Alunos de Enfermagem apresentam projeto na Assembleia Legislativa

29/01/2020

No dia 24/01 o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do curso de Enfermagem da Universidade Cruzeiro do Sul foi apresentado durante reunião com a Deputada Estadual Janaina Conceição Paschoal, membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com objetivo de fomentar o debate para que sejam implantadas políticas públicas tanto para a utilização coletiva do Narguilé.

O projeto dos alunos Ellen das Neves Lopes; Jeniffer Nascimento Fonseca; Juliana De Oliveira Lima; Suzana Mara Camargo Ribeiro e Wellington De Moura Oliveira, orientado pela Professora Ana Paula Zanelatto, intitulado “Identificação Da Rotina de utilização e desinfecção dos dispositivos de narguilé nas tabacarias no município de São Paulo”, realizou uma pesquisa campo no qual foram investigadas 105 tabacarias localizadas em toda cidade de São Paulo e como estes estabelecimentos disponibilizavam os recipientes de narguilé para o consumo coletivo.

Os resultados da pesquisa foram alarmantes. Como futuros profissionais da área da saúde, os pesquisadores viram-se na obrigação de levar esses dados às autoridades para que medidas rápidas fossem adotadas nas políticas públicas tanto para o controle do consumo do tabaco, como também para determinar obrigatoriedade na desinfecção e controle dos usuários desses dispositivos compartilhados.

Após a reunião e apresentação dos resultados, a professora Ana e Suzana Riberio, agora já enfermeira, foram convidadas a conceder uma entrevista ao programa da Assembleia Legislativa para explicar todo o projeto e sua importância para a saúde pública, que pode ser conferida na íntegra, clicando aqui.

O Senador Major Olímpio também teve conhecimento do projeto e o apresentará ao Ministério da Saúde para que ações de saúde pública sejam propostas.

Para conhecer melhor sobre o curso de Enfermagem e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, acesse a página do curso.