ENGEMALUCA 2019: confira quais serão os desafios desta edição.

setembro 2019

Motivação para a carreira de Engenharia por meio do cumprimento das etapas básicas de um projeto, o fortalecimento do trabalho em equipe, o incentivo à procura constante por soluções criativas e o estabelecimento da cultura interdisciplinar nos cursos de Engenharias são apenas alguns dos objetivos da Engemaluca 2019, que será realizada nos dias 17 e 18 de outubro, no campus São Miguel.

Alunos das Engenharias Mecânica, Elétrica, Civil e de Produção deverão projetar e construir protótipos a partir dos conhecimentos adquiridos em disciplinas específicas dos cursos.

Veja quais serão as atividades de cada equipe:

• Alunos do 2º ano desenvolverão um projeto visando a construção de uma ponte com treliças planas feitas com macarrão do tipo espaguete. A atividade será acompanhada pelos professores da disciplina de Resistência dos Materiais II, e cada equipe apresentará sua ponte projetada segundo regras definidas de peso mínimo e comprimento.

• Os alunos do 3º ano desenvolverão o projeto e construção de um pequeno veículo impulsionado por um motor elétrico de corrente contínua, em que o peso do carrinho e o comprimento do chassi são fatores fundamentais para sua elaboração. A tarefa será acompanhada pelos professores das disciplinas Projeto de Elementos de Máquinas II, Materiais de Construção Mecânica II, Fabricação Mecânica e Metrologia II, Modelagem e Controle de Sistemas, Circuitos Eletrônicos II e Eletrônica Digital II.

• Os alunos do 4º ano desenvolverão o projeto e a construção de um pequeno braço robótico, cujos movimentos são realizados por servomotores de corrente contínua, em que o peso do braço robótico e suas dimensões são fatores fundamentais para sua elaboração. Esses alunos serão acompanhados pelos professores das disciplinas Dinâmica de Sistemas e Vibrações, Máquinas de Elevação e Transporte, Microprocessadores II e Controle Discreto II.

• Os alunos 5º ano de Engenharia de Produção participarão do evento com projetos orientados pela Disciplina Tópicos Especiais de Engenharia de Produção.

Clique aqui para ver o cronograma completo do evento.

Clique aqui e confira o regulamento para a competição do braço robótico.

Clique aqui e confira o regulamento para a competição do veículo.

Clique aqui e confira o regulamento para a competição da ponte de treliças.

Desejamos boa sorte a todos os nossos alunos!