Notícias

Saiba qual Engenharia combina mais com você!


18
dezembro 2018

Na Engenharia,  ciência e matemática unem-se com o propósito de resolver problemas, criar estruturas e até mesmo ser responsável por atividades como o planejamento. Dentre os cursos disponíveis nessa área, a Cruzeiro do Sul oferece a graduação em Engenharia Civil, Ambiental, de Produção, Elétrica, Mecânica e Mecatrônica. Daí a dúvida: qual delas escolher?

A tarefa parece fácil, mas é melhor consultar um especialista. Por isso, os docentes Edivaldo Alberto Bolsam Alves, Robmilson Simões Gundim e Victor Barbosa Félix da Cruzeiro do Sul Educacional explicam sobre algumas das áreas. Confira:

Engenharia Civil

É mais técnica, já que do início ao fim os alunos passam por disciplinas envolvendo matemática, estatística e física. Quem escolher trabalhar nesta área precisa estar familiarizado com números, pois seu trabalho envolve múltiplos cálculos, também é importante ser organizado e detalhista.

Mercado de trabalho: A área de saneamento está em alta, devido à crise hídrica de 2015. Neste sentido, existe a demanda para a construção de obras de grande porte, que requerem profissionais com esta formação.

Média salarial: 7,2 mil

botao_cruzeiro

Engenharia de Produção

É relativamente nova, pois surgiu na década de 60. Durante o curso, o estudante adquire diversos conhecimentos, de técnicas de administração a fundamentos de economia. Por ser uma graduação “versátil”, precisa de um profissional comunicativo, que saiba trabalhar em equipe, liderar pessoas e ter facilidade para encontrar solução de problemas. Tem como principais disciplinas a sociologia, mecânica geral e marketing, deste modo forma profissionais multifacetados.

Mercado de trabalho: Por compreender todo o processo produtivo, este profissional atua não apenas na indústria, mas também em pequenas empresas, setor automobilístico, bancos, hotéis e outros.

Média salarial: 7,9 mil

botao_cruzeiro

Engenharia Elétrica

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, o engenheiro eletricista elabora e dirige estudos e projetos de engenharia elétrica, estudando características e especificações e preparando plantas, técnicas de execução e recursos necessários, para possibilitar e orientar as fases de construção, instalação, funcionamento, manutenção e reparação de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, dentro dos padrões técnicos exigidos.

Mercado de Trabalho: seja com a economia aquecida ou em retração, o engenheiro qualificado sempre será requisitado e garantirá boas oportunidades no mercado de trabalho.

Média Salarial: R$ 7,3 mil*
*Pesquisa realizada em http://www.sine.com.br/media-salarial-para-engenheiro-eletricista

botao_cruzeiro

Engenharia Mecânica

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, o engenheiro mecânico elabora, executa e dirige projetos de engenharia mecânica, preparando especificações, desenhos, técnicas de execução, recursos necessários e outros requisitos, para possibilitar a construção, montagem, funcionamento, manutenção e reparo de instalações e equipamentos mecânicos.

Mercado de Trabalho: seja com a economia aquecida ou em retração, o engenheiro qualificado sempre será requisitado e garantirá boas oportunidades no mercado de trabalho.

Média Salarial: R$ 7,3 mil*
*Pesquisa realizada em http://www.sine.com.br/media-salarial-para-engenheiro-mecanico

botao_cruzeiro

Os cursos também são oferecidos nas modalidades a distância e semipresencial. Ideais para quem tem restrição de horários e precisa de flexibilidade nos estudos! Clique aqui e confira mais!

 

O seu curso não está listado acima? Sem problemas! Baixe o nosso E-book gratuitamente e confira tudo sobre a sua profissão dos sonhos.

 

*Consulte lista atualizada de cursos no site da instituição.