Notícias

Professora lança livro na Bienal sobre empreendedorismo na enfermagem


08
agosto 2018

A Profa. Dra. Andréia de Carvalho Andrade, do curso de Enfermagem, em parceria com a pesquisadora Maria Cristina Sanna lança o título Trajetória de Enfermeiros Empreendedores da Década de 1990 na Cidade de São Paulo.

O livro, que é resultado de uma tese de doutorado sobre empreendedorismo na Enfermagem, conta a trajetória de cinco enfermeiras proprietárias dos primeiros empreendimentos em diferentes áreas de atuação: assistência, administração e ensino, entre 1992 e 1998.

O estudo mostra que as enfermeiras foram à frente de seu tempo e criaram empreendimentos a partir de suas próprias personalidades e conhecimentos científicos, de estratégias, experiências profissionais e as ferramentas gerenciais de planejamento e marketing.

A obra defende que o empreendedorismo deve ser estimulado e ensinado aos enfermeiros e estudantes da saúde, considerando a formação desses profissionais do século 21 como uma geração capaz de compreender, em primeiro lugar, que o enfermeiro é também um profissional liberal, que pode exercer atividade autônoma e/ou ser empresário de um negócio com atividade em sua área de atuação.

O lançamento do livro acontecerá no dia 10/08, das 15h às 17h, na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.