Bullying na universidade: vamos expulsá-lo juntxs!

outubro 2018

“Todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”, é definido como bullying pela Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).

A palavra bullying tem origem de bully, que traduzido do inglês significa “valentão”. Logo, o ato de maltratar e violentar pessoas de forma constante é denominado bullying. 69,7% dos estudantes declaram ter presenciado alguma situação de violência dentro da escola segundo o Diagnóstico Participativo da Violência nas Escolas, realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) em 2015, com apoio do MEC. Mas engana-se quem pensa que o bullying é feito apenas por crianças e adolescentes nas escolas. É muito comum casos de bullying na universidade.

Cyberbullying: a violência virtual tem impacto real

Quando há agressão, física ou verbal, através dos meios de comunicação virtual, como nas redes sociais, telefones e demais mídias, o bullying se transforma em cyberbullying. No Brasil, o número de casos de violência desse tipo vem aumentando rapidamente.

A falsa sensação de anonimato que a internet passa contribui com a prática. Ela gera consequências tão ou mais graves que as do bullying físico. Os abusos sofridos pelas vítimas do cyberbullying podem ter cunho psicológico. E levam ao isolamento social, desenvolvimento transtornos e problemas relacionados à depressão. Também podem desencadear agressões físicas, publicação de informações pessoais e ameaças de morte em casos extremos.

MEC no enfrentamento ao bullying nas universidades

O Ministério da Educação tem atuado para combater o bullying na universidade. Uma das formas é o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos. O Pacto é uma iniciativa conjunta do MEC e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior.

Portaria contra o bullying na Universidade Cruzeiro do Sul

Nós da Cruzeiro do Sul buscamos superar a violência, o preconceito e a discriminação nas nossas instituições. A partir disso, lançamos as campanhas: Vamos juntxs expulsar o bullying da universidade e Cyberbullying também é bullying. Assim, espalharemos cartazes  pela instituição e publicaremos postagens nas nossas redes sociais.

O Conselho Universitário da Universidade Cruzeiro do Sul possui a Resolução CONSU nº 11/2016, aprovada no 22 de junho de 2016. Ela proíbe a prática de intimidação sistemática (bullying) a qualquer membro do comunidade acadêmica da instituição.

Quando pensamos em bullying cyberbullying, há três envolvidos: a vítima, o agressor e o espectador. Por isso, para evitar esse mal é preciso, antes de tudo, desenvolver a capacidade de se preocupar e de se colocar no lugar do outro.

Reflita sobre as seus atos e sobre as atitudes dos seus amigos. Trate as pessoas com dignidade e respeito!

Bullying, violência e discriminação. Aqui não!

#respeitoatodxs