• %logo-alt%

    Faz parte de um dos mais respeitados grupos educacionais

  • %logo-alt%

    Uma das melhores universidades particulares de SP, segundo o MEC

  • %logo-alt%

    Corpo docente qualificado, com ampla experiência profissional

  • %logo-alt%

    Infraestrutura de ponta destinada aos alunos e comunidade

  • %logo-alt%

    Utiliza algumas das melhores plataformas de ensino on-line

Missão

Participação no processo de construção e difusão do conhecimento e da cultura, de forma criativa e inovadora, tornando-os acessíveis à sociedade e contribuindo para o desenvolvimento do ser humano em todas as suas potencialidades, promovendo, assim, mudanças regionais e interlocução nacional e internacional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Visão

Ser uma Instituição de Ensino Superior de referência no Estado de São Paulo, reconhecida por sua excelência acadêmica e pelo seu comprometimento com ações de responsabilidade social, formando profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.

Valores

• Ética;
• Transparência;
• Inovação;
• Responsabilidade;
• Respeito à identidade e à diversidade;
• Compromisso social.

Nossa História


A Universidade Cruzeiro do Sul faz parte da Cruzeiro do Sul Educacional. Começou pequena e cada novo passo dado consolidou sua vocação empreendedora: dar origem a um dos maiores grupos educacionais privados do país. Conheça um pouco da nossa história e veja por que nos tornamos uma instituição modelo no panorama nacional do ensino superior.

  • 1965

    A história começa quando um grupo de professores decide: “Vamos criar um colégio.” Foi assim que nascemos, como Colégio Cruzeiro do Sul, em São Paulo, capital. Sucesso imediato e volume de alunos aumentando ano após ano, novas perspectivas se abrem... Os novos caminhos levam à criação da Faculdade Cruzeiro do Sul, com a oferta dos primeiros cursos superiores, de Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

    %imagem-alt%

    Em 1965...

  • 1993

    Os anos de faculdade ficam para trás. Agora somos uma universidade, a Universidade Cruzeiro do Sul, após título concedido pelo MEC.

    %imagem-alt%

    Em 1993...

  • 1997

    A internet ainda engatinhava e nosso foco no futuro já buscava soluções tecnológicas para uma educação de qualidade. São feitas as primeiras pesquisas em Educação a Distância e utilização das novas tecnologias da informação no ensino. Também ocorrem o Primeiro Encontro de Iniciação Científica da Universidade e a implantação do Programa de Educação Especial (Proesp).

    %imagem-alt%

    1997

  • 2000

    As conquistas continuam: inauguramos o campus Anália Franco e reforçamos o Núcleo de Educação a Distância (Nead). Com foco na pesquisa, são cadastrados dez grupos no CNPq e implantado o Fundo Institucional de Apoio à Pesquisa (Fiap – Cruzeiro do Sul). Novamente recebemos o Prêmio Banco Real Universidade Solidária.

    %imagem-alt%

    2000

  • 2003

    Momento de comemoração: já são 30 anos de atuação no Ensino Superior e hora de construir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2004-2008. A implantação da Assessoria Especial de Computação e Tecnologia da Informação é essencial para respaldar a educação a distância. A pós-graduação já pode contar com um ambiente virtual, a Blackboard, e é desenvolvido pela Universidade o Eclass, também um ambiente de aprendizagem virtual. Entramos para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do CNPq (Pibic/CNPq) e conquistamos o Prêmio Top Social ADVB – Programa de Educação Especial (Proesp).

    %imagem-alt%

    2003

  • 2004

    Com a redefinição da missão institucional, firmamos ainda mais nosso compromisso com a educação. O campus Liberdade é inaugurado, a Metodologia Institucional “Aprender na Prática” é implementada e ganhamos um ambiente virtual de aprendizagem sobre estudo da astronomia, o Astroclass. As novidades continuam com a implantação dos dois primeiros mestrados, em Odontologia e Ensino de Ciências e Matemática. Além disso, é criado o Programa Universidade na Melhoria da Escrita e da Leitura (Unimel). E, novamente, premiações chegando: Prêmio Banco Real Universidade Solidária e Prêmio Top Social ADVB – Programa de Atenção às Famílias (Profam).

    %imagem-alt%

    2004

  • 2007

    Pode-se dizer que é um ano divisor de águas. A ideia é expandir e fortalecer a marca Cruzeiro do Sul com a criação de um grupo de instituições de ensino superior. É feita a primeira aquisição, a do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba, a maior instituição de ensino superior do litoral norte paulista. Em paralelo, a vida acadêmica segue a todo vapor, com lançamento do livro “Aprender na Prática – experiências de ensino e aprendizagem”, inauguração do Complexo Veterinário e o Prêmio Top Social ADVB – Programa Universidade na Melhoria da Escrita e da Leitura (Unimel).

    %imagem-alt%

    2007

  • 2008

    Odontologia e Ensino de Ciências e Matemática agora também são programas de doutorado. A construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2008-2012 e a inauguração do Complexo Poliesportivo fecham o ano.

    %imagem-alt%

    2008

  • 2012

    O recredenciamento pelo MEC pelo prazo máximo de dez anos e a autorização para oferta de cursos de graduação a distância são muito comemorados. A adesão ao Programa Ciência sem Fronteiras resulta em oito bolsas de estudo (programa sanduíche) para Stricto sensu. É criada a Assessoria de Relações Acadêmicas Internacionais (ARAI).

    %imagem-alt%

    2012

  • 2017

    Comemoramos a inauguração do campus Paulista, com 15 mil metros quadrados e capacidade para atender sete mil estudantes.

    %imagem-alt%

    2017

  • 2019

    Localizado em um dos principais pontos de São Paulo, próximo às estações do metrô e da CPTM, o campus Santo Amaro foi inaugurado no ano de 2019.

    %imagem-alt%

    2019

  • 2020

    A Cruzeiro do Sul inaugura os campi Guarulhos e Villa-Lobos. Além disso, com os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, a Instituição viu a necessidade de realizar ações afirmativas para a saúde coletiva, por meio de palestras on-line, pesquisas científicas e voluntariado.

    %imagem-alt%

    2020

  • 2021

    Um período marcado por investimentos em novas ferramentas, plataformas e soluções para aulas, estágio e atendimento, como Atendente Virtual Estela, Diploma Digital, Zoom, Novo BlackBoard e Trilhas Customizáveis.

    %imagem-alt%

    2021

  • Hoje

    A Cruzeiro do Sul segue em constante expansão, sendo uma das melhores instituições de formação superior do país. São diversos resultados de destaque em avaliações nacionais e internacionais, que analisam critérios como ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.


    No Relatório de Avaliação de Recredenciamento Institucional do MEC, publicado em 2022, alcançamos conceito máximo, o que atesta a excelência do nosso projeto educacional!

    %imagem-alt%

    Hoje

Conheça o E-MEC

Já conhece o sistema que acompanha os processos de regulação da educação superior? No E-MEC você encontra uma base de dados oficiais onde é possível ver informações, por exemplo, sobre a qualidade dos nossos cursos, da Instituição e até a validade de diplomas no território nacional. Acesse agora!

Quero consultar
%imagem-principal-alt%

Indicadores de Qualidade

O reconhecimento não vem do nada: vem da união entre compromisso e muito trabalho!


%imagem-alt%

Convênios com instituições estrangeiras

%imagem-alt%

Programas de Mestrado e Doutorado recomendados pela CAPES

%imagem-alt%

Incentivo à produção científica

%imagem-alt%

Instituição credenciada pelo MEC

%imagem-alt%

Corpo docente altamente qualificado

%imagem-alt%

Instituição socialmente responsável

%imagem-alt%

Campi com excelente localização

%imagem-alt%

Parte de um dos maiores grupos Educacionais do país

Corpo Diretivo

Conheça nossos profissionais comprometidos com a educação e a experiência em administração universitária.


  • %resumoprofissional-alt%

    Profa. Dra. Amelia Maria Jarmendia Soares
    Reitora

    Profa. Dra. Amelia Maria Jarmendia Soares

    Reitora

    Possui Bacharelado em Letras (Português e Alemão) pela Universidade de São Paulo – USP (1977), Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP (1978), Lato Sensu (Especialização) em Língua Portuguesa pela PUC-SP (1980), Graduação em Pedagogia (Complementação Pedagógica) pela Universidade de Guarulhos - UNG (1981), Mestrado em Educação (Didática da Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo – USP (1992) e Doutorado em Educação (Educação e Currículo) pela PUC-SP (2006). Atualmente é professora titular da Cruzeiro do Sul Educacional, atuando administrativamente como Pró-Reitora de Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atuou como Assessora Pedagógica por 20 anos, e também como Pró-Reitora da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID. Atuou na Rede Municipal de Ensino de São Paulo por 30 anos como professora de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica. No ensino superior, tem experiência docente nas disciplinas de Língua Portuguesa, Didática, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Infantil. Em conformidade com sua formação acadêmica, seus estudos focam os seguintes temas: ensino de língua materna, leitura, planejamento, competências e formação docente. Pertence ao quadro de avaliadores do MEC/INEP para cursos de Pedagogia e Letras.

    Acessar Currículo Lattes
  • %resumoprofissional-alt%

    Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi
    Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa

    Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi

    Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa

    Possui doutorado em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo - USP. Realizou estudos de pós-doutorado na Área de Medicina, na Uniformed Services University of the Health Sciences, Bethesda, Estados Unidos. É Professora Titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul e Pesquisadora Colaboradora do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo - USP. Pesquisa na área de fisiologia do exercício e função de leucócitos, estudando o metabolismo de glutamina, apoptose de leucócitos e exercício físico. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Orientou 16 dissertações de mestrado, 4 teses de doutorado e 1 jovem pesquisador. Obteve auxílios da FAPESP, CNPq e do Ministério do Esporte para desenvolvimento de projetos de pesquisa. Presidiu a Comissão Prêmio CAPES de Tese 2011 e participou da Comissão Prêmio CAPES de Tese 2012 da área 21. Foi revisora de artigos dos seguintes periódicos: Medicine & Science in Sports & Exercise, Journal Applied Physiology, British Journal of Sports Medicine, American Journal of Physiology: Lung, Clinica Chimica Acta e Kidney Internacional. É membro do American College of Sports Medicine e do European College of Sport Science. É autora do livro Fisiologia do Exercício, publicado pela editora Guanabara Koogan, e de 20 capítulos de livros. Publicou 71 artigos em revistas de circulação internacional. Apresenta 1.333 citações e índice H = 19 (ISI Web of Science). Ocupa o cargo de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Cruzeiro do Sul desde 2006.

    Acessar Currículo Lattes

Ensino

Quando ainda éramos uma pequena faculdade na zona leste da cidade de São Paulo, nem imaginávamos até onde o empreendedorismo de nossos criadores, um grupo de professores visionários, nos levaria.

O que podemos dizer é que cada ano letivo tem sido um registro do trabalho sintonizado e bem-sucedido entre docentes, discentes, corpo diretivo e pessoal técnico-administrativo. Estão aí para comprovar os mais de 60 cursos de graduação, os programas de Mestrado e Doutorado, as especializações, as extensões, os cursos de MBA, os técnicos e os livres, todos em plena atividade.

Todas as áreas do conhecimento humano são tratadas com muita competência e profissionalismo, por isso, tenha a certeza de que existe um curso feito especialmente para você, seja em Ciências Humanas e Educação, Exatas, Gestão e Negócios ou Saúde.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Pesquisa

A Pesquisa, ao lado de Ensino e Extensão, forma o tripé que sustenta o ensino superior. É o setor que materializa novos conhecimentos, oxigena as práticas científicas, responde às demandas da sociedade por tecnologia e inovação. Somos fortes nesse quesito. Investimos permanentemente em programas de incentivo.

A Iniciação Científica, por exemplo, é voltada a estudantes da graduação, programa em que eles dão os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador. A Iniciação à Docência trabalha com o pessoal das licenciaturas, com o intuito de desenvolver e aperfeiçoar práticas em Educação Básica.

Há também os grupos de estudos, que atuam no aprofundamento de diversas linhas de pesquisa. Afinal, o objetivo é fomentar a melhoria da qualidade da pesquisa.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Extensão

A Extensão, tomada em seu sentido amplo, é o terceiro pilar que, junto com Ensino e Pesquisa, formam as bases do Ensino Superior. Vista no seu sentido estrito, podemos entendê-la como o braço da universidade na comunidade, aquele setor acadêmico que promove cursos de curta duração, jornadas de profissões, palestras e semanas de cursos.

Assim também ocorre quando a Universidade se propõe a oferecer serviços de extrema importância à população, realizando a integração entre teoria e prática. É o caso das diversas clínicas, laboratórios e empresas juniores que em ações afirmativas levam serviços de excelente qualidade à população local.

Enfim, quanto mais e sociedade se desenvolve, mais evolui a Universidade, pois são atores em um processo dinâmico de estímulos e respostas às demandas em serviços e conhecimentos.

Conheça os serviços!
%imagem-principal-alt%

NAce

A Cruzeiro do Sul, por meio de uma metodologia interacionista e de acordo com a legislação que dispõe sobre acessibilidade, recebe os alunos com deficiência de forma individualizada, identificando e atendendo a suas necessidades.

Almeja, através do NAce, ratificar o compromisso assumido em prol de ações que promovam e facilitem o acesso, a permanência e o desempenho acadêmicos desses alunos no ensino superior. Estabelece como meta a redução das desigualdades sociais, da discriminação de pessoas e de manifestações de preconceito, favorecendo o convívio com a diferença e a diversidade. Atua firmemente para romper quaisquer barreiras que impeçam a acessibilidade, sejam atitudinais, arquitetônicas, metodológicas, instrumentais, nas comunicações ou digitais.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Internacionalização

A Universidade Cruzeiro do Sul sem fronteiras!


Tão importante quanto estudar o que se gosta é poder agregar ainda mais valor ao curso que definirá sua profissão. E uma experiência internacional até que cairia bem ao seu currículo, não é mesmo? O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação – EIRC foi criado exatamente para isso: ser o articulador nas demandas relativas à Internacionalização da Cruzeiro do Sul.

Isso significa que os professores responsáveis por esse setor estarão voltados a propor atividades relacionadas a programas de mobilidade acadêmica, ou seja, intercâmbios, e tudo que orbite o assunto, seja orientando alunos interessados em estudar no exterior, recebendo alunos de outros países que irão estudar na instituição, estabelecendo novas parcerias com universidades estrangeiras, entre outras iniciativas. Para conseguir uma bolsa de estudos no exterior, é preciso consultar o edital que regulamenta o processo seletivo.

Saiba mais!
%imagem-principal-alt%

Comitês de Ética em Pesquisa

Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica na Universidade Cruzeiro do Sul


  • %imagem-alt%

    Comitê de Ética na Utilização de Animais - CEUA

    O Comitê de Ética na Utilização de Animais - CEUA visa garantir a utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica.

    Saiba mais
  • %imagem-alt%

    Comitê de Ética em Humanos

    O Comitê de Ética em Humanos regulamenta, analisa e aprova a realização de pesquisas que envolvam seres humanos.

    Saiba mais

Avaliação Institucional

Para afirmar as iniciativas que vêm dando certo e detectar os fatores que possam estar interferindo negativamente no desempenho da Instituição. De posse desses dados, temos a real dimensão das nossas atividades e conseguimos projetar ações futuras.

A Avaliação Institucional é um conjunto de processos executados por toda Instituição de Ensino Superior para monitorar as gestões acadêmica e administrativa. É uma exigência do Governo Federal desde 2004, por força da Lei nº 10.861, de 14/04/04 (que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES).

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

A Cruzeiro do Sul Educacional

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento da sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-graduação, com cursos presenciais e a distância. Só nessa modalidade, são mais de 1000 Polos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
%imagem-principal-alt%