Dia Mundial da Síndrome de Down: curso de Farmácia produz template sobre o tema

Material foi utilizado pelos professores, que trataram sobre a importância da data

27/03/2024

O Dia Mundial da Síndrome de Down (SD), comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome, além de chamar a atenção para que elas tenham os mesmos direitos e oportunidades. O tema escolhido para 2024 foi Chega de Rótulos.

Os rótulos podem ser positivos ou negativos, mas costumam ser imprecisos ou errados, já que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética inerente à pessoa, associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento, incluindo relacionadas ao uso racional de medicamentos (URM), área em que o farmacêutico tem papel fundamental.

Tal movimento é de grande relevância, tendo em vista que o mundo tem aprofundando a inclusão social e o respeito à dignidade humana.

Além disso, a data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012, também sendo baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (número 10) da agenda 2030 da ONU, que trata sobre a redução das desigualdades. Ainda, ela foi escolhida por fazer alusão à trissomia do 21º cromossomo, que causa a síndrome: por isso o dia 21/03.

As cores azul e amarela do berloque “Síndrome de Down” representam a atenção da população frente às dificuldades enfrentadas por pessoas com a SD. Ainda, o símbolo conscientiza sobre a luta pela igualdade, independente de fatores genéticos.

Ação do curso

Diante desse cenário e, respaldado na missão educacional da Universidade Cruzeiro do Sul e no objetivo do Núcleo de Acessibilidade (NACE) da Instituição, o curso de Farmácia desenvolveu um template, que foi utilizado por todos os professores do curso no início de suas aulas do último dia 21 de março.

Na ocasião, além de explicarem o significado da data, os docentes também chamavam a atenção para a importância global de tal comemoração.

O Prof. Dr. José Artur da Silva Emim, coordenador do curso, parabenizou alunos e professores pela ação. “É um feito de grande relevância para o ecossistema institucional, que ratifica a importância da Universidade na melhoria da qualidade de vida da população e na diminuição das desigualdades sociais. O curso de Farmácia segue promovendo uma formação técnico-científica e humanística de seus alunos”, finalizou.