Campus Paulista recebe ação social de saúde

Março 2018

O campus Paulista da Universidade Cruzeiro do Sul recebeu no domingo, dia 25/02, e na segunda-feira, 26/02, uma ação social de saúde envolvendo os cursos de Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Nutrição.

Saiba mais sobre as atividades que foram realizadas na ação social de saúde:

• 210 atendimentos de Enfermagem (aferição de pressão arterial);

A aferição de pressão arterial é o exame utilizado para mensurar a pressão arterial de um paciente, permitindo identificar fatores de risco associados à hipertensão arterial.

• 230 atendimentos de Farmácia (teste de glicemia);

O teste de glicemia permite medir a quantidade de glicose no sangue (hiperglicemia é o excesso e hipoglicemia é a falta de glicose na corrente sanguínea). O teste auxilia no diagnóstico, por exemplo, da diabetes.

Confira o depoimento do Prof. Dr. José Artur da Silva Emim, coordenador de Farmácia:

A diabetes é uma doença crônica silenciosa que é fator de risco importante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como por exemplo, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Com a ação realizada, detectamos cerca de 10% dos indivíduos testados com valores alterados da glicemia. Na ocasião, ressaltamos a importância do acompanhamento da doença, além do uso correto do medicamento hipoglicemiante prescrito. Reforçamos que como a doença não tem cura, o seu controle é o grande aliado para o sucesso do tratamento e para a melhoria da qualidade de vida do doente.

• 126 atendimentos de Biomedicina (tipagem sanguínea);

O exame de tipagem sanguínea é utilizado para determinar qual o tipo sanguíneo (A, B ou O) e fator rh (positivo ou negativo) de um indivíduo.

O resultado desse exame pode ser utilizado, inclusive, no momento de doar sangue.

Confira as dicas Prof. Dra. Fernanda Teixeira Borges, coordenadora de Biomedicina:

A doação de sangue representa um gesto de altruísmo, de amor ao próximo. Entretanto, não são todas as pessoas que podem doar, o que ressalta ainda mais importância dos doadores. Os critérios para a doação incluem:

• Ter entre 18 e 69 anos, desde que a 1° doação tenha sido feita até os 60 anos;
  • Ter peso superior a 50 kg para homens e 53 kg para mulheres; para homens, um critério é ter doado sangue pela última vez há mais de 60 dias e para mulheres, ter doado pela última vez há mais de 90 dias e não estar grávida ou amamentando;
  • Não doar sangue até 3 meses após o parto ou aborto;
  • Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade; Não ter realizado endoscopia ou colonoscopia nos últimos 6 meses;
  • Não ter ou ter tido sífilis;
  • Não ter tatuagens ou piercings recentes (menos de 1 ano);
  • Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados no último ano; Não possuir comportamento de risco para HIV, como por exemplo não usar preservativos em relações sexuais com parceiros novos ou ocasionais ou ser usuário de drogas ilícitas.

Outros critérios dizem respeito aos cuidados antes da doação. Os níveis de sangue nos bancos costumam baixar em grandes feriados, como por exemplo o Carnaval. Alguns bancos de sangue operam em níveis críticos e muitas vezes, não sabemos quando será necessária uma transfusão. Sendo o biomédico um agente promotor da saúde, seu papel é conscientizar a população sobre a doação de sangue.

Fonte: Banco de Sangue Paulista (https://www.bancodesanguepaulista.com.br)

• 110 atendimentos de Nutrição (orientações sobre alimentação saudável).

Se alimentar de forma saudável proporciona, acima de tudo, qualidade de vida, já que a ingestão equilibrada dos alimentos permite o bom funcionamento do organismo.

Além disso, os cursos de Arquitetura e Urbanismo apresentaram uma exposição de maquetes e banners, trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do curso.

Confira as fotos (você pode ver mais em nosso álbum no Facebook clicando aqui!):