III Congresso Nacional Ouvidores de Vozes em Saúde Mental já tem data para acontecer.

julho 2019

Você sabia que em torno de 2% a 4% da população mundial ouve vozes? Que 66% das pessoas que ouvem vozes não necessitam de atendimento psiquiátrico, são bastante saudáveis e conseguem lidar bem com as vozes? Pois é, há em nossa sociedade mais pessoas que ouvem vozes e nunca se tornaram pacientes psiquiátricos, do que pessoas que ouvem vozes e se tornam pacientes e necessitam de tratamento.

Para abordar este assunto e proporcionar reflexão sobre a relevância do protagonismo do usuário em processos de reabilitação psicossocial e superação de crises, a Universidade sediará o III Congresso Nacional Ouvidores de Vozes em Saúde Mental, de 08 a 10 de agosto, no campus Anália Franco.

Dentre o público estarão pessoas que vivem ou viveram, em primeira pessoa ou de forma muito próxima, os desafios do sofrimento psíquico e sua superação. O objetivo é compartilhar o conhecimento que surge da experiência e toma a forma de práticas emancipadoras.

A idealização desse Fórum advém de articulações entre ouvidores de vozes profissionais de saúde e assistência social, professores, da INTERVOICE, do CENAT (Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas) e da Universidade Cruzeiro do Sul. A ideia para o Fórum vem da aproximação entre os profissionais, professores, usuários do serviço e membros da família no Brasil.

Como parte da programação, no dia 09/8 haverá uma apresentação do Grupo Teatral No Turno do Dia, em que os atores são pacientes em tratamento de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial Prof. Luis de Rocha Cerqueira (CAPS Itapeva).

Estão convidados para participar do evento os ouvintes de vozes e os membros da família, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, trabalhadores e estudantes da área da saúde e saúde mental.

Informações sobre o valor, programação e fazer a sua inscrição, clique aqui.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para pablovalente@cenatcursos.com.br