A Comissão de Ética na Utilização de Animais – CEUA da Universidade Cruzeiro do Sul destina-se a avaliar, sob o ponto de vista ético e legal, toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não-humanos, sob a responsabilidade da Instituição, seguindo e promovendo as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino envolvendo tais animais.

É competência da CEUA cumprir e fazer cumprir o disposto na Lei Federal 11.794 que estabelece procedimentos para o uso científico de animais e na Lei Estadual 11.977 que institui o Código de Proteção aos Animais do Estado de São Paulo e nas demais normas aplicáveis à utilização de animais em atividade didática e científica.

A CEUA-Cruzeiro do Sul tem como finalidade a defesa do bem-estar dos animais em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino segundo elevado padrão ético e acadêmico. Assim, antes de qualquer atividade envolvendo um animal, o pesquisador ou professor deverá encaminhar a sua proposta a CEUA e só poderá iniciar a pesquisa ou atividade educacional envolvendo animais após a aprovação da Comissão, apresentada em Parecer.

Entende-se por utilização: manipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte.

Mais informações

Comitê de Ética na Utilização de Animais

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

  • Fone:
    11 2178-1354
  • Endereço:

Coordenação do Curso

Prof. Dr. José Artur Silva Emim

Comissão de Ética na Utilização de Animais da Universidade Cruzeiro do Sul


Instituída pela Pró-reitoria Acadêmica e vinculada à Reitoria da Universidade Cruzeiro do Sul, a comissão é um colegiado de caráter consultivo, deliberativo e orientativo, criado para defender os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

 

O funcionamento da comissão tem como referência procedimentos de análise de protocolos de pesquisa com envolvimento de animais estabelecidos por três fontes diferentes porém complementares: a Resolução CONSEPE nº 13, de 14 de setembro de 2009, do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal – CONCEA, o Regulamento e Normas do Comitê de Ética de uso de animais da Universidade Cruzeiro do Sul e outras disposições adotadas pela comissão interna.

 

Projetos de pesquisa com seres humanos deverão ser enviados à Comissão, com a documentação necessária, para serem avaliados pelo corpo de pareceristas. A efetivação dos procedimentos planejados (contato com o sujeito, coleta e análise, publicação dos dados) só deverá ocorrer após a emissão do parecer final da Comissão.

Comissão de Ética na Utilização de Animais da Universidade Cruzeiro do Sul

Comitê de Avaliação