Procurando estágio? Saiba como identificar uma boa oportunidade.

Janeiro 2019

Se você está considerando procurar por um estágio, saiba que essa é uma fase muito importante de sua preparação profissional, pois oferece a chance de viver o dia a dia daquela profissão.

Além disso, pode ser a oportunidade de conseguir seu primeiro emprego e de confirmar se é aquela carreira que você quer seguir em sua vida.

Abaixo, você conhecerá porque ele é importante e descobrirá como tirar o melhor do seu estágio. Boa leitura!

Por que procurar um estágio?
O estágio costuma ser o início da vida profissional de muitos estudantes. É a oportunidade de vivenciar o cotidiano da profissão que escolheram. Além disso, começam a rotina e a responsabilidade de trabalhar todos os dias, aumentando sua maturidade.

Ele oferece a possibilidade de colocar em ação toda a teoria aprendida na universidade, conhecer profissionais experientes na área e, ainda, aprender muito mais, colaborando para seu crescimento profissional.
As empresas têm procurado por estagiários criativos e que possam colaborar trazendo ideias inovadoras para a empresa. Então, arrisque e aproveite a chance para sugerir mudanças cabíveis em algum processo que você creia que esteja precisando.

Como tirar o máximo de proveito do seu estágio?
Procure por um estágio na sua área e, antes de aceitá-lo, pesquise sobre a empresa e as oportunidades de crescimento que ela oferece. Com o contrato fechado, é hora de se dedicar muito e dar seu melhor para mostrar suas habilidades. Veja como!

• Aproveite para aprender mais
Apesar de toda a teoria estudada na universidade, nada como ver na prática como as coisas funcionam. O estágio proporciona essa oportunidade e, ainda, a de aprender coisas relacionadas à sua profissão que você não conhecia.
O importante é se empenhar ao máximo às funções que foram delegadas a você, mas também ser proativo e interessado. Se você já fez tudo o que tinha para fazer, ofereça ajuda a algum colega que esteja precisando. Mostre que você está sempre à disposição para tudo o que pedirem, mesmo que não seja sua função.

Trabalhar em várias funções ou setores da empresa só faz com que você enriqueça seus conhecimentos. Porém, se pedirem algo que você não saiba fazer, não tenha receio em dizer a verdade, mas demonstre que está interessado em aprender.

O estágio é uma fase de aprendizado e, embora haja dedicação, pequenos erros podem ocorrer. Não tenha medo e aprenda com eles. Seus chefes compreenderão melhor se virem sua disposição em fazer algo para superar esses obstáculos.

Aproveite para participar de treinamentos, workshops e cursos de atualização oferecidos pela empresa. Essa é a hora de aprender cada vez mais.

• Fique de olho nas oportunidades que podem aparecer
Muitos estagiários conseguem se efetivar na própria empresa. Entretanto, se esse não for o caso, fique atento às oportunidades que podem vir de indicações de pessoas da empresa onde estagiou, amigos e até família. Ter um ou mais estágios em seu currículo indica que você está interessado em aprender e com vontade de trabalhar, e isso é muito positivo.

• Amplie seu networking
Você já deve ter começado a criar seu contatos profissionais na universidade com colegas e professores. Essa é a hora de ampliar esses contatos. Converse com colegas de trabalho e seus chefes.
Dedique-se ao máximo em suas responsabilidades para deixar uma marca positiva na memória deles. Crie seu perfil no LinkedIn e use-o para divulgar seu interesse em trabalhar e ficar de olho nas possíveis vagas.

• Confirme sua decisão de carreira
O estágio oferece a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma carreira. Com isso, você poderá confirmar se esse é o trabalho que realmente quer ter. Às vezes, durante o estágio, a pessoa descobre que não é bem isso que queria, ou fica sabendo sobre algum ramo mais específico dentro daquela área que o atrai, mas não conhecia.
Esse é o início de sua carreira, portanto, se você está procurando estágio, aproveite essa oportunidade para descobrir suas fraquezas e o que precisa ser aperfeiçoado para se tornar um profissional cada vez melhor.

Gostou das nossas dicas?

Então, mãos à obra! Acesse o nosso Portal Carreiras, cadastre seu currículo e tenha acesso a milhares de vagas de estágio e emprego. Clique aqui.

Quer ter acesso a outros conteúdos legais como este? Acesse https://blogcarreiras.cruzeirodosuleducacional.edu.br/

Boa sorte! Estamos na torcida por você.