Técnicas de redação: 5 dicas que vão ajudar você a passar no vestibular.

Maio 2019

Vestibular é sinônimo de muito conteúdo para estudar, mas os estudantes não podem se esquecer de que a redação é uma parte tão importante da prova quanto qualquer outra matéria. Para conseguir uma boa pontuação nela, conhecer técnicas de redação pode ajudar muito.

Organizar suas ideias no papel pode não ser uma tarefa tão simples assim, mas também não é impossível. Neste post você vai conhecer 5 dicas simples que podem fazer toda a diferença na hora de escrever a sua redação. Confira!

Conheça algumas técnicas de redação

Fazer uma boa redação e garantir uma excelente nota é o que todo bom estudante quer, mas também é um dos seus grandes desafios. Para isso, é preciso muita prática e, portanto, começar a treinar um bom tempo antes do vestibular.

Embora algumas pessoas tenham mais facilidade para escrever, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde que haja motivação e dedicação. Independentemente da sua idade, a bagagem cultural que você carrega pode facilitar (e muito) a escrita sobre alguns assuntos.

Na hora de organizar seus estudos, não deixe de incluir um tempo para a redação no cronograma. Com as dicas a seguir, ficará mais fácil escrever seus textos.

1. Leia muito

Para conseguir uma boa escrita, é essencial ter o hábito de ler. É durante a leitura que o cérebro reconhece e se apropria da estrutura da língua. Por meio dela, também ampliamos nosso vocabulário e conhecemos expressões novas. Além disso, nos mantemos em dia com as notícias e assuntos da atualidade — que costumam ser temas de redações em vestibulares.

2. Faça uso de dados

Para dar mais credibilidade ao que você afirma na sua tese, apresentar dados e informações atuais é fundamental. Cite exemplos ou casos e mostre que você sabe sobre o que está falando. É claro que, para isso, você precisa saber mesmo!

Mais uma vez, entra a importância de ler jornais e revistas variados, que tenham diversos pontos de vista sobre um mesmo assunto. Também vale contar com sites de notícias confiáveis da internet.

3. Crie uma boa conclusão

Essa é uma das principais partes da redação e existe uma estrutura própria para que seu texto seja encerrado de maneira forte e com propriedade. A conclusão deve retomar o tema de forma rápida, fazer uma breve relação das ideias apresentadas no desenvolvimento e propor uma intervenção.

4. Releia o que escreveu

Nada de terminar de escrever e já começar a passar sua redação a limpo. Não tenha pressa nessa hora. Tire um tempo para reler o que você escreveu e, durante essa releitura, procure encontrar repetições de ideias e errinhos que passaram despercebidos. Só então passe a limpo, ok?

5. Capriche na caligrafia

De nada adianta escrever um supertexto se o corretor não conseguir entender o que você escreveu. Ele não perderá tempo tentando decifrar sua letra, então, capriche! Se esse não é seu ponto forte, comece a praticar antes para conseguir um bom resultado na hora da prova.

Não é à toa que ter o hábito da leitura é a primeira das dicas. Como você viu, ela é a base para uma redação de qualidade. Então, dê uma atenção especial a ela e escreva, pelo menos, um texto por semana.

Também é importante ter alguém que corrija e comente suas redações para deixá-las cada vez melhores. Depois, é só controlar o nervosismo e aplicar essas técnicas de redação na hora da prova. Com muito estudo e empenho, você consegue alcançar seu objetivo.

Fonte: https://blogcarreiras.cruzeirodosuleducacional.edu.br