Projeto de pesquisa desenvolvido em parceria com a West Virginia University recebe apoio financeiro da Fapesp.

agosto 2018

Um projeto de pesquisa colaborativo entre a Cruzeiro do Sul e a West Virginia University, sob responsabilidade da Profa. Dra. Ana Maria Forti Barela e da Profa. Valeria Gritsenko e respectivas equipes foi selecionado e receberá apoio financeiro da Fapesp!

O objetivo

O objetivo principal do projeto de pesquisa é desenvolver um paradigma inovador utilizando estimulação elétrica funcional que será conduzido por um modelo computacional para reduzir os déficits de locomoção de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC).

Equipe top

A equipe de pesquisa brasileira, formada pelos pesquisadores Ana Barela e José Barela, os alunos de doutorado Odair A.B. Ramirez (recém-chegado da Colúmbia e diretamente envolvido com o desenvolvimento do projeto) e Melissa L. Celestino,  e os alunos de mestrado Douglas V. Russo-Junior e Dinah S. Santana; e a equipe de pesquisa americana, formada pelos pesquisadores Valeriya Gristsenko e Sergiy Yakovenko e o aluno de doutorado no Rockefeller Neuroscience Institute, André Rocha Viana (ex-aluno de graduação em Educação Física e de mestrado em Ciências do Movimento Humano), desenvolverão o referido projeto em um prazo de 24 meses. Durante esse período, estão previstas visitas de ambas equipes à cada uma das instituições para condução de determinados experimentos e discussão dos dados obtidos pelas equipes.

Importância do projeto

É importante destacar que esse projeto terá um impacto positivo significante na pesquisa clínica das universidades envolvidas por melhorar a qualidade e acurácia da avaliação de déficits motores de pessoas pós-AVC e por abrir a possibilidade de intervenções inovadoras com uma técnica de baixo custo.

Benefícios

Essas universidades se beneficiarão por estabelecerem colaboração internacional de suas respectivas equipes de pesquisa e por prepararem alunos de pós-graduação com experiência em pesquisa internacional. A equipe brasileira, especificamente, terá oportunidade de expandir a capacidade computacional de pesquisa e adquirir nova expertise em pesquisa clínica.

Parabéns a todos os envolvidos nessa excelente pesquisa!

Destaque na Imprensa

A equipe do Jornal da Record esteve na Cruzeiro do Sul para conferir os estudos e conversar com um paciente que participou dos testes e com o responsável pela pesquisa, o Professor José Angelo Barela. Confira a reportagem aqui.