Notícias

Os 150 anos da Tabela Periódica foi tema de trabalho de alunos de Química.


31
Maio 2019

Este ano (2019), completa-se 150 anos da publicação do trabalho de Dimitri Mendeleev (Químico Russo) que sistematizou todo o conhecimento dos elementos químicos em sua famosa Tabela Periódica.

Esta sistematização contribuiu em muito com os avanços químicos e físicos obtidos principalmente no século XX. Deste modo, a Unesco elegeu o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica.

O Ano Internacional da Tabela Periódica é um estímulo e oportunidade para reflexão, colocando a Química no centro da atenção, com suas implicações de natureza histórica, econômica, social e futurística.

Então, como não poderia deixar de ser, curso de Química se dedicou na realização de várias atividades à Tabela Periódica, durante a semana de planejamento realizada em janeiro.

Como atividade integrada de diversas disciplinas nas turmas de 1º ao 6º semestre do curso,  foram apresentados trabalhos sobre os elementos Químicos. As turmas de 2º ao 6º semestres, por serem turmas mais avançadas, apresentaram banners com as principais características dos elementos químicos dedicando-se principalmente às suas aplicações (na indústria, na medicina, na aeronáutica, na fabricação de microprocessadores, na metalurgia, etc.), seus efeitos no meio ambiente e nos métodos de detecção destes elementos.

A turma do 1º semestre, por serem calouros e estarem no semestre inicial do curso, propuseram a montagem de uma tabela periódica. Esta tabela tem em sua face o símbolo químico de cada elemento e, levantando-se esta face, tem-se informações detalhadas e figuras de suas principais aplicações.