular os setores a pensar de forma coletiva o “acúmulo de boas práticas”, como realização de atividades físicas fora do horário de expediente, a ter bons hábitos alimentares e cuidados com a saúde mental.

6º Materiais educativos: contribuem para a educação em saúde e reforçam as orientações transmitidas regularmente pelos estagiários e estagiárias do curso de fisioterapia aos colaboradores do campus São Miguel Paulista.