Pesquisa realizada na Universidade Cruzeiro do Sul é destaque na imprensa

19/07/2021

A Agência Fapesp divulgou na semana passada uma reportagem sobre uma pesquisa conduzida na Universidade Cruzeiro do Sul. Segundo a reportagem, os resultados podem contribuir para o diagnóstico mais precoce da neuropatia diabética – distúrbio caracterizado por lesões nos nervos periféricos e que pode causar sintomas como dor, formigamento ou perda de sensibilidade, principalmente em pés e pernas.

No estudo, o grupo coordenado pelo professor da Instituição, Paulo Barbosa de Freitas Júnior avaliou a força feita por pacientes diabéticos para segurar e manusear objetos. Os resultados foram comparados com os de indivíduos sadios e de portadores de outras doenças neurológicas, como esclerose múltipla, Parkinson e síndrome do túnel do carpo (dormência e formigamento na mão e no braço causados pela compressão de um nervo no punho).

Prof. Paulo Barbosa de Freitas Junior

Os resultados da pesquisa indicam que o diabetes não afeta apenas a parte periférica do corpo, causando, por exemplo, a perda de sensibilidade nos pés e dedos das mãos, mas atinge também o sistema nervoso central. “E isso está ocorrendo no início do diabetes. As pessoas tendem a achar que essas complicações só vão acontecer depois de uma determinada idade ou com o avanço do diabetes, mas o paciente já tem problema antes de se diagnosticar a neuropatia”, alerta o docente.

Os detalhes do estudo estão na revista Human Movement Science. A investigação foi financiada pela FAPESP por meio de um Auxílio Regular e de uma Bolsa de Iniciação Científica. Já o artigo Grip and load force control and coordination in individuals with diabetes in different manipulation tasks pode ser lido em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0167945721000415?via%3Dihub.

Além da Agência Fapesp, a Rádio Nacional (EBC) também entrevistou o professor Paulo. A matéria pode ser conferida, clicando aqui.