ENGENHARIA ELÉTRICA

  • Duração do Curso: 10 semestres
  • Modalidade: BACHARELADO
  • Período: MATUTINO / NOTURNO
  • Matriz Curricular
  • Campus: PAULISTA / SÃO MIGUEL
Confira os valores do curso
Reconhecido: Portaria Ministerial nº 589, de 21/05/10 - D. O.U. de 24/05/10.

Plano de pagamento


Confira todas as opções de bolsas, descontos e financiamentos para você.

COORDENAÇÃO

Robmilson Simoes Gundim

Mestre em Engenharia Elétrica (USP)

Sobre o curso

Abrir mão de algumas tecnologias é escolha de vida para algumas pessoas, mas quem hoje gostaria de viver sem energia elétrica? Ela proporciona o conforto do modo de vida moderno, e fazê-la chegar às pessoas, desde sua geração e transmissão até distribuição e manutenção, está entre as atribuições do engenheiro eletricista. Fora o campo de grande porte, o da geração de energia, esse profissional projeta sistemas residenciais, industriais, comerciais e de processamento da informação na forma de sinais digitais e analógicos e elabora a documentação técnica. O curso proporciona sólida formação nas disciplinas básicas e técnicas, e você conhecerá a prática da profissão em laboratórios modernos e bem equipados. Ao mesmo tempo, pensamento reflexivo, criativo, ético e humanístico é estimulado na identificação e resolução de problemas, de forma que você dominará um conjunto de conhecimentos científicos necessários à pesquisa, ao projeto, à implementação de sistemas e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Mercado de Trabalho

As oportunidades estão na indústria e em empresas de todos os portes: empresas geradoras, transmissoras ou distribuidoras de energia elétrica, fornecedoras de serviços de telecomunicações, centros de pesquisa, de instalação ou desenvolvimento de sistemas automatizados, indústrias produtoras de equipamentos e sistemas elétricos, indústrias de tecnologia, firmas de montagem e manutenção de instalações elétricas, eletrônicas, de telecomunicações e de computação, na indústria de bens de consumo, na construção civil. Atualmente, energias renováveis são um setor bem promissor. Também pode trabalhar em agências governamentais, em instituições de ensino e pesquisa e em empresas de consultoria, entre outros. Os possíveis cargos são de diretor, gerente, analista, coordenador e supervisor. Deve obter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de seu Estado para estar habilitado a ser o responsável técnico sobre obras e serviços.

 

Diferenciais

Em 2010, alunos do curso e uma empresa privada desenvolveram um projeto que resultou em um produto 30% mais barato que seus similares no mercado. Esse projeto foi premiado pela Fiesp e matéria de reportagem na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (`Estagiários que fazem a diferença¿, março do mesmo ano). Em 2011, um dos alunos de iniciação científica conquistou pelo Programa Ciência sem Fronteiras uma bolsa de ensino integral para a realização da graduação sanduíche e, além de cursar disciplinas de Engenharia nos Estados Unidos, fez estágio na Nasa. Agora, de volta ao curso normalmente, tem uma experiência incrível na bagagem. O curso é assim, voltado à atuação reflexiva e criativa na identificação e resolução de problemas, a desenvolver seu potencial como aluno e como futuro engenheiro, com uma visão generalista, onde possa desenvolver competências multidisciplinares. A integração entre teoria e prática acontece nas salas de aula e nos laboratórios do Núcleo de Tecnologia, espaço ideal para incrementar o aprendizado sobre máquinas elétricas, resistência dos materiais, acionamentos elétricos, eletrotécnica, entre outros. Também há atividades complementares que buscam aperfeiçoamento profissional. Por exemplo, na Empresa Júnior, você terá a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e participar ativamente dos processos de consultoria empresarial, ou seja, poderá desenvolver projetos para organizações com ou sem fins lucrativos. Isso significa diagnosticar problemas e propor soluções e melhorias, criar estratégias para cada cliente e negócio, implementar as propostas, monitorar e avaliar os resultados.O curso foi avaliado com três estrelas (escala de 1 a 5) no Guia do Estudante da Editora Abril (2016).

Informações Complementares

O período matutino será oferecido somente até o 4° semestre.Aulas aos sábados, a partir do 1° semestre.



INSCRIÇÕES ABERTAS!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA!

Engenharia Elétrica

 

Notícias do Curso

Alunos das Engenharias marcam presença em evento de alto nível

Os alunos Caio Santana (Engenharia Elétrica), Carlos Vinícius (Engenharia de Produção) e Ayrton Spada (Engenharia…

Temos um presentão pra você: o Clube de Vantagens!

Especialmente para você, nosso aluno(a), a Cruzeiro do Sul Educacional acaba de lançar o Clube…

Faça o bem ao próximo! Participe da Campanha do Brinquedo!

Que tal fazer uma criança feliz? Participe você também da Campanha do Brinquedo! A iniciativa…

 

Deixe a sua mensagem

Fale com um consultor.
Deixe sua mensagem!

Agradecemos o seu interesse e em breve um de nossos consultores educacionais entrará em contato!