Captação de Recursos


Fundo de Apoio à Pesquisa


O objetivo do Programa é o de fomentar projetos de pesquisa julgados relevantes quanto à consolidação, criação ou reestruturação de grupos de pesquisa e programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição. O Programa apoia a aquisição de material de consumo e permanente para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa institucionais.

 

Capacitação Docente

Assim, visa criar condições para a melhoria qualitativa do quadro docente da Universidade, mediante a titulação em cursos de pós-graduação stricto sensu credenciados pela CAPES. O programa concede bolsas parciais em nível de Mestrado, Doutorado. A concessão do benefício segue a política de financiamento da CAPES, podendo ser concedidos:

 

24 meses para Programas de Mestrado
42 meses para Programas de Doutorado

 

No período de vigência da bolsa, as renovações não são automáticas, estando vinculadas ao resultado da análise final do relatório anual de atividades. Após este período, em caráter excepcional, poderá ser concedida renovação por 6 meses para conclusão do trabalho.

 

Material de Pesquisa

O objetivo deste programa é apoiar os docentes da instituição no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

 

Para obter auxílio de Material de Pesquisa, o professor deve estar vinculado à um grupo de pesquisa institucional ou ser pesquisador (permanente ou colaborador) nos cursos de mestrado ou doutorado.

 

Financiamentos Recebidos

 

O desenvolvimento de projetos apoiados pelas agências de fomento é de grande importância para o desenvolvidos dos projetos. Consta na Universidade um Escritório Institucional de Apoio à Pesquisa (EIAP). Os funcionários do EIAP auxiliam os docentes e discentes em relação aos recursos oriundos das agências de fomento na execução administrativa para que o pesquisador se dedique mais à pesquisa e à orientação dos graduandos e pós-graduandos.

 

Lista dos 10 principais auxílios à pesquisa recebidos pelos docentes no quadriênio

Dentre os auxílios aprovados e concedidos pelas agências de fomento e coordenados pelos docentes permanentes do Programa no quadriênio, destacam-se aqueles que envolvem integração entre os diferentes docentes como o Projeto temático FAPESP e PROCAD-Capes, assim como os projetos interinstitucionais. Abaixo, estão listados os 10 principais auxílios à pesquisa recebidos nesse quadriênio:

 

1) Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD/CAPES “Modulação da suplementação com ácidos graxos ômega-3 em mediadores lipídicos envolvidos na gênese da inflamação e resistência à insulina em diabetes mellitus tipo 2”.
Pesquisador responsável: Prof. Dr. Rui Curi.
Pesquisadores principais Universidade Cruzeiro do Sul: Profa. Dra. Adriana Cristina Levada-Pires, Profa. Dra. Renata Gorjão, Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi e Prof. Dr. Sandro Massao Hirabara.
Outros Programas de Pós-graduação envolvidos:

I) Programa de Pós-graduação em Fisiologia Humana, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP;
II) Programa de Pós-graduação em Nutrição, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Coordenadora Associada: Profa. Dra. Carol V. G. Leandro;
III) Programa de Pós-graduação em Fisiologia, Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. Coordenador Associado: Prof. Dr. Luiz Cláudio Fernandes.

 

2) Projeto de Pesquisa Temático Fapesp “Mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resistência à insulina e inflamação em ratos Wistar obesos e Goto-Kakizaki magros: causas e associações com dieta e exercício físico”.
Pesquisador responsável: Prof. Dr. Rui Curi
Pesquisadores principais: Profa. Dra. Renata Gorjão, Prof. Dr. Sandro Massao Hirabara,Profa. Dra. Tânia Cristina Pithon-Curi.
Pesquisadores associados: Adriana Cristina Levada-Pires, Elaine Hatanaka Dermargos, Maria Fernanda Cury Boaventura, Mario Hiroyuki Hirata (Faculdade de Ciências Farmacêuticas -USP).
Associado a esse projeto, foram concedidos outros auxílios:
a) Equipamentos Multiusuários “Leitor de placas Varioskan”
Pesquisador responsável: Prof. Dr. Rui Curi.

 

3) FAPESP – Auxílio à Pesquisa Regular. “Efeitos do exercício físico na resposta inflamatória de pacientes diabéticos com infarto do miocárdio”, (Projeto em parceria com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia).
Pesquisadora responsável: Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi
Pesquisadores associados: Profa. Dra. Adriana Cristina Levada-Pires, Profa. Dra. Renata Gorjão, Prof. Dr. Rui Curi, Prof. Dr. Mario Hiroyuki Hirata (FCF-USP).

 

4) Edital: Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 – Parcerias: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Objetivo: Apoiar o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e/ou tecnológico relacionadas a COVID-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves, contribuindo para o avanço do conhecimento, formação de recursos humanos, geração de produtos, formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.
Título do projeto: “Nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para a detecção de SARS-CoV-2 pela técnica de espalhamento de luz dinâmico (DLS)”.
Coordenador: Prof. Dr. Ricardo B. de Azevedo (UNB, Brasília, DF).
Equipe da Instituição: Prof. Dr. Rui Curi, Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi e pós-doutoranda Talita Siqueira.
O projeto gerou a Rede NANOIMUNOTESTE com todos os pesquisadores e Instituições participantes.
Link para o projeto: https://www.nanoimunoteste.com/

 

5) FAPESP – Auxílio à Pesquisa Regular. “Caracterização de biomarcadores epigenéticos do diabetes mellitus tipo 2: identificação de potenciais alvos terapêuticos dos ácidos graxos poliinsaturados n-3”.
Pesquisador responsável: Prof. Dr. Sandro Massao Hirabara.
Pesquisadores associados: Profa. Dra. Renata Gorjão, Prof. Dr. Rui Curi, Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi, Dra. Tatiana Carolina Alba Loureiro (ICB-USP).

 

6) FAPESP – Auxílio à Pesquisa Regular. Convênio/Acordo: West Virginia University. “Reduzindo déficits da marcha com modelagem de estimulação elétrica funcional”.
Pesquisador responsável: Profa. Dra. Ana Maria Forti Barela.
Pesquisadora responsável no exterior: Profa. Dra. Valeriya Gritsenko.

 

7) FAPESP – Auxílio à Pesquisa Regular. “Mediadores envolvidos na recuperação muscular após exercícios de longa-distância: papel do polimorfismo BDKB2R +9-9 e ACE I/D”.
Pesquisadora Responsável: Profa. Dra. Maria Fernanda Cury-Boaventura.

 

8) FAPESP – Auxílio à Pesquisa Regular “Investigação dos mecanismos moleculares envolvidos no efeito antiobesidade da Camellia sinensis”.
Pesquisador Responsável: Profa. Dra. Rosemari Otton
Pesquisadora associada: Profa. Dra. Maria Fernanda Cury Boaventura

 

9) FAPESP – Auxílio à Pesquisa Regular.
“Interação parácrina mediada por vesículas extracelulares nas células glomerulares em hipóxia e sua contribuição para fibrose”.
Pesquisadora Responsável: Profa. Dra. Fernanda Teixeira Borges
Pesquisador associado: Dr. Nestor Schor (in memorian – UNIFESP).

 

10) Processo FAPESP número: 2019/10616-5 (FAPESP – Auxílio à Pesquisa Regular). “Investigação dos mecanismos moleculares envolvidos no efeito antiobesidade da Camellia sinensis”.
Pesquisador Responsável: Profa. Dra. Rosemari Otton

 

11) FAPESP – Auxílio à Pesquisa Regular
“Efeitos da leptina no metabolismo e diferenciação de linfócitos”.
Pesquisador responsável: Profa. Dra. Renata Gorjão.

 

12) FAPESP – Auxílio à Pesquisa Regular
“Predizendo recuperação da dor em pacientes com dor lombar aguda: Um
estudo de validação de um modelo de predição clínica”
Pesquisador responsável: Prof. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa

Fundo de Apoio à Pesquisa