Realizado o III Workshop “Dependência às drogas: a redução de danos na dimensão do cuidado”

Abril 2019

No dia 13/04, no campus São Miguel, aconteceu o III Workshop “Dependência às drogas: a redução de danos na dimensão do cuidado”. O evento foi organizado pela ABRAMD Clínica (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Álcool e outras drogas), pela Comissão de Eventos de Alunos do campus São Miguel e pelo CAPS AD São Miguel (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas).

A mesa foi composta pela Profa. Dra. Katia Varela Gomes (psicóloga e docente do curso de Psicologia da Cruzeiro do Sul e membro da ABRAMD Clínica), Fabio Carezatto (psiquiatra e membro da ABRAMD Clínica), Marina Passos Sant´Anna (psicóloga do CAPS AD São Miguel) e Michele Baylon Ideali (terapeuta ocupacional do CAPS AD São Miguel).

Os palestrantes apresentaram a perspectiva histórica, teórica, clínica e política da redução de danos nas ações intersetoriais de cuidado às pessoas com uso problemático de drogas, como também a exposição de um caso clínico atendido pela equipe do CAPS AD São Miguel, a partir desse referencial teórico-clínico. Após a apresentação dos palestrantes houve um debate com os participantes com esclarecimentos, dúvidas e relatos de experiências.

O evento teve as inscrições preenchidas em sua totalidade (100 vagas), com inscritos em fila de espera. O público era, em sua grande maioria, alunos do curso de psicologia de diferentes campus da Universidade, com a presença de egressos e profissionais da área da saúde e da assistência social.